Brasil,

Há espaço para mais mulheres atuarem no mercado de venture capital?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thayná Madruli
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Carolina Strobel - Divulgação Carolina Strobel - Divulgação

Empresas com liderança feminina ganham destaque durante a pandemia e mostram que sim!

Assim como todo o ecossistema econômico do país, o mercado de venture capital é liderado majoritariamente por homens. Dados da International Finance Corporation na América Latina mostram que apenas 8% dos fundos de private equity e venture capital têm mulheres na liderança, evidenciando a necessidade de mudanças e o fim da disparidade entre gêneros.

Reforçando a importância desta virada de chave, o fundo de investimento focado em startups de tecnologia Redpoint eventures nomeou no início do ano sua primeira sócia operacional mulher, a curitibana Carolina Strobel.

Uma das precursoras da indústria de venture capital na América Latina, onde atua desde 2001, ela é Operating Partner e Relações com Investidores da Redpoint eventures, dedicada à melhora operacional e administrativa dos fundos, ao desenvolvimento de negócios das startups e também às iniciativas ligadas ao impacto e diversidade.

Carolina, que é mestre em Direito Empresarial Internacional pela Universidade de Sheffield, no Reino Unido, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná e também atua como conselheira da Anjos do Brasil, chegou para fortalecer e se somar a outras mulheres em busca de uma mudança neste cenário atual do mercado de tecnologia e startups.

E este espaço precisa ser comemorado. Segundo Carolina, um ecossistema mais diverso, composto por diferentes gêneros e raças, traz um maior retorno financeiro aos investidores. “É importante ter diversidade no momento da tomada de decisão de um investimento. Pessoas de diferentes origens e perspectivas enriquecem as discussões e análises de investimento. Estes valores trazem mais sustentabilidade e valor econômico às companhias a longo prazo.”

Estudo do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizado em 49 países, indica que o Brasil tem a 7ª maior proporção de mulheres entre os empreendedores iniciais. E, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), elas são 45,3% da população economicamente ativa no Brasil.

A entidade mostra também que as profissionais dedicam mais tempo/anos aos estudos, quando se comparado aos homens, mas, mesmo assim, a remuneração média recebida no mercado é inferior.

“A atuação das mulheres em cargos de liderança e na indústria de venture capital é parte importante na igualdade de gênero e também na cadeia de funding para empresas. Não apenas ajuda outras mulheres a se espelharem nestes exemplos, como também abre caminhos para que empreendedoras sintam-se acolhidas ao apresentar suas ideias e projetos. Assim, ajudamos a criar um ciclo virtuoso onde quem mais lucra é a sociedade”, afirma Carolina.

"Precisamos usar estas oportunidades para ajudar e apoiar a diversidade, fomentando e valorizando o potencial e capacidade dos diferentes tipos de identidades de gêneros”, complementa a executiva da Redpoint eventures.

Entre as companhias lideradas por mulheres que se destacaram durante a pandemia está a Vittude, empresa do portfólio da Redpoint eventures e fundada em 2016 por Tatiana Pimenta. A plataforma conecta clientes a psicólogos do Brasil inteiro para atendimento online e presencial.

Pesquisas apontam que os casos de depressão e ansiedade aumentaram drasticamente durante a quarentena, gerando queda de produtividade, afastamentos e um aumento no índice de turnover dentro das empresas. Com isso, referência em psicologia on e offline no Brasil, a Vittude viu o seu número de pacientes disparar desde o início da pandemia, de 22 mil para 130 mil. O faturamento da startup cresceu 350% e os funcionários que, em março, eram 13, agora são 39. E mais: a sua base de psicólogos subiu de 4 mil para 6 mil.

Outra startup do portfólio da Redpoint eventures que tem uma mulher no comando (Melissa Gava) e também ganhou destaque na pandemia foi a MOL - Mediação Online, que desde abril disponibilizou sua plataforma de resolução de conflitos a todos os TJs (Tribunais de Justiça) do Brasil gratuitamente.

A plataforma possibilitou a continuidade das conciliações e mediações judiciais no Brasil, já que exclui a necessidade do encontro físico das partes em conflito. Todo o procedimento é feito online, desde o envio da carta convite via blockchain, ao agendamento com todos os participantes, a sessão por videoconferência, chat ou telefone até a assinatura eletrônica (tecnologia que dispensa o uso de certificado digital) do termo de acordo. As sessões são gravadas, e a plataforma conta também com um dashboard para a gestão e performance de resultados.

Vale destacar ainda a Gesto, criada por Fabiana Salles. A healthtech, também do portfólio da Redpoint eventures, iniciou suas atividades como uma consultoria para a gestão de benefícios médicos e identificou uma nova oportunidade de negócios para atuar como corretora de planos de saúde.

A empresa ainda está reunindo as principais informações sobre o novo Coronavírus em um portal de acesso livre e gratuito para oferecer à população conteúdo de qualidade sobre a doença.

“A lição que fica é que as mulheres precisam ajudar a destruir estereótipos e preconceitos, sentindo-se cada vez mais confortáveis em demonstrar qualidades de liderança e negociação, habilidades STEM [ciência, tecnologia, engenharia e matemática] e a capacidade de tocar negócios que possam escalar rapidamente”, finaliza a Operating Partner da Redpoint eventures.

As mulheres ainda têm pouca representatividade no setor, mas indicam que estão no caminho certo, apostando em inovação e tecnologia para ajudar a sanar as principais deficiências do sistema brasileiro, otimizando os serviços com um olhar diferente, seja antes, durante ou pós pandemia.

Sobre a Redpoint eventures

A Redpoint eventures é uma gestora de venture capital que investe em startups da América Latina. A empresa trabalha com empreendedores visionários que usam tecnologia para criar novos mercados e resolver problemas em mercados já existentes. Com uma equipe experiente no mercado local e em parceria com dois fundos do Vale do Silício, nos EUA (e.ventures e Redpoint), a gestora ajuda seus empreendedores a garantir capital, talento e crescimento para que seu negócio tenha mais sucesso, mais rápido.

Fundada em 2012, a Redpoint eventures investe nas primeiras rodadas de financiamento das startups (estágios seed, early e growth), gere mais de R$ 1,2 bilhão e tem mais de 40 empresas em seu portfólio, incluindo Creditas, Gympass, Minuto Seguros, Olist, Pipefy, Rappi e Resultados Digitais. Como parte de sua missão de apoiar o ecossistema empreendedor local, são também co-fundadores do Cubo (www.cubo.network), o segundo maior hub de inovação do mundo, baseado em São Paulo, onde fica a sede da gestora.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar