Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Empresa de inovação do Grupo Riccó aposta em reestruturação de espaços de trabalho devido à pandemia do Covid-19

Empresa de inovação do Grupo Riccó aposta em reestruturação de espaços de trabalho devido à pandemia do Covid-19

A Hub, focada em móveis por assinatura, viu demanda por reformulação de estações de trabalho explodir devido à retomada gradual das atividades corporativas

Boehringer Ingelheim foi uma das empresas que adequou instalações físicas à necessidade de distanciamento social

A Hub, spin-off da Riccó que tem como modelo de negócios a locação de móveis corporativos por assinatura, vem desenvolvendo uma série de demandas para reformulação das posições de trabalho em escritórios, já que as companhias começaram a replanejar seus ecossistemas estruturais e organizacionais para a volta das atividades nos escritórios. Pensando nessa reformulação do mercado de trabalho pós-crise, a empresa desenvolveu o conceito chamado de Safe Design, que consiste em adequar layout corporativos de forma a oferecer segurança aos usuários por meio do distanciamento das posições de trabalho, salas de reunião e das áreas colaborativas.

Em algumas semanas, a Hub já criou soluções com esse conceito para 32 grandes e médias empresas, além de oferecer suporte para escritórios de arquitetura. As iniciativas de reestruturação contemplam distanciamento mínimo de 2 metros entre as pessoas, implantação de divisores frontais e laterais de vidro com 45 cm ou 60 cm e proteção nos corredores para diminuir o contato dos colaboradores com o fluxo das áreas de passagem. A redução média por projeto gira em torno de 25% a 75% das posições de trabalho, considerando a volta gradual para o ambiente corporativo.

As medidas já estão sendo aplicadas em seis clientes da Riccó, por meio da assinatura mensal de peças e serviços, com prazo de implantação de 5 a 10 dias. A expectativa da empresa é implantar entre 28 mil e 35 mil kits Safe Design nos escritórios, que são correspondentes a uma estação de trabalho com mesa, cadeira e outras opções adicionais. "As empresas estão preocupadas em proporcionar a volta ao ambiente de trabalho de forma segura, para que os colaboradores possam trabalhar sem medo de estar no escritório. Dessa transformação provisória, novas premissas de projetos corporativos serão solidificadas", explica Fábio Riccó, Diretor da Riccó.

A parceria com a Riccó faz parte do plano da Boehringer Ingelheim, companhia farmacêutica com sede em São Paulo, para a retomada das atividades presenciais. Com a maior parte da equipes administrativas e comerciais em home office desde o início de março, a empresa desenvolveu o Comitê de Preparação da Nova Fase de Trabalho Presencial para entender todos os aspectos da companhia, entre eles RH, IT, Saúde Ocupacional, Segurança do Trabalho, Jurídico e Fábricas, e implementar a nova fase de forma gradual e responsável, dividida em três fases. Além disso, com o objetivo de avaliar melhorias na empresa e obter insights, foi realizada uma pesquisa com todos os colaboradores para conhecer e entender a perspectiva deles sobre o trabalho remoto atualmente e o que se espera do futuro do trabalho.

Atualmente, 437 colaboradores ficam alocados na sede administrativa, localizada no Rochaverá, em São Paulo. Na fase inicial, a companhia optou por trazer somente colaboradores de áreas que mais poderiam se beneficiar do trabalho presencial, totalizando 13 pessoas, ou 3% das posições. "Existe um mapeamento que combina as necessidades daqueles que vão voltar a trabalhar no escritório, e as regras de segurança que precisam ser observadas", destaca Esteban Ziegler, Diretor de RH da Boehringer Ingelheim Brasil.

Além das estações de trabalho e quantidade de pessoas transitando no local, todas as instalações físicas foram revistas levando em conta distanciamento social, espaço entre elas salas de reunião, disposição das estações de café, das janelas e do ar condicionado. "Preparamos, para a primeira fase, 25 estações de trabalho com a inclusão de uma proteção de vidro e dispensadores de álcool gel. Também distribuímos materiais educativos com todas as informações para cuidado antes, durante e após o trabalho. As salas de reunião serão utilizadas em 20% de sua capacidade máxima, mediante agendamento prévio e com as devidas orientações sobre onde e como fazer a higienização após o uso", explica o diretor de unidade de negócios da Boehringer Ingelheim, Fernando Martins, que lidera o comitê.

Posteriormente, na segunda e terceira fase, a intenção é ampliar o acesso dos colaboradores de uma forma voluntária, mediante às necessidades específicas para projetos e reuniões. A expectativa da empresa para o futuro do trabalho é combinar ainda mais atividades presenciais e remotas, já que o Home Office é uma prática comum na Boehringer Ingelheim há uma década, com escritório adaptado a 80% da capacidade total de funcionários. A empresa vem fazendo melhorias constantes na dinâmica do trabalho remoto, que demonstrou ser um sucesso com a implementação de experiências diferenciadas durante esse período.

O modelo Home Office também ganhou destaque na Riccó. No início da quarentena, a empresa chegou a enviar cerca de 1.300 cadeiras para a casa dos colaboradores de seus clientes. Também criou peças adaptadas para o home office com soluções elétricas adequadas à dinâmica residencial, ou que podem ter acabamentos e design personalizados conforme a demanda da empresa ou desenho do arquiteto. Os mobiliários para home office podem ser comprados ou locados, conforme a proposta corporativa que já era oferecida pelo grupo.

Incorporada à Riccó em novembro de 2019, a HUB foi pioneira em disponibilizar mobiliários corporativos no modelo de negócios as a service, comum nos segmentos de streaming, transporte, alimentação e outros. Atualmente a empresa possui mais de 17 mil posições corporativas locadas, o que representa R﹩ 40 milhões em ativos.

Sobre a HUB

A HUB é uma spin-off da Riccó de mobiliário corporativo, fundada em 2017 pelo empresário Fábio Riccó, que tem como modelo de negócios a locação de móveis novos e planos elaborados de acordo com as necessidades de cada cliente. A empresa desenvolve o projeto para o espaço, realiza a montagem e instalação dos móveis, faz a manutenção durante o período contratado, remanejamento, sale & leaseback, além do descarte sustentável, caso o locatário queira se desfazer do mobiliário. A companhia tem como foco o segmento B2B asset light e conta com 17.500 posições de trabalho locadas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS