Brasil,

Quer evoluir na carreira? Seja generoso

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Carolina Teixeira
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Um novo estudo descobriu que o egoísmo não é o caminho para o sucesso; especialista ensina 5 dicas para melhorar os relacionamentos no trabalho

Que tipo de profissional você é? Para quem ainda não parou para pensar sobre isso, existe um modo simples de começar. Basta responder a uma pergunta: ao notar que um colega precisa de auxílio para concluir uma tarefa muito importante, você oferece ajuda ou simplesmente fecha os olhos e finge que nada está acontecendo?

Se a sua atitude diante dessa situação é ser colaborativo e generoso, saiba que você tem mais chances de evoluir na carreira. Isso é que revela uma recente pesquisa realizada pela Universidade de Berkeley, na Califórnia. O estudo chegou à seguinte conclusão: ser egoísta não leva você ao topo.

Entenda como o levantamento foi desenvolvido

Primeiro, os estudiosos pediram para que um grupo de estudantes da faculdade e pós-graduação preenchessem avaliações de personalidade. Em seguida, os pesquisadores acompanharam essas pessoas por mais de uma década, verificando sobre suas posições nas hierarquias das empresas em que atuavam.

Aqueles que pontuaram alto em características desagradáveis - personalidades egoístas, combativas e manipuladoras - tinham alcançado menos cargos de liderança do que aqueles que eram generosos, confiáveis e geralmente bons. Ou seja, descobriram que os extrovertidos eram os mais propensos a ter avançado na carreira, com base em sua sociabilidade, energia e assertividade.

Isso não quer dizer que quem é egoísta não alcança posições de poder. Significa que não chega mais rápido do que os outros. Além disso, simpatia é uma qualificação importante para quem exerce a liderança, pois a pesquisa deixa claro: pessoas agradáveis em cargos de gestão produzem melhores resultados.

Aprenda a estreitar os relacionamentos no emprego

De acordo com Flora Victoria, as interações mais frequentes na vida dos adultos em idade profissionalmente produtiva são em seus locais de trabalho. “Passar em média oito horas diárias convivendo com pessoas cuja bagagem emocional e cultural é totalmente diversa pode funcionar como um gatilho para os mais variados relacionamentos profissionais e pessoais. O simples fato de dividir o mesmo ambiente com alguém faz com que afinidades surjam”, explica a mestre em psicologia positiva aplicada pela Universidade da Pensilvânia.

Segundo a especialista, conexões positivas no trabalho, marcadas pelo respeito, pela amabilidade e pela vitalidade já foram associadas a um foco mais elevado e, até mesmo, à diminuição de erros e de acidentes. “Tudo isso pode ser fomentado por meio de uma cultura organizacional permeada por estratégias de desenvolvimento da gratidão e da bondade”, afirma ela.

Flora Victoria, que também é Embaixadora da Felicidade no Brasil pela World Happiness Summit, ensina 5 dicas que todo bom profissional deve praticar:

1) Elogie: ao se deparar com uma boa atitude de um colega da sua equipe ou de um time diferente que você tem contato, não se acanhe: faça um elogio sincero a ele pelo feito. Reconhecer o sucesso do próximo é um excelente estímulo para novas conquistas coletivas.

2) Seja gentil: para começar, passe a perguntar com mais frequência se as pessoas ao seu redor precisam de ajuda. Isso é proatividade. Já ser gentil é contribuir para que o ambiente esteja leve e agradável, sempre com respeito às diferenças. E, quando puder, compartilhe os seus conhecimentos.

3) Mostre gratidão: demonstrar ser grato por certo gesto que alguém fez por você é um dos pontos-chave para se aproximar das pessoas. Afinal, quem tem gratidão dá a devida importância ao outros. Ao agradecer, valorize ainda mais a sua ação: estabeleça um contato visual e mostre que você está contente.

4) Exercite a escuta ativa: aprender a ouvir a opinião alheia é uma excelente atitude para quem trabalha em equipe. Mesmo que você possua um ponto de vista diferente, defenda que todos tenham o seu lugar de fala, sem julgamentos prévios. Escutar também permite que líderes tomem decisões mais acertadas.

5) aposte em respostas ativo-construtivas: quando alguém contar uma boa notícia, reaja com animação e entusiasmo. Isso faz com que a pessoa se sinta acolhida e admirada. Quanto mais vivacidade, maior será a tendência desse laço social se fortalecer e perdurar, por conta do feedback positivo.

Flora ainda ressalta: mesmo quem está trabalhando remotamente, ou seja, em home office, pode incorporar essas atitudes. “Seja na troca de e-mails, nas reuniões virtuais ou nas conversas em grupos da equipe pelo WhatsApp, sempre há a oportunidade de nos conectarmos com aqueles que queremos bem”, finaliza.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar