Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Guia de prevenção auxilia empresas na flexibilização e reabertura do comércio

Dicas e orientações são assinadas pela equipe médica da healthtech Cuidas e têm objetivo de diminuir a proliferação do coronavírus

*Por János Valery Gyuricza

Estamos caminhando para um cenário de normalização das atividades comerciais em São Paulo. Como parte do processo de retomada da economia, a Prefeitura autorizou a reabertura de shoppings, comércios de rua, imobiliárias, escritórios e diversos outros estabelecimentos e, apesar das restrições de horário de funcionamento e controle de lotação para o comércio, ainda há uma parcela de consumidores que não aderem às medidas protetivas contra a pandemia, como o uso de máscara e álcool em gel, além do distanciamento social.

Para os escritórios que já retornaram às atividades presenciais, também é importante que algumas medidas de segurança sejam tomadas para a saúde dos funcionários e de seus familiares, como garantir a limpeza periódica dos ambientes comuns, refeitórios, banheiros e evitar ao máximo aglomerações em salas fechadas e sem ventilação. Além da saúde física, atentar-se para a saúde mental e psicológica de seus colaboradores também contribui para um ambiente de trabalho mais produtivo, harmonioso e saudável.

Outro ponto muito importante a ser observado nessa fase, é que não se sabe ao certo por quanto tempo uma pessoa que já foi infectada pelo novo coronavírus permanece imune. Por isso, é de extrema importância que todos trabalhem no enfrentamento à doença, seguindo as recomendações dos órgãos de saúde e cuidando uns dos outros. O trabalho em equipe é essencial neste momento de pandemia que vivemos.

Pensando nisso, a equipe médica da Cuidas, healthtech que conecta empresas com médicos de família para atendimentos no local de trabalho e no meio digital, preparou um guia online com dicas e cuidados essenciais para evitar uma proliferação ainda maior do coronavírus no Estado. Além de dicas de adequação do espaço físico de sua empresa, o guia também traz dicas de cuidado com os colaboradores mesmo durante o home office, priorizando a saúde mental.

A Cuidas se posiciona contra a reabertura de escritórios e comércios, mas entende que há casos específicos de empresas que necessitam retomar suas operações e, por isso, é necessário informá-las sobre a importância dos cuidados e processos de segurança.

"Neste momento, mais do que nos proteger, queremos levar segurança e informação a todos. Elaboramos este material seguindo as sugestões de nosso time de saúde, também abrindo espaço para que todos nossos colaboradores pudessem expressar suas preocupações e pontos de vista", afirma, János Valery Gyuricza, médico formado pela Universidade de São Paulo (USP) e Head de Medicina na Cuidas.

Para que todos se sintam acolhidos e confortáveis com o trabalho presencial, a Cuidas traz em sua cartilha pontos interessantes para uma pesquisa com funcionários e um check-list de cuidados.

Pesquisa avaliativa com os profissionais
•Como você avalia o processo de reabertura de nosso local de trabalho?
•Quais as preocupações em relação a retornar ao escritório?
•Alguém divide moradia com pessoas que se encaixam no grupo de risco da doença?
•Sente-se preocupado em contrair ou transmitir o coronavírus para alguém de sua casa?
•Quais ações podemos tomar para que os colaboradores se sintam mais confortáveis para retornar ao escritório?
•Sente a necessidade de horários mais flexíveis para trabalhar?
•Alguma ação deixaria o time desconfortável caso fosse implementada?
•Quais são as sugestões do time para a retomadas das atividades presenciais?
•Há algo que te preocupe ao vir trabalhar?
•Caso possua filhos, como eles estão lidando com sua volta ao trabalho?

Checklist: materiais necessários para a reabertura
•Sabonete líquido;
•Máscaras de proteção;
•Toalhas descartáveis;
•Sacos herméticos para armazenamento de máscaras reutilizáveis;
•Sacos de lixo;
•Estações de álcool em gel;
•Luvas;
•Óculos de proteção;

"Entendemos que neste cenário não há espaço para julgamentos. É necessário informar as pessoas e reduzir os possíveis danos e preocupações de higiene e saúde que podem vir a serem causados pela reabertura. Assim, encorajamos as empresas a tomarem medidas responsáveis de prevenção ao contágio e, desta forma diminuir os riscos. Queremos contribuir com isso", finaliza Gyuricza.

Sobre a Cuidas

Fundada em 2018 por três amigos, a Cuidas tem a finalidade de conectar empresas com médicos de família para atendimentos no próprio local de trabalho ou através de teleconsultas. Oferecendo planos mensais, a plataforma oferece maior otimização de tempo e custos mais baixos para as empresas clientes. A startup foi fundada pelo paraibano Matheus da Silva, a paulistana Deborah Alves e o carioca João Henrique Vogel. Em seu segundo mês de operação, a empresa recebeu sua primeira rodada de investimento dos fundos Kaszek, Canary, Innova Capital e Bridge One, além de investidores-anjos como os próprios fundadores do Nubank, Guiabolso, Ingresse e Mandalah.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS