Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Funcionários cometem 90% dos erros de segurança "achando que estão certos"

Funcionários cometem 90% dos erros de segurança "achando que estão certos"

De acordo com análise da Kaspersky, os temas em que as pessoas tiveram mais dificuldades foram: máquinas virtuais, atualizações de softwares e os motivos pelos quais se deve usar os dispositivos corporativos, mesmo ao trabalhar fora do escritório

Um novo levantamento da Kaspersky revela uma situação preocupante: 90% dos funcionários em home office que cometem erros de cibersegurança acreditam estar certos. A constatação foi feita durante treinamento gratuito de conscientização de segurança para o trabalho remoto oferecido pela Kaspersky e pela Area9 Lyceum, no início da pandemia. A análise identificou que, na maioria das vezes, quando um participante apresentava uma resposta errada, ele continuava acreditando estar fazendo o certo. Os temas em que as pessoas tiveram mais dificuldades foram: máquinas virtuais, atualizações de softwares e os motivos pelos quais se deve usar os dispositivos corporativos, mesmo ao trabalhar fora do escritório.

Devido à pandemia do novo coronavírus, muitas empresas passaram a funcionar remotamente e isso gerou um aumento nos ataques web, phishing e no uso da Shadow TI. Para ajudar as companhias a reforçar as habilidades de cibersegurança de suas equipes a Kaspersky e a Area9 lançaram, no início de abril, um curso de aprendizagem adaptativa, com fundamentos para uma operação remota segura, voltada a usuários que estavam migrando para o home office.

A análise dos resultados anônimos de aprendizagem mostrou que as equipes remotas tendem a superestimar seu nível de conhecimento em cibersegurança básica. Em 90% dos casos em que os alunos escolheram uma resposta errada, eles avaliaram sua impressão em relação à resposta fornecida como "Eu sei a resposta" ou "Eu acho que sei a resposta". Isso foi evidenciado por uma metodologia de aprendizagem adaptativa, que solicitava que os alunos, além de responder às perguntas, avaliassem seu nível de confiança nas respostas.

O estudo também identificou os objetivos de aprendizado mais difíceis; o pior foram os motivos para se usar máquinas virtuais: 60% das respostas sobre o assunto estavam erradas, e 90% dos respondentes se enquadraram na categoria de "incompetência inconsciente". Isso significa que os alunos tinham certeza de ter selecionado a resposta ou opção correta.

Mais de metade das respostas (52%) a perguntas sobre por que os funcionários devem usar computadores e serviços corporativos (como e-mail, programas de mensagens ou o armazenamento em nuvem) ao trabalhar em casa estava incorreta. Em 88% dos casos, os funcionários remotos achavam que sabiam explicar isso corretamente. Quase a mesma proporção de erros (50%) foi cometida ao responder a uma pergunta sobre como instalar atualizações de software. Nesse caso, uma incrível maioria de 92% das pessoas que deram respostas erradas acreditava ter a habilidade em questão.

"Se os funcionários não entendem o perigo de ações arriscadas, como guardar documentos sigilosos em armazenamentos pessoais, é pouco provável que peçam ajuda dos departamentos de TI ou de segurança de TI da organização. Desse ponto de vista, é difícil mudar esse comportamento, pois a pessoa tem um hábito consolidado e pode não reconhecer os riscos associados. Como resultado, a ‘incompetência inconsciente’ é um dos problemas mais difíceis de identificar e resolver com os treinamentos em conscientização em segurança", comenta Denis Barinov, chefe da Kaspersky Academy.

Para saber mais sobre como é possível aplicar o método de aprendizagem adaptativa para fazer os funcionários se comportarem de modo mais seguro, acesse a página da oficial do Kaspersky Adaptive Online Training .

Sobre a Kaspersky

A Kaspersky é uma empresa internacional de cibersegurança fundada em 1997. A detalhada inteligência de ameaças e a especialização em segurança da Kaspersky se transformam continuamente em soluções e serviços de segurança inovadores para proteger empresas, infraestruturas críticas, governos e consumidores finais do mundo inteiro. O abrangente portfólio de segurança da empresa inclui excelentes soluções de proteção de endpoints e muitas soluções e serviços de segurança especializada para combater ameaças digitais sofisticadas e em evolução. Mais de 400 milhões de usuários são protegidos pelas tecnologias da Kaspersky, e ajudamos 250.000 clientes corporativos a proteger o que é mais importante para eles. Saiba mais em http://www.kaspersky.com.

Sobre a Area9 Lyceum

A Area9 Lyceum desenvolve habilidades e competências do século XXI por meio da primeira plataforma de aprendizagem quadridimensional, a Area9 Rhapsode™. Com base em mais de 20 anos de pesquisas sobre fatores humanos e cognição, nossa plataforma baseada em IA proporciona aprendizagem realmente personalizada em grande escala- reduzindo o tempo de treinamento pela metade, garantindo a proficiência e produzindo impactos duradouros sobre carreiras e resultados de negócios.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo