Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Novo normal nos negócios: ou muda ou morre!

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raul Fagundes
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

*Fábio Túlio Felippe

Nossos comportamentos, hábitos, expectativas e paradigmas foram chacoalhados e abalados com esta pandemia gerada pelo vírus da doença Covid-19. Basta prestarmos atenção em como nos comportamos, avaliamos e vemos as coisas, que perceberemos diversos impactos. Nosso "timing", nossas necessidades, a aceitação ou não de muitas coisas, tudo foi afetado. Hoje temos um outro senso de urgência, e dentro das empresas o cenário não é diferente.

Dentre as mudanças que já ocorreram, que estão em andamento, e tendem a acontecer no mundo corporativo, podemos destacar algumas.

A primeira é o fato de que tudo que puder ser automatizado e digitalizado, deve ser feito e está em andamento de forma ainda mais acelerada nestes dias, pois trata-se da única maneira das empresas se tornarem mais competitivas e rápidas.Não espere mais para fazer aquela análise sobre um processo manual, que pode ser automatizado. Agilize e coloque em prática agora, racionalizando ao máximo seus processos.

Em segundo lugar, quando falamos assim, vem sempre aquela questão: com a automatização, vamos cortar vagas de empregos? A resposta é não, pois a tendência é que para cada vaga que se fecha no modelo antigo, se abram novas oportunidades. Tudo está muito mais dinâmico e o tão falado ‘novo normal’, significa uma nova forma de se fazer as coisas acontecerem, com tudo muito mais ágil e utilizando a tecnologia para revisar os processos e práticas corporativas.

Não voltaremos àquele normal que vivíamos e estava em fase de transformação. Temos que enxergar estes cenários como um filme e não uma foto, pois tudo está em movimento e muito mais intenso. É fundamental nos adaptarmos às mudanças que o mundo já adotou, mas as vezes muitos ainda estavam apenas observando, como é o caso da Inteligência Artificial, da digitalização, automação e muitas outras transformações.

Para ajudar as companhias nacionais a acompanharem as mudanças que estão ocorrendo agora, em todo o mundo, listo aqui 5 dicas que devem ser colocadas em prática o quanto antes:

Digitalização: Muitas coisas físicas estão sendo mudadas para o digital, como assinaturas eletrônicas, CNH, contratos, reuniões à distância, as diversas “Lives" que temos tido acesso, entre outros. Faça um exercício e identifique os pontos e oportunidades de digitalização no seu negócio e outras atividades, muitas vezes são tão óbvios que podem estar passando despercebidos, eles afetam os custos e alguns deles afetam também o meio ambiente.

Automatização: Inspirado no pensamento de Gino Wickman, fundador da EOS Worldwide, “Sistematize o previsível para que você possa humanizar o excepcional”, identifique as atividades que podem ser automatizadas em seu negócio, pois elas consomem atenção recorrente de pessoas com custos repetitivos que poderiam ser melhor empregados em atividades que exploram melhor os sentidos e percepções do ser humano.

E-commerce: Se você está pensando se deve aderir ao e-commerce, não pense mais, faça já! Implante esta forma de venda e/ou apresentação de seus produtos e serviços, que para muitos tem sido a única opção neste momento de pandemia. Muitos dos novos hábitos do consumidor, como as compras online, deverão permanecer após a pandemia e ainda tendem a ser melhor explorados.

Jornada do Cliente: Monitorar e conhecer a jornada de cada cliente é essencial para a busca do chamado Sucesso do Cliente – que é quando os clientes alcançam o resultado desejado com o uso do seu produto ou serviço tendo uma experiência apropriada. Essa é uma tendência forte e que gera um nível de competitividade muito alto. Existem muitas empresas fazendo isso, mais e melhor. Por isso, é fundamental que gestores e empresários estejam atentos às tendências de mercado e consumo, o que permitirá personalizar de forma ainda mais intensa as experiências oferecidas aos consumidores, buscando os melhores resultados de vendas.

Ainda adiciono a Colaboração: Vivemos tempos de alta demanda por personalização, seja de experiências, produtos ou serviços, uma vez que cada consumidor fica mais exigente, o que acaba levando à especialização. O foco na especialização abre espaço para as parcerias e colaborações. Nessa onda estamos vendo vários novos negócios que crescem exponencialmente como Ifood, Airbnb, Uber e vários outros menores que deverão gerar alto impacto nos modelos tradicionais.

Você deve ter percebido que as 5 dicas viraram 6! Este é um exemplo do que estão chamando de "novo normal”, ele é altamente dinâmico e com aprendizado constante. É certo que muitas coisas não voltarão a ser como antes pois houve uma transformação e mudança de expectativas do consumidor. Portanto, fique atento às oportunidades que estão aí, muitas vezes bem perto de nós, mas que não conseguimos enxergar por conta de nossos hábitos, expectativas e paradigmas!

* Fábio Túlio Felippe é diretor de Inovação da Sankhya e vice-presidente da Aciub (Associação Comercial e Industrial de Uberlândia)

Sobre a Sankhya - Fundada em 1989, a Sankhya Gestão de Negócios é uma das maiores empresas provedoras de soluções integradas de gestão corporativa (ERP) do Brasil. Atualmente, a empresa possui 37 Unidades de Negócios e já conta com uma equipe superior a 1200 funcionários e 10 mil clientes nos 26 estados do Brasil. Em 2017, a Sankhya foi pioneira ao lançar a BIA, a primeira assistente virtual do mercado de ERP, que utiliza uma tecnologia altamente inovadora de Inteligência Artificial (IA), para auxiliar os gestores a antecipar o futuro e otimizar os processos de negócio, além de também ser pioneira ao anunciar em 2019 uma plataforma colaborativa baseada no conceito de EIP (Enterprise Intelligence Platform), que conecta os dados da empresa com o mercado e realiza análises preditivas baseadas no comportamento do usuário, orquestrando a estratégia e conduzindo-o na aplicação dos fundamentos de gestão.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar