Brasil,

Em tempos de dinheiro virtual existem aqueles que ainda preferem os cheques

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

A utilização dos cheques é mais comum em cidades pequenas, onde essa forma de pagamento representa cerca de 16%

Mesmo em tempos de pandemia, onde o uso de "dinheiro virtual" tem se tornado cada vez mais frequente, o cheque ainda é uma modalidade usada pelas pessoas. Mesmo com a queda registrada nos últimos 20 anos. Ao comparar a 1998, quando o número de cheques emitidos chegou a quase 3 bilhões, em 2019 não passou dos 436 milhões, de acordo com o Banco Central.

O uso de cheques ainda é comum, principalmente em cidades pequenas, fazendo com que essa forma de pagamento ainda represente 16% de todos os meios de pagamento atuais. Para os comerciantes, aceitar essa opção traz algumas vantagens para a empresa, como flexibilizar o pagamento e se diferenciar para um determinado público.

Além disso, a relação do brasileiro com os cheques possui um contexto histórico. Com a criação do Plano Real em 1994, o cheque era muito usado, uma vez que a dificuldade em conseguir troco da nova moeda era grande.

Segundo o presidente da Unicred Aliança, Dr. Luiz Mauro Coelho Nascimento, quem ainda mantém a essência do cheque viva são os lojistas. "A principal vantagem é que o cheque pode dar mais flexibilidade nas negociações com o lojista, permitindo negociar a data ou parcelamento do pagamento da compra, por exemplo. Além disso, o lojista não paga taxa de administração, como acontece com o cartão, o que pode abrir espaço para negociar descontos", afirma.

Porém, é importante lembrar que sair apenas com o talão de cheques no bolso pode ser um grande risco. Afinal, o "papelzinho assinado" é aceito em um número cada vez menor de estabelecimentos comerciais: somente 1,6 a cada 10 lojistas aceitam essa forma de pagamento, segundo o Banco Central.

Além disso, Dr. Luiz Mauro lembra que o cheque está sujeito a fraudes. "A possibilidade de você receber um cheque falsificado ou roubado é muito grande, pela facilidade com que se pode adulterar informações ou falsificar uma assinatura", garante.

Vantagens dos cartões

Geralmente o que preocupa os usuários de cartão são as taxas sobre seu uso. Por isso é importante que o usuário faça uma análise do que o mercado tem a oferecer. Na Unicred Aliança, por exemplo, existem diversos planos de cartões que se encaixam no bolso dos cooperados.

Com um bom cartão escolhido, são várias as opções no mercado e nos dias de hoje, é muito mais fácil e seguro usar um cartão, seja ele de crédito ou débito. Com o cartão, em vez de sair em busca de um caixa eletrônico ou ter que ir ao banco para solicitar a liberação de um saque mais considerável basta usá-lo para qualquer compra.

Outro ponto importante é a segurança. Além de evitar que as pessoas andem grandes somas de dinheiro, eles oferecem uma série de opções, como seguro contra fraude, perda e roubo, por exemplo, que custam pouco e podem evitar muitas dores de cabeça.

Ainda no que diz respeito à segurança, contar com a tranquilidade de um cartão de crédito para tratar de possíveis imprevistos é sempre bom. São vários os casos em que o parcelamento pode ajudar, desde o pagamento de oficinas veiculares até custos médicos com problemas repentinos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar