Brasil,

PMEs apostam no marketing digital para equilibrar perda de faturamento na pandemia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thaís Corrêa
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

• Turismo, imóveis e educação foram os mais afetados com queda nas receitas

• Do lado oposto, 70% das PMEs de telecomunicações e agronegócios estão otimistas e acreditam na recuperação total em até dois anos

As pequenas e médias empresas têm sido fortemente impactadas pela crise de Covid-19, especialmente com a queda de receita. Segundo pesquisa da EY-Parthenon, realizada com 300 PMEs brasileiras, 80% tiveram redução no faturamento. O turismo foi o mais afetado, com 94% das empresas atingindo uma diminuição de 25% ou mais no faturamento, seguido pelos setores imobiliário e de educação, nos quais 50% viram seu faturamento cair mais de 25%.

Para amenizar esse impacto, muitas empresas reduziram custos, mas a maioria não conseguiu fazê-lo na mesma proporção. Uma em quatro PMEs cortou despesas e renegociou dívidas, e uma em cinco renegociou contratos com fornecedores.

"O principal desafio para todas as pequenas e médias empresas retornarem a níveis operacionais similares ao período antes da pandemia é a retomada da capacidade financeira dos seus clientes, já que em algumas áreas, os consumidores planejam diminuir gastos" afirma Ivo Godoi, sócio-líder de estratégia e transações da EY-Parthenon.

Medidas de sobrevivência

Principais geradoras de emprego no país, as PMEs movimentam mais de 27% do PIB brasileiro. Durante a crise, 26% delas buscaram novas linhas de crédito, principalmente por meio de bancos tradicionais (45%), seguido por bancos digitais (20%) e fornecedores ou parceiros comerciais (20%). Das empresas que contraíram crédito, 23% relataram que o processo está mais difícil do que antes da pandemia e 27% acreditam que o procedimento continua tão difícil como antes.

Dentre as que conseguiram se beneficiar das medidas promulgadas pelo governo e pelas instituições financeira, 50% optaram pela redução, adiamento ou cancelamento de taxas de impostos; e 36% pela redução de custos e flexibilização de prazos de financiamento ou alívio parcial da dívida.

Outro fator que ajudou o segmento foi a Medida Provisória que permitiu a redução da jornada de trabalho e de salários. Uma em cada cinco empresas optou pelo instrumento. Ainda assim, 28% acabaram demitindo funcionários e dessas, 50% demitiram entre 11% e 25% do total de empregados.

Modelo de negócios digital

As empresas que entraram na crise mais digitalizadas foram menos impactadas. Por isso, 58% das PMEs esperam utilizar mais canais de vendas online e 66% planejam expandir o marketing digital pós-pandemia.

As representantes automotivas, de agronegócios e de telecomunicações estão mais otimistas quanto ao futuro pós-crise. Em média, 70% das empresas nestes setores acreditam em uma recuperação total no período de um a dois anos - 20% a mais do que entrevistadas de outros segmentos. Estas PMEs também tiveram impacto mais ameno no fluxo de caixa durante a crise - 47% indicaram ter caixa para manter as operações por 6 meses, comparado a 19% das empresas de outras indústrias.

No futuro pós-crise, será necessária uma rede de apoio, que inclua tanto o governo quanto instituições financeiras, com medidas específicas para este segmento da economia, reforça Ivo. "A ampliação do crédito será importante, já que a maioria das PMEs está com o fluxo de caixa comprometido no curto prazo. E esse acesso deve ser mais simples para ampliar a adesão, considerando as críticas ao excesso de burocracia neste aspecto. E, por fim, o governo precisará pensar em ações que aumentem o poder de compra dos consumidores, ajudando no financiamento de alguns produtos ou serviços, principalmente em setores altamente impactados", diz Ivo Godoi.

Sobre a EY

A EY é líder global em serviços de Auditoria, Consultoria, Impostos, Estratégia e Transações. Presente em mais de 150 países, tem o propósito de construir um mundo de negócios melhor. Nossos insights e serviços ajudam a criar confiança nos mercados de capitais e nas economias ao redor do mundo. No Brasil, formamos um time de cinco mil profissionais e temos escritórios em 12 cidades. Com o centro de inovação colaborativa wavespace™, o Cybersecurity Center e o Analytics Hub, a EY está preparada para apoiar as empresas na transformação digital e nos movimentos de disrupção da Indústria 4.0.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar