Brasil,

O dia depois da crise - O protagonismo da TI na vida das empresas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raul Fagundes
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Tiago Miranda - diretor comercial Microcity Tiago Miranda - diretor comercial Microcity

*Por Tiago Miranda

Você já deve ter percebido como a tecnologia tem aparecido cada vez mais em comerciais, novelas, programas de TV, revistas e jornais, e até nas conversas em família, com amigos e colegas de trabalho. Isso não deveria ser uma surpresa, já que nunca na história da humanidade consumimos tanta tecnologia, são smart tvs, smartwatchs, tablets, etc., e todos os dispositivos inteligentes que existem atualmente.

Além de todo um ecossistema de apps que tem transformado a maneira como adquirimos bens, serviços e informações, hoje. Devemos levar em conta que a TV digital no país e o sistema Android foram lançados a pouco mais de 10 anos.

Dentro das empresas, o cenário não é diferente. Em cada etapa produtiva, de atendimento ou de gestão, por exemplo, a TI se faz presente e vem ganhando mais espaço conforme aumentam as demandas por agilidade, assertividade e redução de custos. Tanto que muitos modelos de negócios tradicionais estão migrando para ambientes digitais - total ou parcialmente.

Em alguns casos, a TI está se transformando no Core Business de empresas, em segmentos antes tradicionais, como o financeiro e o varejo. Já existem instituições bancárias e lojas que operam 100% por aplicativos no smartphone, literalmente na palma da mão dos consumidores, uma verdadeira revolução que veio para ficar.

Ou você consegue imaginar um banco, hoje, sem aplicativo para os correntistas? E uma loja que não possui e-Commerce, dá para acreditar que isso já existiu? A tecnologia está praticamente em tudo o que as empresas fazem, e como fazem. E sem dúvida, ela é a chave para superar a crise que estamos passando.

As companhias que não acordarem para essa realidade, não vão sobreviver ao cenário pós pandemia que vem se desenhado. Garantir a continuidade do negócio nunca foi tão necessário, empesas tiveram que migrar urgentemente para home office, mudar a forma como atendem clientes e principalmente, revolucionar a forma como entregam seus produtos e serviços.

Ninguém estava preparado para a pandemia, mas aqueles que tinham investido em capacitação dos profissionais, parceiros ágeis e flexíveis e em uma liderança dinâmica, tem lidado melhor com esta situação.

Afinal, a imprevisibilidade faz parte da vida de qualquer gestor ou empresário, e quem não tem bola de cristal para antecipar os acontecimentos futuros, precisa estar preparado para suportar qualquer adversidade. Seja ela causada por forças naturais, ou pela mudança do comportamento de consumo da sociedade.

A pandemia do Coronavírus mostrou isso da forma mais drástica, nos dois sentidos. Para entender melhor, segundo dados do Sebrae, cerca de 600 mil micro e pequenas empresas fecharam este ano. Entre as grandes varejistas, cerca de 4.065 lojas tiveram as atividades interrompidas só no mês de março, por causa do coronavírus.

O isolamento social forçou empresas, de todos os tamanhos e setores do mercado a adotarem o Home Office, enquanto boa parte da população começou a usar aplicativos para atender outras demandas de consumo, do restaurante ao supermercado, por exemplo.

Nesse contexto, redes de banda larga, dispositivos e apps móveis, softwares de conferência remota, hubs e sites de vendas etc., ganharam um papel fundamental para que continuássemos as nossas vidas da maneira mais próxima possível de como era antes.

Da mesma forma, a TI exerce cada vez mais dentro das companhias, um papel estratégico e indispensável para que os negócios não parem. Por isso, olhe atentamente para a sua área de TI, e certifique-se de que ela está atendendo as exigências da sua operação. Avalie onde é possível aprimorá-la, e o que falta para fazer o seu negócio evoluir, seja em atendimento ou processos de vendas, a fim de garantir que você não seja pego de surpresa.

Ou procure um parceiro capacitado, e com boa reputação, para ajudá-lo nessa tarefa. Você não irá se arrepender.

Fique bem, e faça sua parte!

*Tiago Miranda é diretor Comercial e Marketing da Microcity

Sobre a Microcity

Com mais de 35 anos de atuação, a Microcity fornece Infraestrutura de TI como serviço para médias e grandes empresas, com uma base instalada de mais de 200 mil ativos distribuídos em todo o território nacional. A Microcity é conhecida por ser uma empresa especialista e por sua excelência em governança, sendo premiada nos últimos anos em gestão financeira, gestão sustentável, empreendedorismo, reconhecida regional e nacionalmente como uma das melhores empresas para se trabalhar, tanto por entidades de RH e Gestão, como pelos próprios clientes. A empresa possui um Net Promoter Score (NPS) de 86% junto à base instalada, pontuação considerada acima da média do mercado.

Hoje, possui atendimento comercial e técnico em todas as regiões do país, a Microcity se consolida como uma grande provedora de serviços. A empresa prioriza a sustentabilidade e neutraliza todo o CO² emitido pela sua operação com o projeto Floresta Microcity que tem mais de 50.000 árvores plantadas. Assim, toda a energia elétrica consumida pelas máquinas locadas é neutralizada.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar