Brasil,

O poder da confiança e das emoções: o que aprendi (e continuo aprendendo) com a pandemia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Pâmela Lee
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

*Por Gisele Scalo

Tenho refletido muito sobre os aprendizados da "nova realidade", ou novo normal. Nesse período de pandemia, passei por algumas situações para as quais, mesmo com 34 anos de carreira, não tive repertório. Por isso, me impulsionei a buscar, e encontrar, novos caminhos.

Tive de fazer isso algumas vezes na minha vida, porque já vivi muitas outras crises, como confisco de poupança, crise cambial e do petróleo, guerras, impeachment e mais uma infinidade de outros momentos que nem chegaram a receber um nome específico.

E, trabalhando em RH, essas situações sempre me colocaram no centro nervoso de um furacão amalgamado por demissões, corte de custos, suspensão de contratações, eliminação de horas extras, congelamento de salário, reorganização e apertos!

Agora, com a pandemia da Covid-19, do dia para a noite tivemos que aprender, literalmente, novos mecanismos de gestão, ampliar ao máximo o trabalho remoto e ganhar intimidade e domínio de plataformas até então concentradas em alguns departamentos da empresa. Nos acostumamos com uma enxurrada de lives e de treinamentos online, tentando, na medida do possível manter e ganhar espaço.

Diante desse futuro desconhecido, as empresas, hoje, criam protocolos para permitir colaboradores trabalhando de casa, em tempo integral. E aceitam as fragilidades que o home office tem revelado: criança falando, telefone ou interfone que toca durante uma call, marteladas no apartamento de cima, aspirador no apartamento de baixo, reuniões do companheiro que está no mesmo ambiente, enfim...home office!

E o que aprendi com tudo isso?

Algo que talvez já fosse óbvio, mas que ficava escondido, pouco evidente. Confiança é tudo! Confiança é a nossa base, nosso ponto de partida e o pano de fundo. Sem ela, não poderíamos supor o trabalho longe dos olhos da liderança, jamais.

Descobri que o comando e o controle são escolhas que empobrecem a autonomia. E que as pessoas conquistam a autonomia - e o empowerment! - para que, de fato, tenham o poder de exercê-la, não como apenas mais uma capacidade adquirida.

Também aprendi que exercemos o controle porque é mais confortável para nós. E eu digo confortável, porque percebi que quanto mais a confiança se mostra e ganha espaço, mais produtividade temos.

É fato que neste home office estamos trabalhando mais. Mas também estamos exercendo esse nosso engajamento porque, de alguma maneira, queremos. Nos engajamos porque fazemos parte, e queremos que o resultado venha, que dê certo. Mas tentar achar o equilíbrio também é importante.

E, nesse contexto, notei que menos é mais. Nada de salto alto, terninho ou camisa de seda para mostrar que trabalha bem. O essencial, na verdade, não tem preço.

Outro aprendizado importante é que o colega do lado faz falta. Também faz falta a integração, o cafezinho, as rodas de conversas banais, os abraços apertados, o erro ao contar os beijos em cariocas, paulistas e mineiros...e ainda não sabemos quando vamos nos recuperar dessas saudades.

Não sabemos nem quando poderemos voltar a beijar, abraçar ou simplesmente dar um bom e forte aperto de mão. O que sabemos é que tudo será diferente - para a melhor - se soubermos valorizar as pequenas coisas, identificar o que nos é mais caro e cultivar, como a uma flor delicada, as nossas relações, as nossas vidas e as nossas emoções.

Para terminar essa minha reflexão sobre o período que estamos atravessando e todos os aprendizados que ele está gerando, quero deixar uma visão minha sobre tudo isso: as emoções nos trouxeram até aqui e é por elas, e com elas, que vamos sobreviver a todo esse vendaval. Então, que tenhamos a capacidade de estabelecer emoções positivas, construtivas e enriquecedoras que, acima de tudo e por tudo isso, nos permitam ser pessoas melhores neste novo normal. Estamos juntos nessa!

* Gisele Scalo é diretora de Recursos Humanos na SONDA, a maior empresa latino-americana de soluções e serviços de tecnologia, com receita de US$ 1,131 bilhão em 2019 e 17 mil funcionários.

Sobre a SONDA

A SONDA é a maior empresa latino-americana de soluções e serviços de tecnologia, com receita de US$ 1,131 bilhão em 2019 e 17 mil funcionários. A companhia tem presença direta na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Panamá, Peru e Uruguai.

No Brasil, a SONDA mantém escritórios próprios nos 26 estados brasileiros, com mais de 8 mil colaboradores e 700 clientes. A empresa conta com sete Centros de Serviços, um Centro de Inovação e três Data Centers.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar