Mais de 80% dos beneficiários fariam uso de telemedicina após pandemia
Pesquisa realizada pela UNIDAS aponta também que 92% aprovam o serviço
Em junho, a UNIDAS - Autogestão em Saúde - realizou levantamento inédito entre os usuários das operadoras dos planos de autogestão de todo o país para avaliar o uso dos serviços de telemedicina/telessaúde durante o período de isolamento social. Segundo o estudo, 81% dos beneficiários fariam uso de telemedicina após o fim da quarentena e o serviço recebeu 92% de aprovação.
A pesquisa também revela que 36% dos participantes recorreram ao atendimento por vídeo para consultas de clínica geral. Em segundo lugar, ficaram as consultas relacionadas ao coronavírus (Covid-19), representando 26,5%, e, em terceiro, consultas com especialistas (21,7%).
Para o presidente da UNIDAS, Anderson Mendes, o resultado comprova que a oferta e a utilização deste tipo de serviço vieram para ficar, e defende sua regulamentação para que continue presente no pós-pandemia. "É preciso debater as melhores formas de aplicação e os tipos de serviços que poderão ser ofertados para mantermos, e até ampliarmos, a telemedicina. Afinal, de que adianta colocar tudo isto em operação se, futuramente, teremos de voltar atrás?", questiona.
O estudo aponta ainda que 88% dos respondentes usariam a telemedicina se fosse preciso, principalmente para casos mais simples (49%). Em abril, a UNIDAS disponibilizou uma ferramenta gratuita de telessaúde para mais de 4 milhões de beneficiários das autogestões e, atualmente, 1,5 milhão de pessoas já utilizam a plataforma. "Os números mostram que esta atividade já faz parte da realidade da população e, mais do que nunca, é preciso discutir sua regulamentação para o pós-pandemia", reforça Mendes.
De acordo com o presidente da UNIDAS, no atual cenário, essas práticas já estão incorporadas, permitindo a continuidade de tratamentos e de atenção à saúde das pessoas, sem a necessidade de sair de casa. "Não podemos perder a oportunidade de colocar o assunto em pauta nacionalmente. Não só como solução temporária, mas, sim, como solução efetiva, utilizando a tecnologia a nosso favor, e aprimorando os serviços de telessaúde, para que beneficiem a todos: pacientes, profissionais de saúde e empresas".
O levantamento foi respondido por mulheres (51,7%) e homens (47,9%), a maior parte acima de 54 anos (58,7%). A maior participação foi da região Norte do país (44,8%), seguida pelo Sudeste (21,7%) e pelo Nordeste (21%).
Sobre a UNIDAS
A UNIDAS (União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde) é uma entidade associativa sem fins lucrativos, representante das operadoras de autogestão do Brasil - segmento da saúde suplementar em que a própria instituição é a responsável pela administração do plano de assistência à saúde oferecido aos seus empregados, servidores ou associados e respectivos dependentes. Atualmente, a UNIDAS congrega 106 operadoras de autogestão responsáveis por prestar assistência para 4,5 milhões de vidas, que correspondem a 11% do total do setor de saúde suplementar. Com o objetivo de aumentar a eficiência das operadoras de saúde do setor e ser um agente facilitador, a UNIDAS criou a UniShare - primeira plataforma de compartilhamento de serviços de saúde entre autogestões. A iniciativa, totalmente colaborativa e inédita, visa transformar o setor, viabilizando um espaço de troca de experiências e aprimoramento entre operadoras e prestadores. Saiba mais nos canais: Facebook, Linkedin e Instagram.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário