Quais são as habilidades e competências do profissional da indústria 4.0 em meio ao mundo VUCA

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Genara Rigotti

Tema será discutido no quarto painel do ABII Live Talks neste dia 1º de julho, das 10 às 11h30. Série de eventos online está sendo promovida pela Associação Brasileira de Internet Industrial

Se você acredita que o sucesso de um negócio depende das pessoas da sua empresa, existe um termo que precisa ser desvendado: VUCA - um acrônimo de palavras em inglês que aponta quatro características: volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. Esse termo já era usado para descrever o mundo antes do novo coronavírus. Agora, o desafio parece ser um VUCA ao quadrado. Se juntarmos este conceito a importância da aceleração da indústria 4.0 neste momento de retomada econômica, o mercado terá necessidade de profissionais com habilidades e competências específicas para promover transformações.

A discussão sobre quais habilidades e competências serão mais exigidas e mais importantes num cenário ainda mais volátil, incerto, complexo e ambíguo será o foco do quarto painel do ABII Live Talks neste dia 1º de julho, das 10 às 11h30. Com o tema "Pessoas no mundo VUCA", o evento terá transmissão ao vivo em dois canais da ABII: LinkedIn e YouTube. A participação é gratuita e aberta para todos que tiverem interesse. A série de lives promovida pela Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII) tem o objetivo de debater o papel fundamental da transformação digital e da indústria 4.0 na pós-pandemia.

"Grandes profissionais dos setores da indústria, tecnologia e educação vão discutir o papel das pessoas nesta retomada. Dados de consultorias especializadas, que trabalham há décadas implementando projetos nas corporações, mostram que o principal fator de sucesso ou insucesso de um projeto é humano. Nós sabemos que todo o desafio pode ser facilitado quando as competências socioemocionais (soft skills) e tecnológicas (hard skills) dos nossos profissionais estão adequadas" ressalta Luis Felipe Grossi, que será o mediador do evento e é um dos diretores da ABII.

Entre os convidados para o painel, estão Celson Pantoja Lima, Líder do Ensino Superior do SENAI/Santa Catarina - complexo educacional que estimula a inovação industrial por meio de educação, consultoria, pesquisa aplicada e serviços técnicos e tecnológicos -; Claudio Goldbach, CEO da TERMICA Solutions - spin-off da PERFIL Group, que tem as principais atividades voltadas a equipamentos e processos térmicos industriais -; Daniel Moczydlower, Vice-Presidente Executivo de Engenharia e Tecnologia da Embraer - empresa aeroespacial global com sede no Brasil, com negócios na aviação comercial, aviação executiva, defesa e segurança e aviação agrícola. -; Eduan Guérios, Diretor Comercial da GoEPIK - empresas que trabalha com transformação digital para a indústria e oferece uma plataforma de hiper-customização de processos -; e Natanael Kaminski, Diretor de Operações da Pollux - empresa de automação mais inovadora do Brasil.

"O grande aprendizado de quem assistir a live é saber quais habilidades e competências devem ter um papel de diferenciação num cenário VUCA e muito mais exigente que o normal. Você vai ouvir de profissionais com experiência em grandes empresas, de vanguarda, sobre estas competências e o que as pessoas podem fazer para se preparar para as demandas do mercado", complementa Grossi. Segundo ele, quando se está está confinado, isolado, trabalhando de casa - como neste momento - a relação pessoal e profissional passa por um turbilhão e por isso o tema pessoas se torna ainda mais relevante. "Estão surgindo novas exigências comportamentais, novas mentalidades que estão sendo incorporadas e até exigidas pelas empresas. Todos nós precisamos ficar atentos."

"A missão da ABII neste momento é a de ajudar as empresas que decidiram realizar sua transformação digital. E com a realização desta série de eventos, acreditamos que será um estímulo para quem deseja dar os primeiros passos e também para quem deseja acelerar estes passos no nosso 'novo normal'. Acelerar a indústria 4.0 e a IIoT é dar maior chance para que as empresas brasileiras se reposicionem rapidamente na pós-pandemia e sigam competitivas. Quem se mover mais cedo, mais rapidamente e de forma mais decisiva vai estar melhor posicionado", reforça o presidente da ABII, José Rizzo Hahn Filho.

O quê: painel "Pessoas no mundo VUCA".
Quando: 1º de julho, das 10 às 11h30.
Onde: ao vivo em dois canais da ABII: LinkedIn (https://www.linkedin.com/company/abii---associação-brasileira-de-internet-industrial) e YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCp2RzPRZmq605phMm4BFhUQ)
Quanto: gratuito e aberto para quem tiver interesse. Se você quiser fazer a inscrição no Sympla (https://www.sympla.com.br/abii-live-talks-pessoas-no-mundo-vuca__890359) receberá o link de transmissão no seu e-mail.
Convidados: Celson Pantoja Lima, Líder do Ensino Superior do SENAI/Santa Catarina; Claudio Goldbach, CEO da TERMICA Solutions; Daniel Moczydlower, Vice-Presidente Executivo de Engenharia e Tecnologia da Embraer; Eduan Guerios, Diretor Comercial da GoEPIK; e Natanael Kaminski, Diretor de Operações da Pollux.
Mediador: Luis Felipe Grossi, diretor da ABII.

Veja como foi o painel de abertura com o mercado nacional:

Veja como foi o painel sobre novos modelos de negócios:

Veja como foi o painel de tecnologias para geração de valor pós-pandemia:

Sobre a ABII

A Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII), fundada em agosto de 2016, atua com o objetivo de promover o crescimento e o fortalecimento da indústria 4.0 e da IIoT (Industrial Internet of Things) no Brasil. Fomenta o debate entre setores privado, público e acadêmico, a colaboração e o intercâmbio tecnológico e de negócios com associações, empresas e instituições internacionais, a partir do desenvolvimento de tecnologias e inovação. A entidade tem 47 empresas associadas. A ABII é signatária do Acordo de Cooperação com o IIC (Industrial Internet Consortium), consórcio criado em 2014, nos Estados Unidos, com o mesmo fim, pela IBM, GE e Intel. Buscando inserir o Brasil nesta revolução, Pollux, FIESC/CIESC e Embraco uniram-se para fundar a ABII.