Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Profissionais e vidas negras também importam para as empresas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Kátia Amorim
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Estamos presenciando uma onda de protestos antirracistas nos Estados Unidos e em várias partes do mundo. No Brasil, muitas pessoas aderiram à tag "vidas negras importam" (ou black lives matter, em inglês), e agora cabe a toda sociedade levar essa conscientização adiante. A desigualdade racial deve ser pauta constante nas empresas, na mídia e nas rodas de conversa se quisermos finalmente vencer o preconceito.

Em pleno século 21, é inaceitável tratar uma pessoa de forma desigual simplesmente pela cor da sua pele. Quando abordamos o tema diversidade no mercado de trabalho, os números são assustadores. Segundo a última pesquisa do IBGE, apenas 29,9% dos cargos gerenciais são ocupados por pessoas pretas ou pardas e eles ainda ganham menos que as pessoas brancas . De acordo com o Instituto Ethos, 4,7% dos cargos de liderança são compostos por pessoa negras. É preciso incentivar cada vez mais que as pessoas pretas assumam seus lugares, com mais espaço em universidades e nos cargos de gestão e liderança no mercado de trabalho.

Pensando nos benefícios da diversidade racial e no panorama das pessoas negras no mundo corporativo, a especialista Cris Kerr, CEO da CKZ Diversidade, empresa que há 12 anos apoia as corporações com programas e treinamentos de diversidade, apresenta dois fatos para você começar a contratar mais pretos e pardos para a sua empresa. Veja:

Fato 1: Você quer ter 35% a mais de retorno financeiro?

A pesquisa ‘Diversidade é Importante’, realizada pela McKinsey com 366 empresas no Canadá, América Latina, Reino Unido e Estados Unidos, revelou que as empresas com diversidade racial e étnica são 35% mais propensas a obter retornos financeiros.

Nos Estados Unidos, a pesquisa identificou que há uma relação linear entre diversidade racial e étnica e uma melhor performance financeira da empresa: para cada 10% de aumento na diversidade racial e étnica dos executivos seniores, o EBIT (lucro antes dos juros e impostos) aumenta 0,8%.

Fato 2: Tem muitas pessoas negras qualificadas, inclusive para a alta liderança

Um estudo do IBGE revelou que o número de pessoas negras com Ensino Superior triplicou nos últimos 10 anos. O velho argumento que dizia que "não temos negros qualificados para posições estratégicas" caiu por terra.

A verdade é que, quando tratamos de exclusão de pessoas pretas, a bola está com as empresas. As políticas governamentais vêm fortalecendo o acesso dos negros à educação, mas o aumento nas corporações continua sendo um grande desafio.

O pilar de raça ainda é um dos que mais enfrenta resistência pelas empresas, dificultando a mudança no cenário da desigualdade racial. Muitas vezes a pessoa tem competência, mas as desculpas estão relacionadas a forma como ela se veste ou até mesmo o tipo de cabelo, que não se encaixam nas normas da corporação.

Precisamos desconstruir urgentemente estes preconceitos e estereótipos que relacionam os negros como pessoas menos inteligentes e competentes.

Outro impasse é o viés de inconsciente, principalmente o viés de afinidade, que é a tendência das pessoas se aproximarem de pessoas semelhantes. É esse fator que faz com que homens brancos, que são a maioria nos cargos de liderança, tenham tendência a contratar e promover somente outros homens brancos.

É importante esclarecer que a única barreira que separa uma pessoa preta de uma pessoa branca chama-se oportunidade! Prepara-se para sair na frente e contratar negros que vão agregar muito valor à sua empresa.

Sobre Cris Kerr

Especialista no tema diversidade e inclusão com mais de 12 anos de experiência, Cris Kerr tem duas grandes paixões: transformar e fazer a diferença no mundo. É mestra em Sustentabilidade pela FGV (tese - o impacto do viés inconsciente na carreira das mulheres), MBA na FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, Pós-MBA Advanced Boardroom Program for Women pela Saint Paul Escola de Negócios e graduada em Publicidade e Propaganda pela FAAP. Também é professora de Diversidade na Fundação Dom Cabral, colunista da Revista Você S.A., tem formação em Mentoria, Coaching, Programação Neurolinguística, Neurociências aplicada para negócios e Art of Hosting - processos colaborativos em organizações .

Sobre a CKZ Diversidade

A CKZ Diversidade é 100% focada em Diversidade & Inclusão. Há 12 anos conecta experiências, estimula o diálogo e desenvolve programas de valorização da diversidade. É formada por um time de pessoas apaixonadas em transformar os ambientes em espaços mais diversos e inclusivos. A empresa conta com uma Consultoria em Diversidade com treinamentos in company focados nas necessidades de cada corporações, além do único Treinamento em Diversidade & Inclusão do Brasil, que está em sua 2ª edição, e o 10º Super Fórum Diversidade & Inclusão, evento que tem como propósito apoiar as corporações a construírem ambientes mais diversos e inclusivos, tornando-as mais inovadoras e sustentáveis.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar