Brasil,

Apesar de tudo, crowdfunding imobiliário mantém rentabilidade

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maurício Palhares
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Quem pode investir neste momento continua tendo a construção civil como opção mais rentável. Além da melhor resposta desde o início do movimento de redução da taxa de juros, o setor, até por ser o que mais gera empregos na economia, deve continuar a receber estímulos oficiais, como a recente redução das taxas dos financiamentos habitacionais pela Caixa Econômica Federal. Mas, se a opção não é pela posse, os produtos de investimento mais tradicionais a ele ligados, sejam ações ou fundos imobiliários, registram oscilações dramáticas e perdas bilionárias, respectivamente. Nova opção, o crowdfunding imobiliário tem apresentado comportamento muito mais previsível e, mesmo com a queda da atividade econômica, deve manter ótima rentabilidade e, como permite aplicações a partir de R$ 1 mil, ainda continuar atraindo investidores.

Por conta dos ciclos da construção civil – em geral, os empreendimentos levam de 24 a 36 meses para serem concluídos – o modelo inaugurado no país em 2015 pela Urbe.me realizou, até hoje, quatro rodadas de remuneração a cotistas, que proporcionaram uma rentabilidade média de 15% ao ano, mais que 1% líquido ao mês.

Neste ano, a plataforma deve realizar a liquidação de nove rodadas de captação, remunerando 1.703 cotistas que aplicaram juntos R$ 11,4 milhões. Os investidores terão direito a reaver o que investiram mais uma participação no Valor Geral de Vendas dos empreendimentos escolhidos. “Ainda não é possível determinar quanto será pago. Haverá tanto casos em que a rentabilidade superará as projeções iniciais quanto outros que serão afetados pela redução do ritmo de vendas das unidades”, diz Eduarda Fabris, diretora-executiva da Urbe.me.

Segundo ela, existe a possibilidade de que incorporadoras negociem o prolongamento dos prazos de vencimento. “Isto só ocorre com anuência dos investidores que, em troca de uma rentabilidade maior, podem aceitar permanecer com os recursos aplicados por mais tempo. Mesmo num cenário como o atual, o crowdfunding, por ser menos suscetível às oscilações do mercado, permanece sendo ótima opção para quem não busca liquidez no curto prazo”, afirma.

Diferente de outros produtos de investimento lastrados em imóveis, o crowdfunding é vinculado apenas aos empreendimentos (um ou mais) em que o cotista aplica seus recursos. A escolha se dá a partir dos sites das plataformas, que descrevem os projetos que buscam captação coletiva. Entre os dados, figuram prazos e projeções de rentabilidade – nunca, porém, há promessa quanto aos ganhos. “Um cenário como o atual compromete as projeções. Mas, até por ter nascido em um escritório de arquitetura, a Urbe.me registra elevado índice de acerto quanto ao desempenho dos empreendimentos”, afirma.

O investimento se dá via aquisição de uma ou mais cotas – cada uma, R$ 1 mil – que são títulos de dívida. Após uma carência de seis meses, o investidor recebe uma remuneração mensal, atrelada a uma rentabilidade mínima, de 180% a 300% do CDI, conforme o empreendimento. Na conclusão do prazo contratual, há um bônus relativo à participação no Valor Geral de Vendas.

“Como não existe um mercado secundário para o crowdfunding imobiliário, há menos volatilidade. Ações ligadas ao setor e cotas de fundos imobiliários são negociadas em bolsa, o que resulta na exposição a diversas variáveis, como as de mercado, petróleo, câmbio, cenário internacional e outras. No crowdfunding, o investimento está vinculado apenas ao empreendimento a que se destinou, o que o torna mais estável”, explica.

Outra vantagem apontada pela executiva é que no crowdfunding o cotista define a composição de sua própria carteira. “Na Urbe.me, priorizamos empreendimentos residenciais que, com o déficit habitacional da ordem de 7,8 milhões de moradias, continuarão a serem demandados, diferentemente dos imóveis comerciais”, observa.

“Algumas incorporadoras poderão captar menos que esperavam, mas isso não compromete as operações. Priorizaremos operações com vencimento mais longo, que terão mais tempo para se recuperar. A construção civil, como um todo, é um dos setores que melhor pode superar este momento, já que, diferente de uma indústria convencional, não opera o tempo todo com o máximo de sua capacidade produtiva e tem espaço para ajustes nos cronogramas, inclusive de obras”, conclui.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar