Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Levantamento da Ticket mostra que 97% dos trabalhadores têm medo relacionado à saúde e finanças em meio à pandemia

Felipe Gomes, Diretor - Geral da Ticket (Divulgação) Felipe Gomes, Diretor - Geral da Ticket (Divulgação)

Pesquisa com cerca de 4 mil empregados, em todo Brasil, evidencia as sensações mais frequentes e os principais desejos após a pandemia

A Ticket, marca de benefícios de refeição e alimentação da Edenred, realizou, uma pesquisa com mais de 4 mil usuários de seus benefícios, como o Ticket Restaurante e o Ticket Alimentação, em todo o Brasil, entre os dias 24 e 27 de abril. O levantamento traz um retrato do comportamento do trabalhador brasileiro e visa entender como está o sentimento das pessoas em meio a quarentena.

O estudo também permite comparar informações com outras coletas de dados, implementadas de 20 a 22 de março e de 3 a 5 de abril, e que permitiram verificar as mudanças na adoção do teletrabalho. De acordo com os estudos, o número de profissionais que declararam estar em home office diminuiu 14 pontos percentuais no comparativo com o levantamento realizado no início de abril. Naquela ocasião, 72% dos trabalhadores indicaram estar operando de maneira remota; hoje, são 58%.

Já no comparativo com os dados de março, a diferença é de apenas 7 pontos percentuais, passando de 65% no primeiro levantamento para 58% no momento atual. Isso mostra que as políticas de home office passaram por uma curva com pico de atividade remota no início de abril.

A possibilidade de encontrar com amigos da empresa (31%) ou pessoais (25%) na hora do almoço foram os destaques em relação ao que os trabalhadores sentem falta com relação à alimentação fora de casa. Também foram ressaltados a maior diversidade de pratos disponíveis (31%) e a maior facilidade de manter uma refeição mais equilibrada proporcionada pelos restaurantes (26%), além da praticidade e rapidez na pausa para se alimentar (29%). Oportunidades de networking (6%) e a chance de conhecer pessoas novas (6%) foram outros aspectos indicados.

Felipe Gomes, Diretor - Geral da Ticket (Divulgação)

"Para a imensa maioria dos trabalhadores que participaram da pesquisa, comer fora de casa no intervalo do trabalho é um fator importante para a saúde mental. Foram 91% os que relataram sentir falta do relacionamento durante às refeições realizadas fora de casa. Uma refeição saudável inclui um prato de comida balanceado, mas vai muito além disso. Também está relacionada ao impacto psicológico que o momento da refeição tem na vida das pessoas", avalia o Diretor-Geral da Ticket, Felipe Gomes.

O levantamento ainda indica uma mudança de perfil nos hábitos de consumo: 67% dos respondentes disseram que pretendem manter a prática de realizar compras por meio de delivery em supermercados, restaurantes e outros estabelecimentos, depois de passada a pandemia do novo coronavírus. "Essa mudança no perfil de consumo já estava em curso em todo o mundo, mas seu desenvolvimento foi acelerado, em razão dos acontecimentos mais recentes que levaram à necessidade de isolamento social. A pandemia deixou ainda mais evidente o poder da transformação digital, exigindo resiliência e capacidade de adaptação imediata de pessoas físicas e jurídicas. De toda forma, esta é uma mudança que deverá se consolidar no futuro, passada esta crise", ressalta Gomes.

A maioria dos respondentes (44%) atua no segmento de serviços. Também participaram profissionais da indústria (20%), do comércio (15%), da saúde (11%), da área pública (8%) e empresários ou profissionais autônomos (2%).

Trabalhador está pessimista com relação à pandemia

O estudo também permite inferir a percepção emocional do trabalhador brasileiro em meio a quarentena. Aos serem questionados sobre os sentimentos mais presentes nesse momento, as emoções mais relatadas foram preocupação (44%), que podem desfrutar mais a companhia das pessoas com quem moram (27%), medo (26%), esperança (24%), confiança (23%), saudosismo (21%), estresse (17%), tédio (16%), insegurança (15%), otimismo (12%), calma (11%), depressão (9%), solidão (8%), organização (7%), criatividade (5%), coragem (4%).

O maior sentimento de perda durante a quarentena é justamente aquele relacionado com o convívio com outras pessoas: a primeira coisa que os trabalhadores desejam fazer assim que o período de isolamento social acabar é visitar amigos e familiares (46%), recebê-los em casa (31%) ou marcar encontros fora de casa (17%). Os trabalhadores também sentem falta da liberdade para visitar lugares que lhes proporcionem contato com a natureza (como parques, trilhas e cachoeiras), fator destacado por 21% dos entrevistados; ir à academia ou praticar atividades físicas fora de casa (17%), passear no shopping (16%), viajar (15%) ou participar de festas e eventos (8%).

A pesquisa também apurou os principais receios dos trabalhadores em relação ao momento atual. Para 48% dos respondentes, a preocupação premente é com relação à possibilidade de agravamento da crise financeira no País, ou ficar afastado do trabalho e ver a renda familiar ser reduzida (25%). O medo de ver a família atingida pela doença também preocupa a 49% dos entrevistados, assim como a possibilidade de enfrentar a morte ou o luto (40%), ou não conseguir atendimento médico (26%).

Sobre a Ticket

A Ticket, uma marca Edenred, constrói conexões que multiplicam benefícios para empresas, empregados e comerciantes. Pioneira na transformação digital do setor, oferece soluções inovadoras e versáteis nos segmentos de Alimentação, Transporte, Cultura, Incentivos, Recompensas, Antecipação Salarial e Saúde.

Presente no Brasil desde 1976, a Ticket lançou o primeiro benefício ao trabalhador para refeição-convênio com o Ticket Restaurante, por meio do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). Tem mais de 7 milhões de empregados beneficiados, 130 mil empresas-clientes e 330 mil comerciantes credenciados, contando com as principais adquirentes do mercado.

A marca tem um forte histórico de reconhecimento no mercado brasileiro, entre eles: a melhor empresa em Desempenho Financeiro, pelo anuário "Época Negócios 360º"; melhor empresa em Serviços Especializados e em Inovação e Qualidade, pelo anuário Melhores da Dinheiro; melhor fornecedora de benefícios de refeição e alimentação para o varejo, segundo o prêmio BR Week; eleita, em 2018, Top of Mind de RH em Benefício-Refeição; vencedora no quesito Objeto de Desejo e destaque no Índice de Satisfação do Cliente, na categoria Fornecedora de Convênio-Refeição ou Alimentação, do Escolha Estadão PME; uma das melhores empresas para se trabalhar na categoria Média Multinacional, segundo GPTW e pelo 21° ano consecutivo; destaque em 2018 na categoria Serviços Diversos pela premiação Melhores Empresas para Você Trabalhar no Brasil, da revista Você S/A e destaque em Transparência, no prêmio As Melhores Empresas em Indicador de Desenvolvimento Humano e Organizacional, da Gestão & RH.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS