Brasil,

Em tempos de encontros e vendas virtuais, o relacionamento humano deve receber cuidado redobrado

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Citrix
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

*Por Luciana Pinheiro

A pandemia desencadeada pelo COVID-19 e a consequente quarentena obrigou as empresas a adotarem soluções de forma imediata para garantir a continuidade dos negócios e preservar a saúde dos colaboradores. Como parte de uma companhia que fornece essas soluções e que foi bastante acionada por clientes e parceiros – antigos e novos – para ajudá-los nessa empreitada, consegui acompanhar todo o panorama desta “nova era” do relacionamento digital.

Além de todas as adequações que essa crise nos demandou – processos mais ágeis, novos canais de relacionamento com os clientes e parceiros, digitalização das vendas etc. – notei que o aspecto humano mais do que nunca deveria ser priorizado. O cuidado com o relacionamento deveria ser redobrado e receber especial atenção nesses tempos de distanciamento
.
Passamos a fazer várias reuniões online, inclusive com muitos clientes que não estão acostumados com isso. Essa situação nos mostrou que o aspecto humano jamais deve ser esquecido em meio à “digitalização”: tivemos de construir relacionamentos praticamente do zero, com pessoas que nunca encontramos pessoalmente e que não tínhamos a perspectiva de encontrar em um curto prazo. Além de mostrarmos que nossas soluções eram confiáveis o suficiente para serem adquiridos e implantadas à distância, tínhamos de mostrar que nós, como profissionais – e seres humanos – também éramos confiáveis o bastante para ajudá-los na difícil empreitada que é a adequação de processos e continuidade dos negócios em tempos de crise.

Porém, nem tudo foram dificuldades: em muitas empresas que tínhamos obstáculos nos processos normais de vendas, a crise proporcionou uma agilidade que não existia: os clientes também simplificaram seus processos de aquisição para permitir implantações mais rápidas.

Tais benefícios não serão esquecidos e muito provavelmente serão adotados depois que a pandemia passar, seguindo uma tendência global: de acordo com o estudo "Iniciando uma nova era de bem-estar digital", realizado pela Quartz Insights em parceria com a Citrix, a simplicidade é a chave: 84% dos 1.000 entrevistados disseram querer apenas aplicativos intuitivos e fáceis de usar. Ainda, 34,43% deles declararam que a produtividade aumentaria caso lhes fosse permitido o home office, algo que estamos vendo agora na prática.

Em outro aspecto humano, essa crise abriu portas no relacionamento fornecedor-revenda-cliente: contatos que antes eram difíceis por motivos de processos complexos passaram a ser mais frequentes, e gestores se viram cada vez mais próximos dos seus colaboradores que, de fato, seriam os usuários finais das soluções – algo que ajudou nas tomadas de decisões, baseadas na simplicidade, na robustez e na experiência do usuário – algo imprescindível em tempos de trabalho remoto, no qual o “bem-estar digital” deve ser levado em conta.

Todos esses fatos nos mostram que, mesmo em uma época de distanciamento e digitalização, nada substitui o relacionamento humano, imprescindível em uma área tão próxima de pessoas quanto a de vendas.

*Luciana Pinheiro é diretora de Vendas da Citrix Brasil


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar