Brasil,

Covid-19 e a gestão de crise: o que significa o conceito de "Sala de Guerra"?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Primeiramente, as empresas precisam ter muito discernimento do que precisa ser feito, a começar pela “estruturação” de um Comitê de Crise ou de uma Sala de Guerra.

A crise é global, mas cada empresa vive uma realidade diferente. O desafio está em definir o caminho crítico e executar as ações

Os agravamentos da crise econômica causados pela pandemia do coronavírus estão afetando drasticamente os resultados das empresas e, consequentemente, a vida dos gestores. De acordo com uma pesquisa divulgada no dia 24/04 pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) - denominada: Covid-19 (coronavírus) - Gerenciamento de Crises e o Papel dos Administradores nas Organizações - os dados são alarmantes: 90,2% das empresas não estavam preparadas para uma pandemia e muitas delas sequer tinham um plano de gerenciamento de crise. Em contrapartida, a pesquisa revela que, para 22% dos respondentes, a crise também pode gerar oportunidades de inovação e novos negócios.

Para Frank Sowade, CEO da Aktos Consultoria, o momento exige de todas as empresas uma postura diferente e ainda mais focada em resultados. Ele aponta que o primeiro passo para o gerenciamento dessa crise está no claro discernimento do que precisa ser feito e, depois, na "estruturação" de um Comitê de Crise ou de uma Sala de Guerra. "A estruturação de uma sala de guerra depende de três fatores, a saber: do momento da empresa e do mercado, da existência de um planejamento estratégico anterior à sua estruturação e, principalmente, do diagnóstico prévio. Ela deve ser entendida com as seguintes vertentes: a gestão do dia a dia do negócio, a gestão de um projeto específico ou a gestão de crise, como o momento pelo qual passamos agora. Ou seja: o foco atual e de maior peso é o momento do mercado, mas este não pode ser visto de forma isolada e não há solução ou caminho único para que uma empresa atravesse esta fase de forma segura e, principalmente, à termine fortificada", ele argumenta.

Frank explica que o conceito da "Sala de Guerra" é simples: reunir em um único local as pessoas e informações relevantes para a definição da estratégia, monitoramento das ações e tomada de decisões de forma organizada, contínua e disciplinada. A realização das tarefas acontece em um nível operacional. "A crise é global, mas cada empresa vive uma realidade diferente. O desafio está em definir o caminho crítico e executar as ações", ele diz.

"A primeira ação a ser realizada é a elaboração de um diagnóstico. Rápido, mas preciso o suficiente e que informe tanto o fluxo de criação de valor da empresa como forneça um mapa de maturidade dos principais processos. Este é o ponto de partida. Com o primeiro, analisam-se os desvios e determinam-se as causas-raízes, seguidas da elaboração e do monitoramento do plano de ação. Com o segundo, determinam-se os potenciais de melhoria. Finalmente, a revisão do planejamento estratégico se torna uma consequência deste ciclo", ele finaliza. De acordo com os métodos de Sowade, o conceito de Sala de Guerra desenvolvido pela Aktos permite que as melhores competências individuais trabalhem de forma sinérgica e alinhadas às demandas da empresa nos dois níveis e ainda reforça que, neste momento, o foco é superar a pandemia com um retorno robusto às atividades e simultaneamente estar alinhado ao planejamento estratégico da empresa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar