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Noções básicas de marketing podem alavancar negócios

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Noções básicas de marketing podem alavancar negócios

Coordenador da Anhanguera traz dicas que podem ajudar empresas que desejam se destacar no mercado, fidelizar clientes e projetar crescimento

O dia do profissional de marketing é celebrado em 8 de maio. A data, além de homenagear quem escolheu a carreira, também pode provocar uma reflexão sobre a maneira de criar, vender, desenvolver estratégias e projetos. O profissional de marketing pode contribuir com o crescimento de organizações de qualquer área de atuação e suas estratégias, quando bem planejadas e executadas podem ajudar a fidelizar clientes e alavancar a renda.

O marketing sempre atua de olho no mercado e nas forças da própria empresa para projetar um crescimento saudável. O setor já é fundamental, mas deve ganhar ainda mais força após a pandemia, com a busca por recuperação das empresas, como explica o coordenador do curso de Tecnologia em Marketing da Anhanguera de Niterói, Leonardo Nobre. "Todas as empresas e setores precisaram se moldar ao contexto de pandemia e, quando o isolamento acabar, precisarão de um bom plano de marketing para conseguir se diferenciar e adotar estratégias que elevem o negócio", afirma o especialista.

Para celebrar o dia de sua profissão, o coordenador da Anhanguera de Niterói aponta cinco dicas de marketing para aplicar nas empresas:

Dica 1: Saber forças e fraquezas

É fundamental, para qualquer empresa, esboçar a análise SWOT, ou seja, saber suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Ao ter clareza dos pontos fortes e as oportunidades que se oferecem no mercado, a empresa consegue traçar as estratégias. É igualmente importante saber as fraquezas e ameaças, pois a estratégia também deve trazer possíveis precauções e situações que atrapalhariam o crescimento.

Dica 2: Vender satisfação

Muitas empresas vendem seus produtos ou serviços sem conhecer a fundo a experiência que o cliente tem ao investir. A organização precisa entregar uma satisfação além do que é óbvio. Para exemplificar, uma montadora de veículos de luxo não vende apenas um carro, afinal, todas as outras montadoras do mercado podem vender isso por um preço menor. O que ela vende é a satisfação de estar em um modelo melhor, de andar em um veículo mais potente, mais tecnológico, mais seguro e que causa outro tipo de impacto. É a experiência que pode valorizar o produto.

Dica 3: Feedbacks

A opinião do seu cliente é fundamental. Ao praticar uma venda, pegue o contato do cliente e o acione depois, pergunte o que ele achou após um tempo com o produto. É natural que a empresa insista em uma ideia e acredite que ela está ótima para o mercado, mas apenas quem a consome sabe as necessidades de melhoria. Por isso, é importante ter o feedback dos clientes, saber ouvir e, principalmente, decifrar as críticas. A reclamação será de que o produto não é bom, mas a partir disso é necessário entender os motivos para saber onde melhorar.

Dica 4: Analise seus concorrentes

Saiba quais empresas são suas concorrentes, descubra em quais aspectos o seu negócio pode se destacar em comparação com os demais e saiba que a concorrência sempre vai tentar inovar para atrair os clientes. É importante também se reinventar, mesmo que a sua empresa lidere o mercado.

Dica 5: Construa sua marca

Esteja presente no meio digital, crie um logo, escolha cores que o destaquem, crie a sua marca. As pessoas associam muitos produtos à marca e, nesses casos, tendem a confiar muito mais do que em pequenas empresas que não se preocupam em ter uma identidade. Por isso, é importante construir a sua marca e estar onde está seu público.

"As dicas acima, embora sejam básicas, trarão um diferencial para qualquer empresa. Entretanto, para crescer ainda mais e alcançar os objetivos, o ideal é ter um profissional de marketing que trará estratégias direcionadas ao setor", finaliza Leonardo Nobre.

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: http://www.anhanguera.com.

Sobre a Kroton

A Kroton, que faz parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo, atende ao mercado B2C do Ensino Superior, levando educação de qualidade em larga escala. Presente em mais de 900 municípios em todo Brasil, a companhia conta com 176 unidades próprias, 1.410 polos de ensino a distância e 846 mil estudantes, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar. Transformar a vida das pessoas por meio da educação, formando cidadãos e preparando profissionais para o mercado, é a missão da instituição, que trabalha para continuar concretizando sonhos em todos os cantos do país.


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