Brasil,

Familiarize sua empresa com a nova NR 18

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Daniela Barbará
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

A mensagem foi transmitida pelo vice-presidente do SindusCon-SP, Haruo Ishikawa em evento sobre o tema

As empresas devem ir se familiarizando com a nova redação da Norma Regulamentadora (NR) 18, que entrará em vigor em 10 de fevereiro de 2021. Esta foi a mensagem transmitida por Haruo Ishikawa, vice-presidente de Relações Capital-Trabalho do SindusCon-SP e presidente do Seconci-SP (Serviço Social da Construção), na videoconferência sobre o tema, realizada pelo Sinduscon-DF e pelo Seconci-DF, em 28 de abril – Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho.

A um público de cerca de 80 participantes que assistiram a videoconferência na íntegra, Ishikawa e a engenheira Juliana Moreira de Oliveira, gerente de Segurança do Seconci-SP, detalharam as novidades da nova NR 18 que estabelece as exigências de saúde e segurança do trabalho na atividade da construção civil.

Depois de historiar o processo de elaboração por consenso do novo texto da NR 18 em 2019, o vice-presidente do SindusCon-SP destacou que ela deixará de ser uma norma de aplicação e passará a ser de gestão. “A NR 18 determinará o que deve ser feito e não mais detalhará como se deve proceder”, afirmou.

Ishikawa enfatizou que passará a ser da empresa contratante a responsabilidade de elaborar o PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos, que substituirá o PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção) e o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais). Em consequência, as empresas subcontratadas deverão repassar seus inventários de riscos para a contratante principal. Os PCMATs em andamento continuarão válidos até a conclusão das respectivas obras.

Diversos aspectos da nova redação foram destacados por Ishikawa: o fim dos tubulões de ar comprimido a partir de 2023, a proibição de executar tubulões escavados manualmente com mais de 15 m de profundidade, o fim da obrigatoriedade de colocação de bandejas de proteção que só devem ser instaladas caso propostas por profissional legalmente habilitado, e a proibição de uso de contêineres marítimos para utilização em áreas de vivência dos canteiros de obras, entre outros.

Conheça as principais mudanças da nova NR 18.

Lançada a Canpat 2020

No mesmo dia, a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e a Fundacentro lançaram a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Canpat 2020), visando sensibilizar a sociedade para a adoção de uma cultura de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

A Canpat foi lançada durante uma live, transmitida pelo Canal do YouTube da Escola Nacional da Inspeção do Trabalho (Enit). Durante a live, além das ações da Inspeção do Trabalho, também foram abordados temas referentes à prevenção na construção civil, atuação dos médicos do trabalho e os efeitos globais da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus nas relações de trabalho.

A CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), representada pelo vice-presidente de Política de Relações Trabalhistas, Fernando Guedes Ferreira Filho, participou do evento abordando o tema “Prevenção na Construção Civil”. Na ocasião ele também prestou homenagem às vítimas de acidente de trabalho naquele Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho.

Com mais de 700 participantes, o lançamento da Canpat 2020 contribuiu para uma reflexão sobre segurança e saúde do trabalho nesse momento de pandemia.

A abertura foi conduzida pelo secretário de Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Dalcolmo, e pelo presidente da Fundacentro, Felipe Portela. Participaram, entre outros, o auditor fiscal da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério da Economia, Luiz Carlos Lumbreras, e o auditor fiscal da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério do Trabalho, José Almeida Martins de Jesus Junior.

Sobre o SindusCon-SP

O SindusCon-SP é a maior associação de empresas da indústria da construção na América Latina. Congrega 850 construtoras associadas e representa as cerca de 50 mil empresas de construção residencial, industrial, comercial, obras de infraestrutura e habitação popular, localizadas no Estado de São Paulo. Tem sede na capital paulista, e representações em nove regionais e uma delegacia nos principais municípios do Interior. A construção paulista representa 27,6% da construção brasileira, que por sua vez equivale a 4% do PIB brasileiro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar