Brasil,

Como ser um líder que motiva a equipe?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Adriane Galdino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Erika Linhares, executiva especializada em soft skills e pedagoga, dá dicas de como engajar a equipe

Como um líder deve motivar a própria equipe? A motivação vem de dentro de cada um. Ninguém consegue transferi-la para o outro. O que se deve fazer é estimular. Mas como estimular?

A primeira coisa a se preocupar é com a parte comportamental porque, afinal de contas, a pessoa estar motivada vem do comportamento dela, de como ela vê as coisas.

Veja alguns pontos abaixo destacados por Erika Linhares, executiva especializada em soft skills e pedagoga, que são fundamentais para motivar a equipe.

Lealdade

Existe lealdade dos seus colaboradores com o líder? Sem lealdade, não há engajamento, nem motivação. O líder precisa estimular que eles sejam leais aos objetivos da empresa. Leandade não tem a ver com gostar necessariamente do líder, mas sim ser leal com o que se comprometeu a fazer e respeitar a instituição em que atua. O colaborador deve se perguntar: "É isso mesmo que eu quero? O que estou fazendo está de acordo com os propósitos e objetivos da empresa?"

Crie um time

Pessoas não são seres individuais em uma corporação, elas fazem parte de um todo, de um time e de um objetivo em comum. É importante que o líder estimule o espírito de equipe e que cada um entenda que sempre pode ter algo a contribuir. Ora ela ajuda ora ela será ajudada.

As pessoas não conseguem ser motivadas se não estiverem inseridas neste contexto. A integração é fundamental. Ensine-os a serem empáticos, a se colocarem no lugar do outro, a ajudar. Eles precisam ser parceiros. Se o colaborador se sente abraçado na equipe, facilmente irá se motivar.

Acompanhe e seja um líder justo

O ideal é que o líder fique próximo dos seus colaboradores nas atividades e entregas dentro dos prazos. O acompanhamento é fundamental para que ele se sinta motivado. Por isso, é ufundamental dedicar tempo para gerir a equipe.

Se a tarefa está sendo feita da maneira errada, sente junto e ajude a pensar em uma solução. O mesmo vale para aquele que está contribuindo super bem e nunca se sente reconhecido pelo trabalho. Dê feedbacks. Com isso, o líder corrige a rota e acelera cada vez mais a equipe a dar o melhor de si.

Celebre

Faça pequens comemorações de acordo com cada conquista. A comemoração genuína que se justifica é a gasolina para manter todos motivados a continuarem firmes até o objetivo final.

Sobre Erika Linhares: Executiva especializada em comportamento e cultura dentro de organizações, chegou a ser sacoleira aos 15 anos quando o pai, dono de uma imobiliária, perdeu tudo na década de 90. Trabalhou ainda na área pública na Prefeitura de Sete Lagoas, em Minas Gerais. Depois de entrar na faculdade de pedagogia, começou a carreira no sistema privado aos 19 anos, ganhando R$ 350 reais como atendente de loja. Vinte anos depois, deixou o mercado corporativo como diretora nacional de uma das maiores empresas do Brasil, a Tim, para atuar como gestora de carreiras em sua empresa, a B-Have. Mais de 15 mil pessoas e 600 parceiros comerciais passaram pela gestão da executiva.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar