Brasil,

Em home office somos todos iguais - como e por que a pandemia tem promovido mais inclusão das pessoas com deficiência ao mercado de trabalho?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Isadora Leone
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Carolina Ignarra, da Talento Incluir

A pandemia global devido ao Covid-19, apesar de todo sofrimento e seriedade, também está vem trazendo transformações, em especial no mundo do trabalho. O desafio de adotar o home office como saída trouxe uma constatação muito importante: "em home office somos todos iguais!"

É por igualdade de direito ao trabalho que Lei de Cotas foi criada há 28 anos e tem feito muito mais que apenas exigir números de contratação de pessoas com deficiência dentro das empresas. Porém, mesmo com a lei, menos de 1% das pessoas com deficiência no país [cerca de 45 milhões] estão no mercado com carteira assinada, de acordo com dados do Ministério do Trabalho e IBGE. A inclusão ainda vem passando por desafios.

Nesse momento de pandemia, as pessoas estão colaborando com sua força de trabalho diretamente de suas casas os gestores estão percebendo que pouco importa a cor da sua pele ou a deficiência que possuem e sim a sua capacidade de cumprir com suas funções, à distância.

Durante a quarentena, a contribuição de cada trabalhador tem se provado uma forte aliada da saúde dos negócios. Cada trabalho vale! Depois da pandemia, as empresas entenderão que o correto será contratar as pessoas muito mais pelos seus talentos do que por suas deficiências, simplesmente para atender às exigências da Lei de Cotas. Talvez, a Lei de Cotas nem seja mais necessária!

Para falar sobre o tema, sugerimos uma entrevista com Carolina Ignarra, cadeirante e sócia fundadora da Talento Incluir, uma consultoria que já colaborou com a inclusão de mais de 7 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho, além de levar a cultura de inclusão corporativa para mais de 300 empresas no Brasil, de diversos setores da economia.

Sugestão de perguntas para a entrevista:

1- De que forma o home office tem ajudado a incluir as pessoas com deficiência no mercado de trabalho?

2 - Por que encontrar e manter profissionais com deficiência entre os funcionários ainda é considerado um grande desafio pela maioria das empresas?

3- De que forma a Talento Incluir Empresas atua para levar e transformar a cultura de inclusão às empresas?

4- Quais os setores que mais investem na cultura de inclusão?

5- Como é o mercado de trabalho para pessoas com deficiência e como deverá ficar após a pandemia?

6- Trabalhar em home office pode ser uma alternativa para ampliar a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho?

7- Em geral, as empresas estão mais preocupadas em cumprir a lei ou realmente se dedicam a receber as pessoas com deficiência?

8- É necessário ou importante inserir a informação sobre deficiência no currículo? Como isso pode ser feito?

9 - Como as empresas podem se tornar inclusivas de fato?

10 - Qual a importância da Lei de Cotas na inclusão?

Sobre a Talento Incluir

A Talento Incluir é uma consultoria que promove a relação entre profissionais com deficiência e o mercado de trabalho. Desenvolve projetos de consultoria, treinamento, seleção e retenção, de profissionais com deficiência, além de preparar as empresas para melhor atender a esse perfil de consumidor. Fundada em 2008, a Talento Incluir já proporcionou emprego mais de 7 mil pessoas com deficiência a partir de uma preparação exclusiva e diferenciada. Além disso, aplicou programas de treinamentos diferenciados para formar cultura inclusiva em mais de 300 empresas de diversos setores em todo Brasil, como Mercado Livre, Syngenta, Gol, Carrefour, Grupo Boticário, Raia Drogasil, Bradesco, Tereos, PwC PricewaterhouseCoopers, GRU Airport, AccorHotels entre outras.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar