Brasil,

5 dicas de como evitar o churn em tempos de crise

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camila Borba
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Fabio Saporiti Fabio Saporiti

*Por Fabio Saporiti

Para contextualizar, antes de tudo vamos entender exatamente do que estamos falando: churn nada mais é do que a desistência de um serviço. Essa é uma métrica muito utilizada, por exemplo, por empresas de Software. A taxa de churn, quando empregada corretamente, pode ser uma excelente métrica para conhecer a saúde da sua empresa. Para calcular o “churn rate”, basta dividir o seu número de desistentes do mês pelo total de assinantes da sua base, ou o total de receita dos desistentes pelo total de receita da sua base.

Inúmeros são os motivos que levam os clientes a desistirem dos serviços, sendo os principais: financeiros, de relacionamento com a empresa, entre eles qualidade no atendimento e qualidade nos serviços oferecidos, e ainda relacionados a fraudes. Mas, num momento de crise, como o que estamos vivendo atualmente com o coronavírus, temos certamente um potencial maior de churn por motivos financeiros.

Então, de que forma podemos evitar o churn?

1 - Ensine seu cliente a utilizar o seu serviço de forma correta: assim, existe uma grande chance do cliente entender todas as nuances do seu serviço e poder potencializar o seu uso, agregando valor e mantendo o relacionamento.

2 - Melhore o relacionamento com o seus clientes: categorizar e oferecer um atendimento mais próximo cria laços de fidelidade com seus clientes. Clientes Premium, Enterprise e Gold agregam muito valor ao seu negócio. Aposte nisso!

3 - Pesquisa de satisfação: entender qual a percepção do seu cliente e como ele enxerga sua empresa pode dar bons insumos para melhorias de feature e relacionamento.

4 - Tenha um excelente suporte ao cliente: disponibilizar vários canais de atendimento e melhorar seu SLA (em português, ANS – Acordo de Nível de Serviço) traz confiança e credibilidade.

5 - Identifique clientes com propensão ao churn: crie mecanismos para entender em que nível de consumo da sua solução seu cliente está. Entenda possíveis quedas no engajamento dos clientes e atue proativamente. Entenda porque o cliente está deixando de utilizar sua solução e traga propostas de ajuste conforme a necessidade dele – se for tecnicamente viável, é claro.

E, para finalizar, tenha sempre uma carta na mão. Quando seu cliente intencionar a desistência do seu serviço, ofereça algo que agregue valor ao que ele já consome, uma feature nova ou um canal de atendimento diferenciado – isso sempre traz engajamento ao cliente. Temos que ter em mente que cancelamentos sempre vão ocorrer, mas sabendo que constantemente a sua empresa deve estar se reinventando, seja trazendo novas features para seus produtos, seja na qualidade do seu atendimento, o risco de churn sempre poderá minimizado.

*Fabio Saporiti é Head de Marketing da startup Juno.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar