Três dicas de marketing para o contador se destacar no mercado
Conhecimento do cliente, diversificação de portfólio e desenvolvimento pessoal são um dos temas que ajudam o profissional contábil a ser mais estratégico
Investir no planejamento tributário e fazer uma boa gestão dos processos contábeis é um diferencial competitivo para qualquer empresa. E neste contexto, o papel do contador ganha cada vez mais destaque e coloca este profissional no centro da gestão estratégica dos negócios.
Se de um lado existem oportunidades para atuar de forma consultiva, na outra ponta está uma concorrência acirrada já que, segundo o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o Brasil tem mais de 318 mil contadores e cerca de 200 mil técnicos contábeis registrados. Pensando nisso, a ao³, uma marca nova e independente, que nasceu para potencializar negócios de micro, pequenas e médias empresas, listou algumas dicas de marketing para ajudar o profissional da contabilidade a se diferenciar no mercado. Confira:
1. Conheça o seu cliente
O primeiro passo de uma estratégia de marketing de sucesso é definir qual o perfil do seu público. E como fazer isso? Analisando a sua base de dados, aplicando pesquisas e conversando com os seus clientes. Por exemplo, vamos supor que após essa fase inicial, fique claro que a maior parte da sua base é formada por pequenos varejistas de material de construção. Considerando essa informação, você pode aperfeiçoar o seu conhecimento do setor e ter ofertas alinhadas com os reais desafios deste público. A sazonalidade é um fator crítico neste segmento e você pode ajudá-lo no planejamento orçamentário para que a empresa mantenha a sua saúde financeira o ano todo. Mas contador pode prestar esse tipo de serviço? Isso nos leva para o segundo ponto.
2. Diversifique o portfólio de produtos
Investir na diversificação do portfólio é uma forma de mostrar que você pode ser eficiente em outras atividades, além da contabilidade. O contador tem um profundo conhecimento das finanças de uma companhia e os insumos necessários para apoiar na elaboração do planejamento financeiro, por exemplo, considerando todo o cenário tributário do setor em que a empresa atua. Por que não apostar nesta frente para se diferenciar e agregar mais valor para sua relação com o cliente? Também é possível prestar serviços de consultoria empresarial e jurídica e definição de processos organizacionais.
3. Aposte no marketing pessoal
Trabalhar o seu marketing pessoal é importante para mostrar as suas habilidades e o valor da sua profissão. Crie um plano de desenvolvimento da sua imagem e defina quais aspectos do seu perfil e trajetória profissional podem ser ressaltados. Feito isso, invista em conteúdo relevante nas redes sociais e mantenha-se ativo em comunidades virtuais. Marque presença nos eventos e encontros para, além de manter-se atualizado, estabelecer novos contatos, o famoso networking. Trocar experiência com outros profissionais, que não precisam ser necessariamente pessoas da área contábil, enriquece a sua rede de contatos e colabora com o seu aprendizado e desenvolvimento. Tudo isso aumenta a sua credibilidade, podendo gerar novos negócios por meio de indicações e valorizar o seu nome e do escritório no mercado.
Sobre ao³
Uma marca nova e independente, ao³ nasceu para potencializar negócios de micro, pequenas e médias empresas.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário