Brasil,

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camilla Ginesi
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

ConvertKit/Unsplash ConvertKit/Unsplash

Organizar um espaço de trabalho adequado, planejar o dia, dar atenção à comunicação e ter responsabilidade com as tarefas são fatores importantes no trabalho remoto

Nas últimas semanas, o home office se tornou realidade para muitos ao redor do mundo. Porém, essa prática ainda não é tão comum entre os profissionais brasileiros. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018 (bem antes do atual momento de distanciamento social), apenas 5,2% dos trabalhadores ocupados davam expediente à distância, excluindo empregados do setor público e domésticos.

No entanto, alguns fatores, como criar um ambiente adequado e ter uma visão clara dos objetivos a cada dia de trabalho, podem ajudar qualquer profissional a se adaptar à nova rotina e tirar o máximo proveito do home office.

Shelley Osborne, vice-presidente de aprendizado da Udemy, o maior destino para cursos online do mundo, compartilha essas e outras dicas num curso gratuito, disponível em inglês na plataforma, intitulado “Melhores práticas para trabalhar de forma remota”.

Veja abaixo quatro dicas da executiva – que todo profissional que quer se adaptar melhor ao trabalho remoto pode seguir.

1. Crie um ambiente de trabalho adequado

Trabalhar em home office não significa simplesmente levar o computador para casa e dar expediente como se estivesse no escritório. As diferenças são muitas. Por exemplo, em casa, não há um espaço designado especificamente para o trabalho.

Por isso, é importante criar um espaço separado do restante das outras pessoas que moram no local – para uma melhor adaptação ao trabalho remoto e um dia de trabalho mais produtivo, sem dificuldades e distrações. Um escritório ou mesmo uma escrivaninha são alguns exemplos de espaços ideais.

Evite trabalhar nas áreas da casa onde acontecem atividades cotidianas, como uma sala de estar ou um quarto compartilhado. Também não é recomendado trabalhar sentado(a) na cama, já que vários estudos indicam que isso pode atrapalhar o sono e acabar afetando a saúde.

Uma vez escolhido o local, o arrume com todos os objetos necessários, como canetas e uma garrafa d’água, para evitar sair com muita frequência. Além disso, é importante combinar com a família ou os outros moradores a forma de interação mais adequada durante o expediente. Afinal, trabalhar de casa não significa estar disponível o tempo todo.

2. Planeje e estruture o seu dia

Crie uma agenda com as tarefas e os assuntos mais importantes do dia, incluindo entregas e próximos passos, para saber como priorizá-las. Dessa forma, é possível aproveitar ao máximo as horas de trabalho e definir quanto tempo é necessário para executar cada atividade.

Também é recomendado elencar todas as reuniões agendadas, a fim de distribuir as outras tarefas pelos outros horários e, dessa forma, trabalhar da forma mais fluída possível e evitar interrupções inesperadas.

Além disso, faça pausas para se manter produtivo. Uma boa ideia é programar um alarme, com o objetivo de não se esquecer de fazer intervalos. Reserve esses momentos para se levantar, caminhar um pouco e clarear a mente.

Para quem lidera equipes, é importante definir objetivos, distribuir tarefas e garantir que todos estejam a par das entregas e prazos. Também é necessário manter um fluxo constante de feedback.

3. Dê atenção especial à comunicação

A comunicação é um dos fatores mais importantes para que o trabalho seja bem feito, principalmente à distância. Por isso, é importante que o profissional disponibilize mais de um canal de comunicação pelo qual pode ser acionado, tanto para os seus líderes quanto para os seus colegas de equipe. Por exemplo, Microsoft Teams e WhatsApp. Em tempos de isolamento social, é necessário fazer esse esforço para manter uma comunicação fluida.

Os gestores devem considerar reuniões pontuais e regulares, diária ou semanalmente, com as suas equipes. Só não vale esquecer de compartilhar o link para que todos participem das conversas virtuais, evitando perder um tempo precioso até que todos estejam conectados. Além disso, ferramentas como o Google Docs possibilitam executar trabalhos em conjunto.

Outra ideia é organizar conversas ou reuniões sociais mais informais para criar momentos de lazer e descontração com os colegas – uma espécie de “pausa para o café” virtual. Algumas plataformas inclusive possuem um “coffee status”, que conecta dois funcionários de uma mesma empresa de forma aleatória – uma boa opção para que os colegas se conheçam melhor neste período.

4. Seja responsável com as suas tarefas

Todo profissional tem uma série de obrigações que precisam ser seguidas em qualquer situação, seja presencial ou remotamente. É essencial que todos compreendam que elas continuam em vigor mesmo quando o trabalho é remoto.

Dessa forma, em tempos de isolamento social, é especialmente importante assumir responsabilidades e liderar pelo exemplo. Os chefes precisam transmitir confiança aos funcionários e afastar a ideia de que trabalhar de casa pode afetar a eficiência da equipe.

Sobre a Udemy:

Com a missão de melhorar vidas por meio da aprendizagem, a Udemy é o maior destino para aprendizado online do mundo que ajuda estudantes, empresas e governos a adquirir as habilidades necessárias para competir na economia atual. Milhões de estudantes estão dominando novas habilidades com a ajuda de 57.000 instrutores especializados, que ensinam mais de 150.000 cursos online em assuntos que vão desde programação e data science até liderança e habilidades de gestão. Para as empresas, a Udemy for Business oferece uma plataforma de treinamento e desenvolvimento de funcionários com acesso a mais de 4.000 cursos, avaliação do aprendizado dos funcionários e a possibilidade de hospedar e distribuir conteúdos das próprias empresas. A Udemy for Government foi desenvolvida para capacitar os trabalhadores e prepará-los para os empregos do futuro. 80% das empresas presentes na Fortune 100, lista das maiores empresas americanas feita pela revista Fortune, confiam na Udemy para capacitar os seus funcionários. A Udemy é uma empresa de capital fechado com sede em São Francisco (Estados Unidos), com escritórios em Denver (Estados Unidos), Brasil, Índia, Irlanda e Turquia. Entre os investidores da Udemy, estão Insight Partners, Prosus (Naspers Ventures), Norwest Venture Partners e Stripes.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar