Brasil,

Como gerir equipes a distância em tempos de pandemia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lívia Martins
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Especialista do Centro Universitário Senac sugere iniciativas para gestores conduzirem equipes em home office

Com a recomendação do isolamento social como alternativa para a prevenção da propagação do Covid-19, o home office dos funcionários foi a solução adotada por algumas empresas para continuar a operação no período de quarentena. Porém, se o trabalho remoto é bem absorvido por algumas pessoas, para outras pode ser um desafio, principalmente aos que ocupam um cargo de liderança.

Confira as sugestões de Lupércio Aparecido Rizzo, coordenador do curso Gestão de Recursos Humanos, do Centro Universitário Senac – Santo Amaro, para os gestores conduzirem e estimularem as equipes em home office.

1) Comunicação com a equipe home office

O gestor deve ser assertivo e pontual nas comunicações. É desejável criar uma rotina com horário para despachar (tratar) os assuntos com os colaboradores e não ficar mandando recados no decorrer do dia.

Não é recomendável encher a caixa de e-mail do colaborador para não correr o risco de perder informações importantes. Além disso, é preciso respeitar horário de trabalho, fim de semana e procurar ser democrático e transparente para não criar ruídos na equipe.

2) Iniciativas para manter o time engajado e estimulado?

As ações para manter os colaboradores engajados e estimulados no home office não diferem do ambiente presencial. É preciso transmitir palavras de incentivo, reconhecimento e elogio.

A melhor maneira para estimular o colaborador é respeitá-lo no âmbito profissional e pessoal. Devemos levar em consideração que cada pessoa tem o seu tempo e o gestor deve organizar uma rotina que não faça o colaborador atuar fora do horário de trabalho comercial.

Para engajar é importante proporcionar todos os suportes tecnológicos para atuar remotamente e principalmente ouvir com atenção a opinião do colaborador. Mesmo a distância, precisa criar o pertencimento do colaborar para a empresa.

3) Posturas do gestor para a realização de reuniões online?

Neste momento devemos ponderar e até flexibilizar algumas questões de dress code num ambiente home office. Devemos considerar que as famílias estão em casa em outra condição.

Porém, é necessário nos prepararmos para trabalhar e cuidar da apresentação pessoal, ou seja, não podemos trabalhar de pijama, por exemplo.

Mas é importante prezar por um ambiente adequado para participarmos de reuniões virtuais como estarmos em um local tranquilo, silencioso e que não tenha decoração carregada e com questões ideológicas ao fundo.

Durante reuniões home office é importante que você mantenha o foco para manter a sua concentração e dos demais participantes da conversa.

Precisamos ter cuidados com animais de estimação no ambiente da reunião. O pet passando ao fundo pode ser fofo, mas pode tirar a atenção dos demais participantes e desvirtuar a pauta proposta.

4) Como checar a produtividade da equipe a distância?

Assim como no trabalho presencial, o gestor precisa estabelecer prazos e métricas. Conforme o cargo e função do colaborador, o gestor deve mensurar a qualidade e, em alguns casos, a quantidade das entregas.

5) É positivo o gestor criar momentos de descontração e sugerir cursos online para a equipe?

O ideal seria o gestor reservar cerca de 30 minutos para descontrair com os colegas durante o horário de trabalho. Também é positivo a sugestão de cursos online, webinar e podcast. Porém, o gestor deve ter moderação e cuidado para não impor a participação do colaborador em uma atividade.

Devemos levar em consideração que não estamos apenas em home office, mas em “life office” com toda a família confinada. É preciso humanizar o ambiente virtual e sempre que possível enviar mensagens via áudio, fazer conferência para olhar os colegas de trabalho.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar