O indispensável papel do seguro nos momentos críticos
Para situações excepcionais, medidas excepcionais. Na sua “Carta Aberta para o mercado de seguros, à sociedade e à imprensa”, a Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor) manifestou reconhecimento a algumas seguradoras que sensibilizam com o momento difícil que passa os consumidores brasileiros. Havia, até então um apelo da própria Fenacor e também do Sincor-SP em suas redes sociais de que as companhias pudessem não aplicar, sobretudo em contratos de seguros de vida, cláusulas de exclusão ou restritivas de direitos relacionadas às epidemias ou pandemias.
O que esperava das seguradoras é a compreensão de que, numa situação incomum com a vida correndo risco iminente, pudessem oferecer cobertura para sinistros decorrentes do coronavírus. Companhias como a Previsul, MAG Seguros e Liberty deram uma demonstração de total solidariedade aos seus clientes, ao garantir o bem mais precioso da humanidade: a vida!
A partir de agora, espera-se que as demais seguradoras abram uma honrosa exceção, assumindo o compromisso de não aplicar cláusulas de exclusão nos contratos. O país vive um momento de crise. A pandemia mostrou seu poder devastador de dizimar famílias e pessoas de todas as faixas etárias. Solidariedade e responsabilidades social são duas expressões que, concretizadas em atos genuínos, podem levar amparo e proteção à sociedade. E o setor de seguros assume um papel estratégico nesse difícil cenário.
Uma boa notícia, enfim, em meio à crise causada pelo Covid-19 surge de Brasília. O deputado federal Lucas Vergílio (Solidariedade/GO) elaborou projeto de lei que altera a Lei 10.406/02 (Código Civil) para incluir nas coberturas de seguros de vida, eventos decorrentes de epidemias ou pandemias. Segundo a proposta, o segurador não pode eximir-se ao pagamento do seguro, ainda que da apólice conste a restrição, se a morte ou a incapacidade do segurado estiver relacionada ou ocorra em consequência, direta ou indireta, de epidemias ou pandemias, mesmo que declaradas por órgão competente.
A iniciativa do deputado Lucas oficializa uma situação que, embora afastada de qualquer raciocínio lógico, manifesta-se de tempos em tempos – mesmo no longo prazo espaçado por décadas – e atinge um número extraordinário grande de pessoas e os consumidores que precisam de proteção. O mercado segurador é um dois pilares do desenvolvimento econômico e social e deve oferecer sua valiosa contribuição em períodos críticos como esse da pandemia do coronavírus.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário