Relacionamento com o cliente é aposta do mercado para melhorar a retenção de clientes
Reter clientes é a última chance antes de se perder definitivamente o cliente, a aposta é investir no pós vendas e no relacionamento, para evitar chegar a este ponto.
Entender o cliente, e manter a atenção nele, é muito mais barato e eficiente do que tentar reter o cliente quando ele já se mostra insatisfeito
Algumas empresas possuem uma área chamada "retenção de clientes" que visa, ser a última barreira, antes de perdê-lo definitivamente.
No entanto, nesse momento, em que o cliente já está insatisfeito ( e muitas vezes já contratou outro serviço ), esta tarefa fica quase impossível.
Então, como manter o cliente e evitar que ele fique insatisfeito?
Pós-vendas, que deve se iniciar deste o primeiro momento após a aquisição do serviço é a chave para esse sucesso.
O empresário e especialista em relacionamento com o cliente, Ranieri Slemer, da eCRM, explica que o sistema de CRM da empresa, tem que possibilitar uma visão 360o graus, e não apenas no momento da venda. Assim o pós vendas se inicia, "desde sempre"..
"Esse é o maior erro atualmente das empresas, de investir apenas para conquistar o cliente" e esquecer que é preciso manter esse investimento durante toda a vida do cliente.
No entanto, fazer isso sem um sistema unificado, ou com um processo cheio de planilhas Excel ou controles manuais é uma tarefa dificílima, para não se dizer impossível.
O diretor comercial da eCRM, comenta que, as empresas que ainda possuem processos "frankeinstein", cheios de remendos, com vários softwares, e sem integração, estão no passado.
Com a retomada do mercado, quem não estiver preparado irá perder o momento da retomada das vendas.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário