Brasil,

Previdência complementar para municípios: dificuldade ou oportunidade?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Segundo análise, regime de previdência complementar pode ser uma oportunidade se for inserida nos debates do processo eleitoral de 2020 ou implementada antes disto

A reforma da previdência foi promulgada recentemente pelo Congresso Nacional e, embora a Emenda Constitucional aprovada não contemple alterações imediatas na previdência dos servidores municipais, estabelece que no prazo de dois anos deverá ser instituído o regime de previdência complementar - RPC para os entes públicos que possuem regimes próprios de previdência social.

O estabelecido significa que a maioria dos municípios deverá oferecer planos de previdência complementar para os novos servidores públicos. No Rio Grande do Sul, o regime de previdência complementar foi instituído em 2016, sendo o Estado um dos primeiros a atuar nesta questão.

"Em que pese que, agora, os municípios gaúchos têm o prazo máximo de dois anos para o cumprimento da obrigação, o fato de estarmos em ano eleitoral, ao mesmo tempo que pode ser interpretado como uma dificuldade, pode também ser enxergado como uma oportunidade, quando olhada sob o prisma de que o cidadão pagador de impostos não aguenta mais o peso das finanças públicas nas suas costas", afirma Danielle Cristine da Silva, Diretora-Presidente da RS-Prev.

Segundo a presidente, ao invés de ser um entrave a superar, a instituição do regime de previdência complementar pode ser uma oportunidade se for inserida nos debates do processo eleitoral de 2020 ou implementada antes disto.

Na análise de Danielle, a instituição do regime de previdência complementar, além de permitir um alívio imediato para as contas municipais, abrangerá apenas os novos servidores que ingressarem no serviço público a partir do ato de instituição do regime.

"É um engano achar que instituir o RPC agora seria um desgaste, porque o ajuste fiscal já passa a ser imediato, mediante diminuição da alíquota patronal sobre a remuneração mensal que excede o teto do RGPS, atualmente fixado em R$ 6.101,06", explica a presidente.

Além disso, de acordo com ela, a reforma da previdência demonstra que muitos servidores públicos estão "correndo atrás de suas aposentadorias". Assim, a gestora questiona: "O que farão os novos gestores? Buscarão novos servidores para reposição nas mesmas regras atuais, sem a limitação do teto do RGPS? Quanto mais cedo instituírem o RPC, menos comprometerão as finanças dos seus municípios com altas despesas de folha de pessoal e, consequentemente, mais recursos sobrarão para investimento no coletivo do município".

A presidente prossegue, afirmando que "não é falta de atitude, e sim a falta de conhecimento que tem barrado o avanço desta agenda", já que, segundo ela, "quando se entende do assunto, ficam claras as vantagens".

Ainda conforme a gestora, tudo depende do ponto de vista que se quer ter. "Aliás, Albert Einstein em sua sabedoria já dizia: no meio da dificuldade, encontra-se a oportunidade", finaliza.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar