O impacto da Lei Anticrime e LGPD sobre as investigações corporativas
Especialistas debatem cautelas para investigações internas do ponto de vista técnico e legal, considerando as recentes alterações legislativas introduzidas, sobretudo, pela Lei Anticrime e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)
As tendências e preocupações sobre produção e custódia de provas em investigações corporativas estiveram em pauta, no último dia 5, em um debate promovido pela GRC Solutions e KLA Advogados. Especialistas no assunto debateram as principais cautelas para investigações internas do ponto de vista técnico e legal, considerando as recentes alterações legislativas introduzidas, sobretudo, pela Lei Anticrime e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Élcio Benevides, CEO da GRC Solutions, e o sócio-diretor de TI da consultoria Sandro Santos Souza dividiram o debate do tema com Vanessa Pirró e Filipe Magliarelli, ambos do KLA Advogados, durante evento que reuniu executivos de compliance, auditoria e área jurídica de diversos setores empresariais.
Para Benevides, as alterações destacadas pelas referidas Leis influenciaram diretamente a condução das investigações corporativas, pois passaram a impor novas diretrizes, principalmente, sobre a etapa de produção (production) de provas e o processo de descoberta de dados.
“A experiência no tratamento das investigações corporativas internas nos alerta para que todas as etapas estejam cuidadosamente resguardadas quanto ao aspecto jurídico: desde a análise de documentos e e-mails - na qual se deve observar a importância da cadeia de custódia - até o processo de coleta de dados sob o limite das informações essenciais para a investigação”, explicou o CEO. “Alta tecnologia e ferramentas adequadas podem definir a validade de uma prova, o êxito de uma investigação interna”, destacou.
O sócio-diretor de TI Sandro Santos Souza, especialista certificado em privacidade e proteção de dados, ponderou sobre alguns pontos de atenção, entre os quais, o legítimo interesse, destacando, sobretudo, a coleta do mínimo necessário de dados e informações para uma determinada finalidade, bem como sobre a importância do monitoramento contínuo das comunicações corporativas.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário