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Brasileiro é o que menos tem seguro para proteção pessoal e familiar, aponta pesquisa

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Claudio Sá
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Levantamento realizado pela seguradora Zurich e Universidade de Oxford em 16 países mostra o Brasil em último lugar no ranking; mulheres são menos protegidas

Ainda é baixo número de brasileiros que têm um seguro para proteção pessoal e familiar e fazem uma reserva financeira para o futuro. Segundo levantamento da seguradora Zurich, em parceria com a Universidade de Oxford, mais da metade (53,9%) não têm nenhum tipo de seguro de vida ou de proteção de renda.

O dado, que consta no estudo global “People Protection: insigths sobre como capacitar uma força de trabalho ágil”, realizado com 18.000 indivíduos (1.145 do Brasil) de 20 a 70 anos com alguma ocupação no mercado de trabalho em 16 países, também mostra que a vulnerabilidade dos brasileiros está acima da média mundial (36%).

De acordo com o levantamento, os brasileiros participantes têm uma renda mensal média de R$ 5.561,90. E quando se faz uma análise da aquisição de produtos, o seguro de vida, por exemplo, é um instrumento de proteção de apenas 8% dos entrevistados. Em outros países como Hong-Kong chega a 35%, na Malásia 31%, e nos EUA 30%.

Em relação ao seguro de proteção financeira, só 4% dos brasileiros entrevistados dizem ter. Bem abaixo quando comparado ao México, onde 40% têm as coberturas para proteger a renda.

Previdência Privada

O estudo também mapeou o total de brasileiros que tem um plano de previdência privada. Dos 1.145 trabalhadores entrevistados, 20% contratou um plano para complementar renda no futuro. Comparado com outros países como Alemanha, Irlanda e Romênia, por exemplo, os brasileiros ficam atrás. Na Alemanha e na Irlanda, 43% têm um plano de previdência privada e na Romênia, 41%.

A coleta de dados online aconteceu de fevereiro a março deste ano com grupos divididos em jovens da geração millennials (20-29 anos), adultos da geração millennials (30-39 anos), adultos da geração X (40-54 anos) e baby boomers (55-70 anos) do Brasil, México, Austrália, Reino Unido, Irlanda, EUA, Espanha, Itália, Alemanha, Suíça, Emirados Árabes Unidos, Malásia, Hong Kong, Romênia, Japão e Finlândia.

A pesquisa pondera que, em alguns países, os produtos têm um menor índice de aquisição porque os trabalhadores contam com proteção social do governo. Porém, ainda assim, há uma tendência de procurarem uma proteção adicional.

Gap de proteção

O estudo aponta ainda que as mulheres estão menos protegidas do que os homens. Das brasileiras que responderam à pesquisa, 59% não têm nenhum tipo de seguro. Entre os homens, o índice é menor e só 50% os têm.

De acordo com o levantamento, o índice de aquisição de produtos de proteção entre os brasileiros fica abaixo da média global que é de 40% entre as mulheres e 33% entre os homens. “No contexto geral, existe uma grande lacuna de proteção tanto para homens quanto para mulheres, quando se fala em seguros. O estudo indica que, globalmente, 2 em cada 5 mulheres, e 1 em cada 3 homens, não estão segurados”, diz Fabiano Lima, diretor de Vida, Previdência e Capitalização da Zurich. “É uma grande oportunidade para orientar as pessoas sobre a importância de uma proteção para a renda familiar e conscientizá-los que seguros e previdência são produtos complementares que garantem o sustento da família”, afirma o executivo.

Sobre a Pesquisa

A pesquisa “People Protection: insigths sobre como capacitar uma força de trabalho ágil”, que traz esses dados mais recentes, é um desdobramento de outro estudo, o “Agile Protection – Proteção social: do frágil ao ágil”, que analisa estratégias de proteção de renda dos indivíduos, divulgado em junho de 2019.

As publicações fazem parte do projeto Agile Workforce Protection, desenvolvido pela Zurich e Universidade de Oxford, que analisa as decisões financeiras e profissionais dos individuos diante das profundas mudanças no mercado de trabalho, e o papel do seguro de vida e da previdência privada no planejamento de longo prazo dos entrevistados dos 16 países.

Em 2020, em uma nova rodada, o estudo vai tratar de outros temas do ponto de vista dos empregadores em um levantamento sobre políticas e práticas em diversos países, e como as circunstâncias específicas de cada país podem estruturá-las.

Posteriormente, a seguradora e a universidade publicarão uma série de recomendações para melhorar a proteção financeira dos indivíduos – inclusive trabalhadores com empregos não-tradicionais. As recomendações serão direcionadas a governos, empregadores, seguradoras e outras instituições financeiras e intermediárias, assim como a indivíduos e famílias.

Sobre a Zurich no Brasil

A seguradora Zurich soma o conhecimento do mercado brasileiro, no qual tem mais de 80 anos de experiência, à expertise internacional em soluções de seguros multicanal. A Zurich atesta solidez financeira e segue rígido padrão global de conduta, praticado em todas as suas operações. Dedica-se a compreender as necessidades dos clientes e oferece soluções para pessoas físicas e jurídicas, de pequenas empresas a multinacionais. Tendo o Brasil na sua estratégia de crescimento, e decidida a contribuir com o desenvolvimento social e econômico do país, visando o médio e longo prazo, a companhia dispõe de produtos e serviços sob medida para este mercado. Saiba mais em www.zurich.com.br.

Zurich Insurance Group (Zurich) é uma seguradora líder multicanal que apresenta soluções para seus clientes e parceiros na esfera local e global. Com cerca de 54 mil colaboradores, fornece uma ampla gama de serviços e produtos em Seguros de Vida e de Ramos Elementares em mais de 210 países e territórios. Entre os clientes da Zurich encontram-se indivíduos, pequenas e médias empresas, assim como grandes empresas e multinacionais. O Grupo está sediado em Zurich, Suíça, onde foi fundado em 1872. O Zurich Insurance Group Ltd (ZURN) está listado no Six Swiss Exchange e tem o Nível I no programa American Depositary Receipt (ZURVY), que é transacionado fora da bolsa no OTCQX. Saiba mais em www.zurich.com.


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