Brasil,

6 dicas de empreendedores para startups inovadoras

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carol Passos
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Piero Contezini - CEO do Asaas Piero Contezini - CEO do Asaas

O Brasil registra um amadurecimento de startups nos últimos anos. O país encerrou 2019 com 10 unicórnios, startups avaliadas em mais de US$ 1 bilhão. Além disso, o Nubank alcançou o status de decacórnio, passando a valer mais de US$ 10 bilhões. Mesmo com cases de sucesso, inovar e superar a média dos cinco anos de sobrevivência ainda é um desafio para a maioria dos empreendedores brasileiros.

Para Piero Contezini, CEO e fundador do Asaas, uma das startups mais inovadoras da América Latina em 2019. as startups têm o diferencial de conseguir otimizar recursos e oferecer soluções a preços competitivos e acessíveis de qualquer lugar do mundo. “A capacidade de disrupção é um diferencial. O empreendedor, no entanto, precisa estar atento, conhecer seu mercado de atuação e não ter medo de mudar, se for necessário”, explica o CEO da fintech de Joinville criada em 2013 e que hoje é uma conta digital para empreendedores. Ele e outros empreendedores contam os segredos para manter uma startup e inovar no mercado:

1) Trabalhe seu networking

Há seis anos trabalhando com empreendimentos inovadores por toda Santa Catarina, Alexandre Souza, gestor do Startup SC, enfatiza que investir relações é essencial para a conexão com clientes ou possíveis clientes. Também, ajuda no fortalecimento da marca, tornando conhecida a ideia do negócio ou resultando em parcerias. Em razão disso, a iniciativa do Sebrae/SC trabalha todos os anos com ações que promovem essa habilidade, como o Meetup Startup SC, que reúne grandes profissionais do mercado, investidores e pessoas interessadas no setor para se conhecerem melhor e ampliarem seu networking; missões internacionais, que conectam os participantes com inovadores ao redor do mundo, e eventos como o Startup Summit, promovendo a união do ecossistema empreendedor de todo o Brasil em Santa Catarina. “Ter na ponta da língua sua área de atuação ou seu pitch faz diferença em encontros presenciais. Mas o mais importante é a qualidade de suas conexões, escutar a outra pessoa e entender como criar uma relação pessoal facilita a prospecção de oportunidades futuras. É importante desenvolver verdadeiro interesse pelos outros”, explica Alexandre.

2) Não tenha medo de pivotar

O aprendizado principal quando se abre um negócio é que se pode e deve ser repensado sempre que necessário. Pivotar nada mais é do que abandonar a hipótese primária do negócio e procurar uma nova oportunidade, não necessariamente relacionada à ideia anterior.

De acordo com Piero Contezini, o próprio Asaas era, no seu início, um software de cobranças voltado especificamente para empresas de tecnologia. “Após percebemos que aquele não era o caminho, pivotamos e mudamos de público. Passamos a atender microempreendedores individuais (MEIs). O negócio cresceu, acrescentamos gestão de pagamentos, melhoramos a usabilidade, ampliamos os serviços para serem acessados também via mobile e hoje somos uma conta digital para empreendedores. Falo por experiência: não tenha medo de mudar, uma validação da ideia é importante para verificar a demanda e também entender o mercado”, explica Piero.

3) Aposte no seu time

Acreditar na capacidade e investir no desenvolvimento da equipe foi fundamental para a que a Effecti, startup de Rio do Sul (SC) especializada em desenvolver soluções para empresas que participam de licitações ajudasse seus clientes a movimentar mais de 15 bilhões em licitações nos últimos três anos. Fernando Salla, CEO da Effecti, explica que quando o time está motivado, se sente valorizado e cresce junto com o negócio.

“Estamos em uma cidade pequena em que muitas vezes é difícil atrair e manter talentos, mas apostamos muito investindo na capacitação do nosso time, garantindo a participação em eventos inovadores em outras cidades, incentivando e apoiando, fazendo uma construção de carreira junto”, explica.

O CEO destaca o exemplo de uma colaboradora que começou na empresa como programadora, tempos depois migrou para a gerência de marketing, e recentemente assumiu o desafio de coordenar um grande evento.

4) Invista em capacitação

Há poucos meses, a Transfeera — startup open banking, de Joinville (SC) — foi selecionada para participar da 2ª edição do Programa de Aceleração Visa 2019. Durante a aceleração, a equipe integrou uma missão ao Vale do Silício. “Antes mesmo da capacitação, a cultura do Vale era bem presente no nosso dia a dia, como métodos ágeis para gestão do nosso produto, temos uma cultura que permite feedbacks, e um espírito descontraído, com horário flexível e muito trabalho em equipe. Mas o contato direto com outra realidade nos possibilitou aprender com as maiores empresas de tecnologia do mundo. No processo, abri meus olhos para coisas simples, que geram muito impacto e que podemos aplicar por aqui”, explica Guilherme Verdasca, CEO da startup. Dentre os aprendizados, Verdasca destaca que: no Vale o valuation é calculado de maneira diferente, eles se preocupam mais com o negócio que está sendo criado, o quanto está crescendo, se os times já vêm trabalhando um bom tempo juntos. O background de cada membro importa muito; ninguém vive sem Linkedin, lá as pessoas estão sempre conectadas; e é necessário ter pensamento global a todo momento, pensando globalmente o produto comercializado e expandir sempre que houver oportunidade.

5) Crie e cultive uma cultura forte

Desde que nasceu, há mais de 10 anos, a Involves, desenvolvedora de soluções para gestão de trade marketing, começou a trabalhar em cima de sua cultura organizacional. “Nunca é cedo demais para se pensar em cultura, começando pela escolha de quem serão os seus sócios, e depois disseminando isso para todas as contratações”, afirma André Krummenauer, CEO da Involves. Para o empreendedor, a cultura tem se mostrado cada vez mais como um fator competitivo no mercado e, enquanto muitas empresas estão em busca da construção da sua cultura, na Involves ela foi construída desde os primeiros dias. “A nossa cultura reflete a verdade do que vivemos todos os dias, e isso só é possível porque temos um time alinhado aos mesmos valores que a empresa”, celebra André. Hoje, a Involves conta com uma pessoa na função de Analista de Experiência e Cultura e com guardiões da cultura, involvidos — como são chamados os colaboradores da Involves — responsáveis por ecoar e manter a cultura por toda a empresa. A Involves, hoje com 250 colaboradores, foi eleita por quatro anos consecutivos como a melhor empresa para trabalhar em Santa Catarina e, em 2019, foi considerada a 5ª melhor de todo o país no setor de tecnologia na categoria de médias empresas, pelo ranking GPTW, mostrando como a manutenção de uma cultura organizacional forte traz benefícios para a empresa.

6) Valide suas hipóteses

“Um dos principais motivos para o fracasso de startups é que muitas perdem tempo, foco e capital desenvolvendo produtos ou funcionalidades que as pessoas não querem ou precisam”, explica o CEO da Motoboy.com, Jonathan Pirovano. Ele revela que, antes de criarem a plataforma em 2013, validaram suas possibilidades de negócio oferecendo o serviço de forma manual. “Testamos a hipótese de que pessoas teriam interesse em solicitar entregas por meios digitais através de um formulário online que permitia chamar um motoboy. Não havia tecnologia por trás, eram apenas e-mails e telefonemas. Após a validação das informações, desenvolvemos a tecnologia e o modelo de negócio que embasa nossa operação até hoje”. A Motoboy.com é pioneira no ramo de aplicativos de entregas ultra-rápidas. Disponível nas versões mobile e web, já soma 130 mil clientes. Com sede em Joinville (SC), realiza atendimentos em diversas cidades do Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar