Brasil,

Black Friday, como impulsionar seu negócio?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Tiago Silva
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

* Por Fábio Iwakura

Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), cerca de 21% dos empresários do varejo e serviços devem aderir à Black Friday do Brasil, que neste ano acontecerá no dia 29 de novembro. O número é maior do que o registrado em 2018, quando apenas 16% dos empresários aderiram ao evento, e o aumento representa um desafio para quem deseja impulsionar seu negócio e ter sucesso nas vendas.

Uma das primeiras dicas é o planejamento antecipado das ações de marketing, que geralmente deve ser elaborado ainda no início do ano, já que a Black Friday se tornou parte do calendário comercial do nosso varejo. Toda empresa que tem a intenção de participar deste evento precisa disponibilizar orçamento específico para investimento em marketing digital com ações em plataformas online, e em comunicação de massa por meio de emissoras de televisão e rádio.

O segundo cuidado dos empresários é focar na gestão de estoque das lojas, já que essa temporada é uma ótima oportunidade para movimentar as mercadorias que estão paradas há um tempo. Nisto, entra ainda a atenção com toda a cadeia logística, porque além de ter o produto em estoque antes de disponibilizá-lo para venda, é preciso garantir a entrega no caso de negociação e-commerce, e ainda se preocupar com o descarte pós-consumo em algumas situações.

Com as ações de marketing planejadas e o estoque conferido, o próximo passo é definir as ofertas com preços inferiores e bem competitivos, e começar toda a preparação do ponto de venda, bem como o treinamento dos funcionários. São cuidados que fazem toda diferença na hora de atrair o cliente. É preciso oferecer um bom atendimento e uma boa experiência na hora dele comprar o produto que almeja, seja numa loja física ou numa loja virtual.

Por fim, o principal segredo é agir com ética, lembrando que os produtos devem ser ofertados, de fato, com preços abaixo daqueles que são praticados em dias normais. É imprescindível que o estabelecimento possua uma boa reputação, porque muitos consumidores pesquisam isto antes de efetuar a compra, e fogem de empresas mal avaliadas na internet. Em resumo, é importante ter em mente que as pessoas não buscam apenas preços baixos, mas também qualidade.

Sobre o Autor

Fábio Iwakura é administrador, consultor de marketing, vendas e gestão, e atua como professor na Unopar Boulevard, em Londrina (PR), lecionando nos cursos de Administração, Gestão Comercial e Gestão de Recursos Humanos. O professor também integra o corpo docente dos cursos de MBA da instituição.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar