Brasil, 13 de Dezembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como comportar nas festas de final de ano da empresa

pixabay pixabay

Não é momento de extrapolar e sim de mostrar sua capacidade de se socializar

As comemorações corporativas de final de ano é uma ótima oportunidade para estreitar laços e criar novas chances de evoluir na carreira. Contudo, alguns cuidados são fundamentais para não colocar tudo a perder e se prejudicar com o excesso de exposição.

“Vale reforçar que é importante a participação na festa. Se ausentar pode passar a impressão de que o funcionário não está interessado em interagir com os colegas da empresa ou pode demonstrar que são antissociais. Exagerar na bebida, usar roupas extravagantes, gritar ou fazer brincadeiras indelicadas podem prejudicar a imagem do participante”, explica Denise de Fátima Alonso, coordenadora do curso de Recursos Humanos da Universidade UNG.

Confira as dicas da professora de como se comportar na festa da firma.

Qual o principal objetivo desse tipo de confraternização?

O principal objetivo das festas em empresas seria o de socializar e integrar os funcionários, promovendo um clima mais favorável e de maior satisfação e aproximação com a organização e chefia, bem como o de retribuir pelo empenho e resultados dos funcionários.

É indicado aproveitar a ocasião para pedir aumento ou falar sobre anseios profissionais?

Não é de bom tom conversar sobre problemas no trabalho e muito menos solicitar aumento ao chefe em um momento de descontração, onde o foco é outro. O funcionário é visto neste momento como inconveniente e sem bom senso, pois entende que ele deveria perceber que naquele momento o que for discutido não será levado adiante, por se tratar de uma conversa informal e fora do contexto.

Que tipo de vestimenta é indicado para homens e mulheres?

O que a ocasião pedir. Verificar o ambiente que será a festa, na própria empresa, restaurante, clube, pois cada local pede um tipo de vestimenta. Para não errar, procure se vestir sem exageros tanto para os homens como para as mulheres. Evite decote, minissaia, roupa justa que poderá causar algum comentário indesejado, pois o corpo fala e a postura ou a vestimenta representa algo para o outro que está observando. Não é o momento de causar e sim de mostrar sua capacidade de se socializar.

Quais os cuidados cruciais que se deve ter nesse tipo de evento?

Evite faltar nestes eventos, pois a sua presença demonstra participação e interesse pela empresa;

Evitar bebidas em demasia, para não se tornar inconveniente, pois a imagem daquele momento poderá influenciar na percepção e avaliação das pessoas, bem como da sua chefia, que poderá achar que este é seu comportamento habitual;

Evitar comentários negativos, ou piadinhas sobre a empresa e pessoas, tudo que for falado será avaliado por alguém e poderá ser usado contra você;

Evitar intimidades com chefias, por se tratar de um ambiente descontraído, alguns funcionários aproveitam para se tornarem mais íntimos, sem a percepção se o outro está dando ou não esta abertura;

O desconforto maior para os funcionários nestas situações é no dia seguinte, em que ele poderá ser o comentário da festa, o que no momento do evento era diversão, pode se transformar em chacota, não devemos esquecer que a festa é uma extensão do nosso local de trabalho e devemos agir como fazemos todos os dias com todo cuidado e preocupação com a nossa imagem e reputação.

É indicado levar parentes na festa?

Depende da situação. Existem festas realizadas com o intuito de integrar a família, com gincanas, presentes e atividades para os filhos e nesse caso cabe levar seus familiares, mas em uma confraternização somente para os funcionários, corre-se o risco das pessoas sentirem ciúmes ou interpretarem de forma errônea amizades e comentários podem surgir, gerando desconfianças, brigas entre casais, bem como algum desconforto no ambiente da festa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS