Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

“Os profissionais estão adoecendo. É preciso falar sobre isso e levar humor para as empresas.”

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Adriana Veronez
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Maryana Rodrigues_CEO da Humor Lab Maryana Rodrigues_CEO da Humor Lab

Por Maryana Rodrigues

Durante os mais de dez anos em que trabalhei com o público jovem, e também tendo atuado em algumas empresas, constatei que a maioria das pessoas não são felizes no trabalho, e pior: carregam um personagem às vezes a vida toda, deixando de ser quem realmente são de verdade. Vi amigos pedindo afastamento de suas funções, adoecendo e sendo consumidos pela depressão, síndrome do pânico e Burnout. Acreditem: essa pessoa que vos fala é uma vítima também. A Síndrome de Burnout, por exemplo, foi incluída e reconhecida como doença pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

De acordo com dados divulgados pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho, no Brasil, 72% das pessoas sofrem com estresse no trabalho e 32% tem a Burnout, também chamada de Síndrome do Esgotamento Profissional, sendo denominada desta forma pelo psicanalista alemão Herbert J. Freudenberger, no início dos anos 1970.

É fato que a corrida para a felicidade está mais acirrada, e que algumas empresas já perceberam que trabalhar em um ambiente mais amigável e leve faz toda diferença quando se lida com gente. Sim, nos últimos anos uma onda de alegria invade as melhores empresas para se trabalhar. Coachs estão tomando conta da nossa timeline, repleto de histórias incríveis de superação, de alguém que sofria no trabalho e, finalmente, encontrou a luz divina da felicidade. Será que ela cabe a todos? É uma realidade para quem não quer abrir mão do trabalho diário? A resposta é depende, porque quem cria a realidade da felicidade é somente você. É preciso mudar atitudes para querer resultados diferentes, já dizia Albert Einstein.

Estudo feito pela consultoria Robert Half revelou que, 91% dos executivos acreditam no humor como um importante avanço para a carreira, e 84% dos entrevistados pensam que, em nível organizacional, as empresas estão aderindo ao que elas próprias chamam de “a vantagem do humor”. Quando estamos felizes, há uma ativação biológica em quase todo corpo e emite a sensação de se sentir vivo. Não por acaso, queremos ser felizes para sentirmos vivos. Para isso podemos incluir pequenas mudanças, gerando hormônios que nos dão a sensação de prazer. Se eu puder dar um conselho diria “escolha ser leve sempre”.

O dia a dia engole a gente, pois o cérebro tem mais facilidade em nos levar para o lado negativo, com a finalidade de nos proteger do perigo. Então, escolher ser leve, desprendemos mais energia e deve ser consciente. Precisamos somar a inteligência emocional com as práticas mais palpáveis, como mostrar novos caminhos de nos conectarmos.

Ser gentil nos proporciona uma sensação de prazer imediato. Espalhar essa conexão genuína irá fazer o dia de outra pessoa mais feliz. Quando se recebe uma gentileza, sem estar esperando, é sincera e é recebida com mais compaixão. O altruísmo é um ato de bondade e de recarga energética.

Simon Sinek, referência em todo o mundo para empreendedores, que inspira líderes a focarem no propósito de seus trabalhos e de suas vidas - criador do conceito do Círculo Dourado – diz que o nosso piloto automático responde rapidamente ao “o que fazemos” e “como fazemos”. Mas, a verdadeira conexão, que oferece a sensação de estar vivo, é quando sabemos exatamente o porquê fazemos o que fazemos.

Um foco maior de impacto na sua vida e na vida de outras pessoas. A quem você impacta? O que o mundo está ganhando com a sua participação? Olhar pra dentro é um ótimo exercício pra conhecer os atalhos para a sua felicidade. Pois, não há equação ou fórmula mágica que funcione a todos. Encontre a sua e potencialize a sua sensação de bem-estar todos os dias, é o que eu tenho feito com minha capa.

Maryana Rodrigues é fundadora da Humor Lab. Trabalhou como instrutora recreativa na Disney e foi estudar mais sobre stand-up comedy para entender como roteirizar o humor, com conteúdo, e levar para as empresas. Especializou-se no tema de inteligência emocional (Vale do Silício, Califórnia). Instragran: maryanacomy


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar