Brasil, 6 de Dezembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como afastar as pessoalidades que interferem na evolução das empresas?

Crédito: pixabay.com_CC0 Creative Commons Crédito: pixabay.com_CC0 Creative Commons

*Por Walter Soares da Silva Júnior

É extremamente comum profissionais acrescentarem ao seu discurso frases de impacto que já estão incorporadas ao mundo dos negócios e são usadas como um mantra libertador, um carimbo de politicamente correto, como "não misturo relações pessoais e profissionais", "trabalho com pessoas e não com números", e por aí segue uma longa lista. Isso sem mencionar as infindáveis citações acerca do líder modelo. Não discuto a veracidade dessas declarações, mas sim a sua efetividade. Mais do que nunca a sociedade como um todo vive uma era de merchandising em que a propaganda pessoal é prática em todos os âmbitos da vida.

O objetivo disso é divulgar a própria marca, com cada profissional tentando fazer o seu próprio branding para elevar seu status para um patamar único e criar uma imagem tão positiva que o fará destacar-se em meio a um grupo de pares desatentos à sua propaganda pessoal. Nada contra o marketing pessoal, pelo contrário, é fundamental ser visto no ambiente de trabalho, no entanto, isso não pode se tornar uma verdade absoluta quando o assunto é medir desempenho.

No Brasil, especialmente, é comum enaltecermos a figura do salvador da pátria, um único homem que vai colocar tudo nos eixos e alcançar os tão sonhados resultados, unicamente por suas qualidades pessoais e esforço diário. Essa figura mítica no mundo dos negócios é impetrada em cada organização na pessoa de um manager. A atenção dispensada ao marketing pessoal, ao conhecimento adquirido, sua bagagem e experiência são considerados a tábua de salvação para a maioria dos problemas. As companhias se impressionam com o discurso e quando começam a ver os resultados enaltecem a figura desse executivo. Obviamente, os profissionais de valor e qualidade merecem crédito pelos feitos de seu time, mas quanto mais atenção é dada ao colaborador por ele mesmo, menor é a atenção dispensada ao processo e sua eficiência.

Por isso, acredito que no mundo corporativo é preciso substituir a figura do herói e salvador pela figura do fluxo eficiente e bem definido, pois apenas assim será possível medir o real desempenho de cada trabalhador em suas respectivas funções, ao invés de creditar as melhorias ao discurso perfeito de um único profissional. Ser efetivo na medição dos resultados significa enxergar que as relações são parte da construção de um processo eficaz e não fatores determinantes na tomada de decisão.

Afastar a pessoalidade é um desafio diário nas companhias, bem como evitar o favorecimento, o julgamento por afinidade e a decisão por impulso emocional. Ser mais racional no âmbito profissional é fazer uso de uma ferramenta, inserida em um contexto processual, para enxergar oportunidades e avanços de maneira científica e lógica, ao invés de optar pelo caminho indicado pelo herói da semana.

*Walter Soares da Silva Júnior é gerente sênior de Operações na Concentrix Brasil, companhia global especializada em outsourcing e em prestação de serviços.

Sobre a Concentrix

Parte da SYNNEX Corporation, a Concentrix é líder em serviços globais de alto valor. A empresa tem como foco o relacionamento com o cliente e a melhoria dos resultados de negócios de mais de 650 clientes globais em vários continentes. Sua equipe de mais de 255 mil colaboradores entrega tecnologia, gerenciamento de experiência do cliente omni-channel, otimização de marketing digital, consultoria, análise, e soluções de back office em mais de 70 idiomas, em 275 unidades. A Concentrix possui expertise em 10 setores: bancos e serviços financeiros, saúde e farmacêutica, seguros, tecnologia, equipamentos eletrônicos, varejo e e-commerce, órgãos públicos, mídia e comunicações, indústrias automotiva e de viagens, transporte e turismo. http://brazil.concentrix.com/

Sobre a SYNNEX

A SYNNEX Corporation, presente no Grupo Fortune 500, é uma empresa líder em serviços de processos empresariais, fornecendo uma ampla gama de serviços de distribuição, logística e integração para o setor de tecnologia, e fornecendo serviços terceirizados focados na estratégia de relacionamento com o cliente para diversas empresas. A SYNNEX distribui uma ampla gama de sistemas e produtos de tecnologia da informação e também fornece design de sistemas e soluções de integração. A Concentrix, subsidiária integral da SYNNEX Corporation, oferece um portfólio de soluções estratégicas e serviços empresariais de ponta a ponta em torno da estratégia de relacionamento com o cliente, otimização de processos, inovação tecnológica, automação de front e back-office e transformação de negócios para clientes em 10 verticais da indústria. Fundada em 1980, a SYNNEX Corporation opera em vários países da América do Norte e do Sul, Ásia-Pacífico e Europa. http://www.synnex.com.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS