Brasil, 5 de Dezembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Mistura de gerações no mercado de trabalho exige mudanças no posicionamento do RH

Crédito: pixabay.com_CC0 Creative Commons Crédito: pixabay.com_CC0 Creative Commons

Área de gestão de pessoas precisa se preocupar com políticas mais diversas, inclusivas e focadas na trilha de conhecimento dos colaboradores

A chegada dos millennials ao mercado de trabalhado trouxe mudanças. Diferente de outras gerações, para esses profissionais não bastam um bom salário e um plano de carreira. É preciso ter voz, propósito e equilíbrio entre vida pessoal e trabalho. Na outra ponta do mercado, crescem as discussões e as políticas para incentivo às contratações dos chamados perennials, profissionais mais próximos dos 60 anos e que ainda gozam de plena saúde para colaborar com sua experiência.

Esse contexto vem promovendo importantes transformações e impactando diretamente o RH, que precisa se reinventar para atender as demandas dos novos colaboradores. Os desafios do departamento foram o foco das discussões do 6º RestauraRH, realizado na quinta-feira (7), em São Paulo. Evento pioneiro criado pela Associação Nacional de Restaurantes (ANR), o encontro colocou em pauta alguns dos principais temas em debate em Recursos Humanos.

Um dos destaques foi a cultura ágil, com foco no trabalho em equipe e em uma entrega mais rápida e assertiva. Também houve espaço para a diversidade dentro das companhias, a importância de uma jornada estruturada de desenvolvimento e para as estratégias que envolvem uma marca empregadora forte.

O presidente da ANR, Cristiano Melles, abriu o evento reforçando o trabalho da entidade, com atuação ativa principalmente junto ao poder público, e participação em decisões como a aprovação da Lei da Liberdade Econômica. “Estivemos mais próximos de importantes lideranças políticas e até fomentamos a criação de uma Frente Parlamentar para Restaurantes e Hotéis na Assembleia Legislativa de São Paulo. Estamos atentos também às discussões sobre a Reforma Tributária já que, caso ela aconteça, precisa oferecer uma isenção forte da folha de pagamento, a fim de gerar empregos e estimulara economia”, afirmou.

Melles ressaltou que a alimentação fora do lar é uma importante porta de entrada para jovens profissionais no mercado, o que implica em um RH cada vez mais focado e preparado para receber e guiar esses colaboradores. “Somos formadores de mão de obra e precisamos acompanhar de perto o desenvolvimento do mercado de trabalho”, disse.

O 6º RestauraRH, que aconteceu no Hotel Meliá Jardim Europa, em São Paulo, reuniu especialistas do setor para apresentar seus cases de sucesso e dividir suas perspectivas para o futuro. Na lista, profissionais de grandes empresas como Cargill, DASA, BNP Paribas e Unilever, dividiram o palco com representantes de marcas do setor como, Burger King, The Fifties e Giraffas.

Cultura ágil e diversidade para alavancar resultados

O primeiro painel do dia abordou o mindset de agilidade dentro das empresas, que consiste em conferir maior responsabilidade ao trabalho em equipe, diminuindo o peso das hierarquias. “O RH é o curador dessa nova mentalidade. E a adoção a cultura ágil é cada vez maior: 71% das companhias hoje já têm praticas agile significativas”, afirmou Pedro Martins, CEO da PMhub, agileTXlab e da PM International Consulting.

Na sequência, a diversidade ganhou a roda de discussões. “Acreditamos que a diversidade traz mais inovação para dentro da empresa e precisamos de pessoas com esse mindset para desenvolver produtos e soluções modernas para o mercado”, destacou Simone Beier, diretora de Recursos Humanos da Cargill.

A consultora Ana Bavon também participou do debate e ressaltou os desafios dos profissionais de RH na inclusão da diversidade na pauta interna das companhias. “Precisamos evoluir essa realidade por meio da inclusão, dando voz ativa às pessoas e olhando essa prática como uma ação de responsabilidade coletiva. O ideal é que todos estejam dentro do mesmo circuito, com o mesmo poder de decisão”, destacou.

Caminhos para o sucesso: gestão de carreira e marca empregadora

De acordo com muitos especialistas, as empresas estão focadas hoje em trilhas de conhecimento. A formação tradicional não é mais só o que conta para crescer na companhia. Comportamento e atitudes são essenciais para alcançar posições de liderança. “De acordo com uma pesquisa interna, 75% do nosso quadro segue conosco por conta das oportunidades de crescimento que oferecemos. Não queremos que o empregado permaneça na mesma função por muitos anos. Queremos que ele cresça na empresa”, explicou Flavia Pontes, superintendente de RH da DASA – Diagnósticos da América.

Head de Recursos Humanos do BNP Paribas no Brasil, Renato Rovina, reforçou a ideia de que vivemos o momento ideal para empoderar os profissionais. “Se a empresa não proporciona uma oportunidade de crescimento, o colaborador vai buscar por conta própria em outra organização”, disse.

Ainda na questão do relacionamento com os funcionários, os palestrantes abordaram o conceito de marca empregadora. “Você precisa entender o que diferencia sua empresa. Só a partir daí, vai conseguir estabelecer uma linha de comunicação com seus colaboradores. Em tempos de mídias sociais, nada mais importante do que ter um colaborador que se engaje que tenha orgulho”, explicou Danielle Arraes, VP de RH para América do Sul e Central da Puratos.

Fernando Rodrigueiro, diretor de RH para Go To Market da Unilever, fechou as discussões reforçando que a união entre RH e Marketing é fundamental para o fortalecimento dos negócios. “Projete os melhores protagonistas para serem os personagens dessa estratégia, apostem nas mídias digitais, sejam simples e façam com o coração”, finalizou.

O 6º RestauraRH contou com o apoio do CIEE, Nube, Vitta, Xerpa, Real Saúde e Segurança do Trabalho, Viani&Chér e Mascaro Nascimento Advogados.


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