Brasil,

Saúde corporativa: já pensou em adotar programas de bem-estar para funcionários?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Beatriz Destefani
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Crédito: pixabay.com_CC0 Creative Commons Crédito: pixabay.com_CC0 Creative Commons

Qualidade do sono, peso controlado, colesterol em dia, fim do absenteísmo e bom desempenho no trabalho, esses são apenas alguns dos pontos notados em empresas que adotam programas de gamificação que visam a melhoria da saúde e da produtividade do colaborador; Tomás Camargos, sócio fundador da HYPERLINK "http://www.desafiovik.com.br/"VIK, lista cinco pontos para saber se uma equipe está saudável

Cada dia mais, as empresas percebem como a felicidade do colaborar está ligada a sua produtividade e saúde. Para ser ter ideia, pelo menos 20% dos brasileiros são obesos, de acordo com o Ministério da Saúde. Além do sedentarismo, outro desafio enfrentado diariamente pelos colaboradores são os transtornos mentais, já que Brasil é o segundo país com maior índice de estresse relacionado ao trabalho no mundo de acordo com uma pesquisa da International Stress Management Association (ISMA-BR), que revela que o país tem grande parte da população afetada pela Síndrome de Burnout.

Os transtornos mentais relacionados ao trabalho afetam negativamente a saúde dos colaboradores dentro e fora das empresas. De acordo com Tomás Camargos, sócio fundador da HYPERLINK "http://www.desafiovik.com.br/"VIK, startup que promove saúde nas empresas por meio da gamificação, é fundamental levar o bem-estar ao local de trabalho. "É preciso mostrar aos colaboradores o quanto eles são importantes naquela empresa, proporcionando momentos de lazer, atividades físicas em grupo, meditação e confraternização entre os colaboradores, tudo de uma maneira humanizada. A felicidade no ambiente corporativo se torna cada dia mais a chave para manter colaboradores engajados e a produtividade da equipe", releva Camargos.

Abaixo, ele lista cinco pontos que definem se uma equipe é saudável. Confira:

1 - Trabalho em equipe com resultados: de acordo com um estudo feito pelo site de empregos Comparably, ter amigos no trabalho não é apenas a chave para a felicidade pessoal, mas é fundamental para ter uma carreira de sucesso. "Dentro de cada colaborador existe uma história, família, amigos, pontos fortes e fracos. Por isso, mais do que a relação profissional do dia a dia, é preciso proporcionar momentos para a equipe criar vínculos. Trabalhar em um ambiente agradável com pessoas com quem você se relaciona bem, proporciona mais força de vontade para que os colaboradores realizem suas funções com mais dedicação, melhorando assim, a entrega de resultados", explica.

Para Tomás, por meio de alguns programas, é possível incentivar o bom relacionamento da equipe. "Hoje, as empresas se tornam menos quadradas, as roupas sociais são deixadas de lado e o ambiente compartilhado entre toda a equipe vem se tornando comum, além dessas medidas, é possível investir em competições saudáveis de esportes, implementar o dia da meditação, por exemplo, sala de jogos para descontrair um pouco, home office, day off no dia do aniversário, entre outras medidas", alerta.

2 - "Xô", sedentarismo: você fica cansado só na caminhada da volta do almoço? Ou não se lembra a última vez que praticou uma atividade física? Pode parecer que não, mas para engajar uma equipe, é preciso colocar todo mundo para se movimentar. "A falta de atividades físicas prejudica as pessoas em diversas áreas - desde a saúde física, mental e até social. Proporcionar momentos de convivência entre a equipe é fundamental. Seja para o colaborador planejar um futebol, ou uma ida ao parque, até aproveitar aquela academia que estão sempre "às moscas" nos grandes centros comerciais. Esses momentos levam ao colaborador uma melhora no seu desempenho profissional, sono, estresse, além de gerar o engajamento entre as pessoas", aconselha.

3 - Mindfulness - será que essa moda realmente pega? Ou já pegou? É cada dia mais comum encontrar a palavra Mindfulness nas redes sociais, cursos, TV, capa de livros, parece que está presente em toda parte, mas o que isso significa? De acordo com Tomás, o termo significa atenção plena a experiência presente. "Uma das técnicas para chegar nesse estado é por meio da meditação, a prática ajuda no gerenciamento do estresse e ajuda as pessoas a criarem uma relação saudável com o trabalho e com a vida pessoal", conta.

4 - Autoestima - o espelho e a balança se tornam amigos: programas focados na melhoria da qualidade de vida impulsionam tanto o colaborador como a empresa. "Investir em melhorias internas para o funcionário, como programas de gamificação, traz benefícios para todos dentro e fora do ambiente corporativo, fazendo com que os colaboradores se sintam mais saudáveis e confortáveis com seu estado físico, emocional e social. Além disso, é possível premiar os colaboradores ao final da competição proposta pelo programa escolhido", conta.

5 - Colaborador feliz produz mais: trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais em comparação com outros, é o que diz um estudo realizado pela Universidade da Califórnia. "Trazer humanização e integração para as empresas estão entre os principais pontos que levam qualidade de vida e satisfação para os colaboradores, investir na melhoria do clima organizacional e também entender/valorizar cada um na equipe, pode ser a chave para levar felicidade a sua empresa. E não se esqueça: atividade física libera endorfina, invista nisso!", finaliza Camargos.

Sobre a VIK

Criado pelos sócios Pedro Reis e Tomás Camargos em 2016, a VIK é uma startup que oferece um programa de gamificação com 100% de abrangência para empresas. Com o lema principal de transformar vidas e ajudar as pessoas a saírem do sedentarismo, a VIK transforma um programa de saúde em uma competição saudável e prazerosa, além de proporcionar integração entre os funcionários de grandes organizações. Por meio de uma plataforma digital, os participantes poderão acompanhar o passo a passo do desafio, em qualquer lugar do mundo, além de terem acesso ao seu rendimento. Para mais informações acesse:http://www.desafiovik.com.br/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar