Brasil, 6 de Dezembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Liderança: 8 estratégias para se tornar um bom líder

Por Tatiana Pimenta, fundadora e CEO da Vittude

Liderança é algo que requer uma série de habilidades para ser bem desempenhada. Todas as pessoas que assumem o posto de líder desejam se destacar. Afinal, ser líder significa ser uma espécie de regente em uma orquestra. Algo que confere um certo poder, uma espécie de governança.

No entanto, é preciso entender que não basta apenas ser líder, mas que fundamental mesmo é ser um bom líder! E o que é preciso para se tornar um líder habilidoso, que agrega à equipe liderada, ao invés de ser apenas "alguém que diz o que fazer?"

É disso que vamos tratar nesse artigo: estratégias de liderança para que você chegue ao lugar que deseja e faça bem o seu trabalho em equipe ou, se já é um líder, passe a desempenhar ainda melhor esse papel.

Comando vs. liderança: o que faz um bom líder

Muita gente se engana ao acreditar que liderar um grupo é o mesmo que comandar e esse é um ponto-chave na hora de definir um bom líder. De modo geral, comandar uma equipe é o mesmo que chefiar, ou seja, dar ordens. Nesse tipo de relação hierárquica não há muita interação entre o "comandante" e os demais colaboradores.

Não é incomum que o chefe - ou qualquer pessoa numa posição de comando - seja visto como alguém rígido, do qual se deve manter uma certa distância. É um tipo de poder que transmite tensão. Afinal, chefes tradicionais costumam pressionar seus subordinados e cobrar por resultados constantes, quase sempre se colocando "de fora" da situação, como se parte da responsabilidade sobre os resultados não fosse também deles.

Claro que existem chefes "legais", que comandam com certa empatia . Mas, ainda assim, estão longe de serem verdadeiros líderes e é justamente por isso que quando falamos em liderança sugerimos um outro tipo de relação, que possui, sim, um nível de poder hierárquico, mas que funciona de maneira mais fluida.

Liderar requer uma maior compreensão do todo, conhecimento sobre os objetivos e metas e uma visão abrangente do trabalho em desenvolvimento. O profissional que ocupa o lugar de líder costuma se manter atento aos colaboradores e ter um bom relacionamento interpessoal . Dessa forma, sempre que possível, atende às solicitações e expectativas de todos.

Liderança também não significa apenas falar aos demais membros da equipe, mas acima de tudo, ouvi-los e respeitá-los, entendendo suas particularidades, sem qualquer tipo de generalização. É por isso que liderança é algo mais complexo que comando. Para ser líder é necessário possuir certas características e estar disposto a desenvolver algumas habilidades, caso não as possua. Desta forma, praticar algumas das estratégias que listamos abaixo é tão importante para se tornar um líder de sucesso.

8 estratégias para ser um bom líder

É certo que algumas pessoas podem ser consideradas líderes natas. Isso porque costumam se destacar em seu papel de liderança sem que façam grandes esforços ou use qualquer estratégia para desenvolver suas habilidades.

Algumas teorias, inclusive, se concentram nos traços da personalidade para explicar a caracterizar bons líderes. No entanto, outra vertente teórica da liderança busca identificar comportamentos e desenvolver estratégias que podem ser adotadas para que qualquer pessoa melhore sua habilidade e se destaque como líder.

Separamos algumas dessas estratégias baseadas em comportamento para que você também possa se tornar um bom líder ou identificar um. Confira:

1. Estimule a criatividade da equipe

Pensamentos engessados e atividades feitas no "piloto automático" não rendem bons resultados. Por isso, para se tornar um bom líder é preciso uma boa dose de liberdade de criação, para si e para a equipe. Novos desafios, quando oferecidos com apoio e confiança, tornam os processos de liderança mais eficazes. Estimular a criatividade dos colaboradores, dando a eles vez e voz, faz com que a liderança seja vista como uma espécie de alavanca para o sucesso de todos. Afinal, as habilidades intelectuais de uma pessoa precisam ganhar espaço, pois podem resultar numa contribuição significativa para o desenvolvimento das atividades e alcance das metas.

No entanto, esse estímulo à criatividade e aos desafios propostos devem considerar a singularidade de cada membro do grupo e otimizar as habilidades já existentes para, quem sabe, possam ser descobertas novas capacidades.

2. Tenha atitudes inspiradoras

Líderes são como representantes. Não se trata apenas de alguém conduzindo a equipe, mas um espelho para o trabalho dos colaboradores que estão sob sua liderança. Dessa forma, liderar com sucesso e maestria requer ter atitudes que inspiram os demais membros da equipe. É assim que eles se sentirão representados e, com isso, ainda mais engajados nas tarefas e desafios propostos.

Para transformar as relações - e, assim, também os resultados - exercer uma influência positiva é fundamental, uma vez que é através das características e comportamentos tidos como exemplo que a equipe se sentirá encorajada pela admiração que tem pelo líder.

3. Sinta entusiasmo pelo trabalho

Liderança requer dedicação e uma boa dose de energia positiva. Não há como liderar de maneira eficaz sem paixão e entusiasmo pelo trabalho que está sendo realizado. Por isso, para se destacar como líder é necessário gostar muito do que faz e se sentir motivado a exercer seu papel.

Só assim é possível transmitir segurança ao grupo e, como dissemos no item anterior, ser alguém em quem os outros se inspiram. Afinal, ninguém levará em conta um líder que apenas "bate ponto" sem se preocupar muito com os resultados e com o andamento dos processos.

4. Saiba ouvir tão bem quanto falar

A boa comunicação é um dos pontos mais importantes quando se fala em liderança. Afinal, não há como transmitir a mensagem correta ao grupo quando há ruídos na comunicação. Pior ainda é um líder saber falar muito bem, mas não ter bons ouvidos.

Já dissemos anteriormente que liderar não significa comandar, dar ordens. Liderança é sobre gestão, não só de tarefas, mas também de pessoas. É por isso que para desempenhar a função de líder com qualidade e sucesso, saber receber o feedback dos colaboradores e ouvir o que eles têm a dizer é tão importante quanto lhes dar instruções.

5. Um bom líder é positivo e motivador

Imagine quão desagradável pode ser a convivência com um líder rabugento, reclamão e negativo. Ninguém gosta de pessoas assim por perto, menos ainda quando é justamente delas que esperamos motivação e otimismo .

Uma liderança eficaz precisa de positividade, otimismo e motivação. Líderes apáticos refletem isso na equipe. Ao contrário, líderes positivos também dão um "gás" para que o grupo faça seu trabalho com alegria e alcance os melhores resultados.

6. Esteja aberto a novas ideias

Não pense que sabe tudo ou que sabe mais do que qualquer membro da sua equipe. Ser um líder de sucesso é estar aberto a propostas e ideias novas, levando em conta o conhecimento e a experiência de cada colaborador.

Quando as pessoas sabem que o líder aceita suas ideias, um movimento participativo e democrático é criado e a liderança se torna transformadora, sendo capaz de encontrar soluções criativas e resolver os problemas sem que eles interfiram na produtividade.

7. Reconheça e recompense um bom trabalho

Todos nós buscamos reconhecimento. Não é diferente com as pessoas que trabalham sob sua liderança. Por isso, uma das qualidades do bom líder é saber reconhecer o trabalho do grupo e recompensar um desempenho satisfatório.

A valorização é capaz de criar uma atmosfera de entusiasmo, prazer e felicidade em torno do trabalho. Resultado: profissionais mais empenhados em suas tarefas e produtividade elevada.

8. Invista em autoconhecimento

Para ser um bom líder é preciso reconhecer as próprias habilidades e limitações. Existem diversos estilos de liderança. Se você descobrir qual é o seu, será muito mais fácil alcançar bons resultados. Todavia, buscar o autoconhecimento pessoal juntamente com as questões profissionais é o mais recomendado e, para isso, fazer psicoterapia pode ajudar muito!

Um profissional de psicologia pode aplicar alguns testes de liderança baseados nas experiências e características relatadas para você descobrir qual seu estilo e, assim, avaliar quais os pontos fortes que podem ser melhor aproveitados e quais os aspectos que devem ser melhorados.

Ao mesmo tempo, as características da personalidade e os comportamentos, tanto pessoais quanto profissionais, serão analisados para que você possa direcionar suas ações e aprimorar seus relacionamentos no ambiente de trabalho.

Tatiana Pimenta é CEO e fundadora da Vittude , plataforma que conecta psicólogos e pacientes. Faz psicoterapia pessoal há quase 7 anos, sendo apaixonada por psicologia e comportamento humano. Idealizadora do Consultório Virtual da Vittude, desenvolvido especialmente para atendimentos de saúde, de forma segura e sigilosa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS