Inovação e Atuária foram temas de debate

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por

Inovação e Atuária foram temas de debate

No último dia 06, em São Paulo, a Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP) realizou o Café com Seguro que colocou em pauta "Inovação e Atuária". O evento teve como objetivo apresentar ao mercado a inovação e proteção como ferramentas consolidadas de conhecimento analítico e atuarial para os mercados de Saúde, Seguros, Previdência, Capitalização e Resseguros.

A Contextualização do tema ficou sob a responsabilidade da Ac. Magali Rodrigues Zeller, Coordenadora da Cátedra de Ciências Atuarial da ANSP. "O mercado atuarial já tem abordado alguns pontos de preocupação, em relação a LGPD - Lei 13.709/2018, em orientar os atuários que trabalham com dados relacionados à pessoa natural identificada ou identificável e tem como propósito final proteger as empresas de atuária e atuários contra possíveis penalizações por conta do manuseio incorreto ou vazamento dos dados pessoais, e isso se aplica não só para pequenas empresas de consultoria, mas também para grandes empresas, pois a principal função do atuário é o tratamento científico de dados", relata.

A primeira palestra abordou o tema "Inovação da Informação e Proteção de Dados e Compliance na Previdência sobre enfoque Atuarial" e foi conduzida por Ana Paula Oriola De Raeffray. "A proteção da privacidade é inerente ao ser humano, por isso ele teria que ter consciência de que ele é titular de dados pessoais e que tem o dever protegê-los, como sua propriedade personalíssima. As normas servem justamente para ampará-lo nessa proteção", explica.

Em seguida, Luiz Azambuja colocou em pauta a Inovação da Informação e Proteção de Dados e Compliance em Seguros e Saúde sobre enfoque Atuarial. Para ele, o mais importante é o uso e o controle das informações. "É essencial evitar o que já está acontecendo: o compartilhamento indevido das nossas informações", disse.

Walmir Freitas apresentou o terceiro painel sobre Inovação da Informação e Proteção de Dados e Gestão de Privacidade. Segundo o palestrante, o momento é de prevenção, pois seguro é necessário, mas é a última linha de defesa de qualquer evento que se tenha. "O seguro de risco cibernético é essencial, mas prevenir será sempre a primeira opção", ressalta.

Logo após foi apresentada a conclusão do evento pelos mediadores Ac. Antonio Westenberger e Ivo Loyola. Para Westenberger, a Lei Geral de Proteção de Dados vem para dar uma conformação ao uso indiscriminado da informação.

A abertura do evento e a composição da mesa foi realizada pelo Diretor da ANSP, Ac. Rafael Ribeiro do Valle e a coordenação do evento ficou a cargo de Ac. Edmur de Almeida, Diretor de Fóruns Acadêmicos da ANSP, Coordenador das comissões técnicas dos seguros de crédito, garantia e finança locatícia do SINCOR-SP e da FENACOR e da Ac. Magali Zeller, Coordenadora da Cátedra de Ciências Atuarial da ANSP.