Brasil, 11 de Dezembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Banco oferecer seguros para diminuir juros ao financiar um imóvel é prática ilegal

O ato pode configurar venda casada, e os consumidores podem reclamar para evitar que continue a acontecer

É comum que, no momento de realizar empréstimos ou financiar um novo imóvel com o banco, ele ofereça o cartão ou seguro de vida para diminuir os juros no contrato. Até mesmo em alguns sites para simulação de empréstimos, é oferecida a diminuição da taxa de juros para quem se tornar cliente ou contratar o serviço.

“Esse tipo de situação é totalmente proibida pelo Código de Defesa”, conta Dra. Sabrina Rui, advogada em direito tributário e imobiliário. Isso acontece pois pode configurar uma venda casada: condicionar a venda de um produto ou serviço à aquisição de outro, prática ilegal.

“Existe uma linha tênue entre o relacionamento com o cliente e uma venda casada”, relata a Dra. Apesar dos riscos, o ato ainda é reproduzido por diversas instituições financeiras.

Além de ser uma prática legalmente proibida, também pode desenvolver um sentimento de ameaça para com o consumidor, já que, aquele que precisa de um empréstimo se sente na obrigação de aceitar ou não reclamar, ou seja, pode coagi-lo.

“A situação já chegou aos olhos da Defesa do Consumidor, então é preciso que as pessoas sejam alertadas e façam reclamações para que o ministério possa tomar as providências cabíveis”, esclarece.

Reclamar no Procon ou no portal consumidor.gov.br são queixas formais e fornecem dados para que as entidades envolvidas estudem e resolvam o caso, para passar a evitar que a situação aconteça no futuro.

Serviço: Dra. Sabrina Marcolli Rui

Advogada em direito tributário e imobiliário
www.sr.adv.br
SR Advogados Associados
@sradvogadosassociados
@sradvassociados
Rua Riachuelo, nº 102 - 20º andar - sala 202, centro – Curitiba.
Av. Paraná, n. 466, sala 1, centro - Maringá – PR
Face: sradvogadosassociados
Insta: sradvassociados
Site: sr.adv.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS