Brasil, 13 de Dezembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Empresas de tecnologia apostam em novas formas de recrutamento para atrair talentos

Cheesecake Labs é uma das melhores empresas de TI para se trabalhar no Brasil Cheesecake Labs é uma das melhores empresas de TI para se trabalhar no Brasil

A escassez de mão de obra qualificada é apontada como a principal razão para as mais de 100 mil vagas abertas no setor de tecnologia em 2019, de acordo com a IDC Brasil

Contratar profissionais capacitados é o objetivo de qualquer empresa de tecnologia. Tendo em vista a escassez de mão de obra qualificada — que é apontada como a principal razão para as mais de 100 mil vagas abertas no setor de tecnologia em 2019, de acordo com a IDC Brasil — , novas formas de recrutamento e seleção são fundamentais para o setor de Recursos Humanos das empresa de TI. O setor de TI demandará 420 mil novos empregos entre 2018 e 2024, de acordo com um relatório da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). Tais números revelam um grande desafio para os setores de tecnologia e de gestão de pessoas: encontrar profissionais capacitados tendo em vista que o sistema educacional não acompanhou a evolução do mercado.

“Com a chegada das novas gerações ao mercado de trabalho e aumento da concorrência na busca por talentos, uma atuação muito mais estratégica do que operacional dos profissionais de RH tem se tornado uma preocupação cada vez maior para as organizações. Para acompanhar as tendências e inovações do setor, o novo RH precisa adotar ferramentas que auxiliam na coleta e análise de dados. Dessa forma, é possível fornecer subsídios aos gestores para uma tomada de decisão mais assertiva e gerar economia de tempo e dinheiro para a empresa”, comenta Bruno Soares, CEO e Co-Founder da Feedz, startup de Florianópolis (SC) que desenvolve uma solução completa para gestão ágil e estratégica de pessoas.

Marca empregadora e capacitação interna

A “marca empregadora” nada mais é do que a reputação da empresa enquanto lugar para trabalhar, a forma como ela é vista tanto por profissionais que fazem parte do seu time quanto por quem a observa de fora. A imagem de uma instituição enquanto empregadora — remuneração, cultura organizacional, clima no ambiente de trabalho, benefícios e oportunidades que oferece — é fundamental para sua capacidade de atração, retenção e bem-estar de colaboradores. “Criar uma cultura de aprendizado, mentoria e crescimento deve fazer parte das políticas de marca empregadora. A capacitação interna — principalmente na área de tecnologia em que os profissionais qualificados estão cada vez mais escassos — pode ajudar a descobrir novos talentos, além de acelerar e desenvolver quem está no início da carreira e que pode gerar valor para a empresa em um curto espaço de tempo”, explica Eduardo Varela, CEO e Co-founder da Codenation, startup de Florianópolis (SC) especializada em recrutamento sustentável e desenvolvimento de carreiras.

Empresa presente nas comunidades

A atuação nas comunidades e práticas de recrutamento voltadas à inclusão contribuem para atrair talentos mais assertivos. A Cheesecake Labs, de Florianópolis, tem uma cultura direcionada à diversidade, o que ajuda a selecionar profissionais com diferentes experiências e vivências. “Buscamos divulgar nas nossas redes sociais aspectos da posição trazidos pelo olhar de quem já ocupa esse posto, às vezes colhemos depoimento de pessoas para passar uma mensagem de propósito por trás do trabalho e vaga oferecida”, explica Natalia Ferreira, Talent Acquisition da Cheesecake Labs. Além disso, a empresa aposta em indicações dos colaboradores e marca presença em eventos de tecnologia, inclusive sediando alguns deles. Outra prática é incentivar a participação dos Cakers e do time de diretores em eventos de comunidades que configuram minorias para ajudar a divulgar a cultura da empresa e atrair candidatos destes grupos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS