Brasil,

Livro escancara a relação entre trabalho e sofrimento

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lia Calder do Amaral
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Fruto de intenso processo de pesquisa, que ouviu mais de 800 pessoas, obra debate causas e consequências do adoecimento psíquico em decorrência do trabalho

“Eu escondo minha profissão porque o estigma do funcionário público é de vagabundo ou corrupto”; “Cada entrevista [de emprego] que eu vou é a pior entrevista de todos os tempos”; “Eu não discuto mais. Já cheguei ao ponto de parar no hospital por crise de estresse”. Essas foram algumas das falas das mais de 800 pessoas ouvidas pelo estudo que deu origem ao livro Trabalho e Sofrimento Psíquico: histórias que contam essa História, de autoria dos professores e empresários Thatiana Cappellano e Bruno Carramenha, com ilustrações de André Dahmer, o criador da tirinha “Malvados”.

Disponível gratuitamente para download em plataforma digital, a obra joga luz sobre a relação entre a atividade profissional e revela que para 78% das pessoas, o trabalho contribui ou já contribuiu para o seu sofrimento. Os resultados corroboram dados da Previdência Social, que aponta que os episódios depressivos são a 10ª causa de concessão de auxílio-doença, com 43,3 mil casos.

Realizada pela 4CO, consultoria especializada em Comunicação e Cultura Organizacional, a pesquisa contou com a orientação teórico-metodológica de Ruy Braga, chefe do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP) e o maior estudioso das relações de trabalho no Brasil, que também é prefaciador do livro. Revelando como frustrações, angústias e medos que se manifestam no contexto do trabalho acabam por deteriorar a saúde psíquica das pessoas, os resultados da pesquisa são apresentados em cinco achados:

1. O trabalho é sempre violência

Neste achado, debate-se as manifestações de violência que o trabalho apresenta às pessoas desde a infância: do trabalho que afasta pais e filhos e mina relacionamentos às cobranças por arrumar um emprego ou abusos pela condição profissional.

2. O mercado não sabe o que quer

O segundo achado explora uma incoerência que internamente, nas organizações, se manifesta de maneira muito semelhante nos processos de promoção, sempre percebidos como fraudulentos ou algo de fachada.

3. O sofrimento vem de cima

Aqui, fala-se sobre chefes que assediam, mas também muito sobre aqueles que simplesmente são omissos, mesmo frente a casos concretos de adoecimento psíquico. O número de denúncias por assédio moral protocoladas no Ministério Público do Trabalho corrobora a fala dos entrevistados. Enquanto estes se consideram os “salvadores da pátria”, suas equipes os enxergam como imaturos e pouco preparados para os cargos de liderança. Mesmo para os trabalhadores que não possuem, hoje, chefe, essa figura aparece discursivamente, em referência a uma experiência passada ou sobre algum parente ou conhecido.

4. Renda importa, acesso a saúde escraviza e o ócio liberta

A maior parte dos entrevistados afirmou concordar com condições degradantes de trabalho para garantir sua renda, em especial, para garantir o benefício do seguro saúde, no caso dos trabalhadores com vínculo empregatício formal. Ao mesmo tempo, pessoas que usufruem de tempo livre (seja pela desocupação ou jornada flexível) possuem outra perspectiva em relação ao trabalho.

5. O (não) futuro do (não) trabalho

O quinto e último achado da pesquisa trata da ausência de consciência e reflexão acerca do impacto da perda de proteção social e de mudanças na configuração do trabalho tal qual o conhecemos decorrentes da automação e outras tecnologias.

As escutas da pesquisa - realizadas em formato de focus group e de entrevistas individuais - e o questionário que trouxe resultados quantitativos confirmam os achados que a 4CO encontra em campo há mais de 10 anos de atuação: o adoecimento (mental e físico) das pessoas em decorrência do trabalho - em qualquer regime que seja. Salta aos olhos o fato de o sofrimento aparecer com maior intensidade entre os empregados formais (aqueles com registro em carteira) e, como não é privilégio deste tema, ser mais grave entre mulheres negras.

“O recado é claro: o trabalho está adoecendo e matando as pessoas. Mas a interpretação desse cenário, não é simples. Há, claro, toda uma questão social de perda de proteção social e de uma construção discursiva a respeito do empreendedorismo que se casam perfeitamente nesse momento. Mas, aos dirigentes das empresas, fica um alerta: nenhuma organização será capaz de transformar seus negócios, nesse momento de início da quarta revolução industrial, com um time adoecido e que trabalha, apenas, pelo acesso ao benefício do seguro saúde”, afirma Thatiana Cappellano, sócia da 4CO.

A idealização do empreendedorismo como a tábua de salvação na busca do equilíbrio entre as frentes profissional e pessoal também aparece de forma bastante contundente na publicação.

“O livro é um chamado à sociedade para refletir sobre o que pode ser feito, individual e coletivamente, para transformar tantas histórias de sofrimento. Lançamos o livro como um convite para uma discussão urgente, que interessa a todos”, afirma Bruno Carramenha, sócio da 4CO.

A publicação não possui fins comerciais e estará disponível na íntegra para download em www.4co.com.br.

Serviço
Trabalho e Sofrimento Psíquico: Histórias que Contam essa História
Autores: Thatiana Cappellano e Bruno Carramenha
Ilustrações: André Dahmer
Prefácio: Ruy Braga
Editora Haikai
Grátis em plataforma digital (www.4co.com.br)

Lançamento do livro com palestra e debate dos autores e prefaciador
12 de novembro, das 19:30h às 22h
Teatro Cásper Líbero - Faculdade Cásper Líbero
Avenida Paulista, 900. São Paulo - SP

Sobre a pesquisa que embasa este livro:

Entre junho e julho de 2019 a 4CO aplicou, com apoio do Prof. Dr Ruy Braga, que é chefe do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, onde coordena o Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania (Cenedic), uma pesquisa de campo - com grupos focais, entrevistas individuais e um questionário online - com vistas a entender as relações entre trabalho e sofrimento. Foram ouvidas 80 pessoas na frente qualitativa divididas em 13 categorias segundo classificação de relação de trabalho da PNAD Contínua, realizada pelo IBGE. Outras 754 pessoas responderam o questionário da frente quantitativa que faz parte deste estudo. O livro Trabalho e Sofrimento Psíquico: histórias que contam essa História é o relato da pesquisa proprietária e sem fins comerciais da 4CO, consultoria brasileira especialista em Comunicação e Cultura Organizacional.

Para o embasamento teórico foram adotadas as obras de Michael Burawoy (The Extended Case Method: Four Countries, Four Decades, Four Great Transformations, And One Theoretical Tradition) e de Christophe Dejours (A Loucura do Trabalho - Estudo da Psicopatologia do Trabalho e A Banalização da Injustiça Social).

Sobre a 4CO | Cappellano & Carramenha Comunicação e Cultura Organizacional:

Há 10 anos no mercado, a 4CO é fruto do desejo dos sócios Thatiana Cappellano e Bruno Carramenha em tratar a Comunicação e a Cultura Organizacional como uma única dimensão da gestão corporativa, de forma interpretativa, por meio do discursos dos stakeholders, e não funcionalista.

Durante esta trajetória, a consultoria atuou majoritariamente em indústrias nacionais e internacionais de grande porte como Coca-cola Femsa, GPA, Grupo São Martinho, Paranapanema, Banco Itaú, Seguros Unimed, Danone, Pirelli e diversas outras. Em 2017, lançou Diversidade no Contexto das Empresas Brasileiras, outra pesquisa proprietária e sem fins lucrativos que jogou luz sobre o tema da diversidade no universo corporativo (acesse em: http://4co.com.br/diversidade/).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar