Brasil, 14 de Dezembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como reduzir as mortes no trânsito?

pixabay pixabay

No último dia 31/10, a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou o relatório “O poder das cidades”. O documento destaca que os acidentes de trânsito matam cerca de 1,35 milhão de pessoas todos os anos em todo o mundo. No material, a OMS dá orientações e ferramentas para que os poderes públicos das cidades enfrentem esses problemas.

O relatório mostra que os acidentes de trânsito são a principal causa de morte de pessoas de 5 a 29 anos, representando, ainda, uma carga econômica significativa: custam à maioria dos países uma média de 3% do PIB. Esses elevados custos financeiros são evitáveis por meio de ações de âmbito municipal, afirma o relatório da OMS, uma vez que os fatores de risco lesões no trânsito são influenciados pelo ambiente urbano.

O Brasil está entre os 10 países que apresentam os mais elevados números de óbitos por acidentes de trânsito, responsáveis também por sequelas físicas e psicológicas. A cada 15 minutos, uma pessoa morre em um acidente de trânsito no Brasil.

“Esse cenário devastador só não é pior porque a sociedade pode contar com a indenização do Seguro DPVAT, constituindo um instrumento de proteção social sem igual no mundo, tamanha a sua abrangência e importância no contexto brasileiro. Para se ter uma ideia da dimensão social deste Seguro, a base estatística da Seguradora Líder já soma mais de 4 milhões de indenizados em 10 anos por morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médicas. Números que contemplam principalmente jovens na faixa dos 18 a 34 anos, afetando tragicamente a sociedade e a economia do nosso país”, reforça Ismar Tôrres, Diretor-Presidente da Seguradora Líder.

Em seu relatório, a OMS fornece respostas efetivas para o desafio de diminuir à metade o número de vítimas fatais em decorrência de acidentes de trânsito até 2020, um dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), fixados em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O relatório analisa estudos de casos de 19 cidades, 15 das quais em países de baixa e média renda. A experiência de Fortaleza, capital do Ceará, única cidade brasileira a constar do relatório, é destacada.

Fortaleza é exemplo

Em Fortaleza, as autoridades municipais implementaram uma série de programas para melhorar a segurança viária e, assim, aumentar o uso de rotas de transporte ativo por pedestres e ciclistas. As atividades incluíram intervenções temporárias, como o projeto Cidade 2000, que recuperou o espaço subutilizado de vias como espaço público para a comunidade e o "Cidade da Gente", que revitaliza espaços públicos com tintas coloridas e reforça a acessibilidade para pedestres. Reduções de velocidade foram adotadas em certas zonas, próximas aos novos espaços públicos. No total, as medidas resultaram em velocidades mais seguras dos veículos, melhorando o aproveitamento do espaço nas ruas e incentivando mais atividades ao ar livre, em particular o ciclismo, por meio de programas como o de compartilhamento de bicicletas (Bicicletar, Mini-Bicicletar e Bicicleta Integrada).

Para conhecer o estudo completo da OMS (em inglês), acesse https://www.who.int/ncds/publications/tackling-ncds-in-cities/en/.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS