Brasil,

ANS avalia propostas de atualização do Rol de Procedimentos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  ANS
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

freeimages freeimages

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), por intermédio da Diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos (DIPRO), iniciou nos dias 4 e 5 de novembro as reuniões de análise das propostas de atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde (ciclo 2019-2020). Na ocasião foram avaliadas as primeiras sugestões de tecnologias em saúde que foram submetidas no processo de atualização do Rol e consideradas elegíveis.

Na abertura dos encontros, o diretor de Normas e Habilitação dos Produtos, Rogério Scarabel, falou da importância da nova metodologia aplicada na atualização do Rol. “Iniciamos aqui o ciclo de debates sobre a atualização do Rol de procedimentos com uma nova metodologia que se iniciou neste ano. É uma oportunidade única para tiramos dúvidas e apresentamos nossas preocupações sobre o tema, para que assim se realize o melhor alinhamento e se faça a melhor entrega de resultados para a sociedade”, destacou Scarabel.

Em seguida, a gerente-geral de Regulação Assistencial, Carla de Figueiredo Soares, seguiu com a condução da reunião destacando a proposta dos encontros. “Trata-se do primeiro ciclo de reuniões com as novas regras estabelecidas pela Resolução Normativa Nº 439, que agregam importantes princípios e pilares para o processo de atualização do Rol. É um novo procedimento que nos trará muitos aprendizados e nos ajudará na análise das propostas sugeridas”, afirmou Carla.

Além da diretoria da ANS, participaram das atividades os membros da Câmara de Saúde Suplementar (CAMSS), os autores das propostas elegíveis e representantes de entidades representativas do setor. Ao todo foram avaliadas doze sugestões que levaram em conta a viabilidade econômica, vantagens e fragilidades, além das formas de execução dos projetos. Foram analisados os seguintes procedimentos:

Teste de quantificação de TRECs e KRECs - Indicação de Uso: Rastreamento Neonatal de Imunodeficiências.
Teste cutâneo de punctura ou intradérmico com medicamentos - Indicação de Uso: Investigação de reações de hipersensibilidade a medicamentos.
Teste de Provocação com Medicamentos – Oral e injetável - Indicação de Uso: Diagnóstico das reações de hipersensibilidade a medicamentos.
Teste de Provocação Oral com Alimentos - Indicação de Uso: Diagnóstico das alergias alimentares.
Teste de Procalcitonina (PCT) - Indicação de Uso: Teste diagnóstico de Sepse.
Teste de liberação de Interferon-Gama - Indicação de Uso: Teste para detecção de tuberculose latente em pacientes imunocomprometidos.
Calprotectina Fecal - Indicação de uso: Diagnóstico e monitoramento da doença Inflamatória Intestinal (Doença de Crohn ou Retocolite Ulcerativa).
Razão do teste Sflit-1/ PLGF - Indicação de Uso: Auxílio a mulheres grávidas com suspeita de pré-eclâmpsia entre as semanas gestacionais 24º a 36º + 6 dias.
Identificação Multiplex por PCR – Painel hemocultura - Indicação de Uso: Identificação de infecções da corrente sanguínea.
Identificação Multiplex por PCR – Painel meningite/encefalite - Indicação de Uso: Identificação de infecções do sistema nervoso central.
Identificação Multiplex por PCR – Painel respiratório - Indicação de Uso: Investigação diagnóstica de infecções do trato respiratório superior e inferior em pacientes imunocomprometidos.
Identificação Multiplex por PCR – Painel gastrointestinal - Indicação de Uso: Investigação diagnóstica de infecções gastrointestinais em pacientes imunocomprometidos, internados com uso de antibióticos ou com diarreia persistente/prolongada.
“Lembro que esta é a primeira de muitas reuniões que iremos realizar para definir a atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde. Com essas análises pertinentes, esclarecedoras e de alto nível, teremos ainda mais fundamentos para seguirmos com o processo e as avaliações”, ressaltou Carla.

As reuniões para análise técnica seguem até maio de 2020 (veja aqui o cronograma), sendo que as próximas estão previstas para os dias 18 e 19 de novembro.

http://www.ans.gov.br/participacao-da-sociedade/atualizacao-do-rol-de-procedimentos/cronograma


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar