Brasil, 17 de Novembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Brasileiros estão engajados e entre os mais satisfeitos com programas de fidelidade, diz pesquisa

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País está em terceiro no ranking de satisfação, segundo estudo da Visa, e a taxa de pontos expirados caiu mais de dois pontos percentuais em um ano

O brasileiro está entre as três nacionalidades mais satisfeitas com seus programas de fidelidade. Foi o que constatou um estudo da Visa em parceria com a consultoria Bond Brand Loyalty. Essa vontade dos consumidores de aproveitarem os benefícios oferecidos pelas empresas também pode ser vista nos indicadores da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF). Isso porque a emissão e o resgate de pontos/milhas continuam crescendo na casa dos dois dígitos e a taxa de breakage, que mede a quantidade de pontos/milhas expirados, caiu no comparativo entre o segundo trimestre de 2018 e o mesmo período desse ano, de 19,8% para 17,4%.

Desde que nasceram, na década de 1990, com as companhias aéreas, os programas de fidelidade se desenvolvem e oferecem não só novas opções de acúmulo, como também mais alternativas para resgatar esses pontos/milhas. Isso facilita a utilização e eleva essa taxa de satisfação, levando os consumidores a aproveitarem cada vez mais os benefícios.

Os modelos de programas de fidelidade também têm se diversificado para atender à demanda de um consumidor cada vez mais exigente. "Hoje, além das iniciativas individuais, vemos o crescimento dos programas B2B, como forma de premiação para clientes, parceiros comerciais ou mesmo funcionários de uma companhia, assim como os modelos de cashback, que ‘devolvem’ parte dos valores gastos aos participantes e até aqueles que oferecem experiências exclusivas só para quem é um cliente fidelizado", conta Paulo Curro, diretor executivo da ABEMF.

Ele destaca a importância dos programas de coalizão, que são redes de fidelidade formadas por diversos parceiros comerciais, nos quais é possível acumular e resgatar em diferentes empresas. Ainda de acordo com a pesquisa da Visa, esse tipo de programa contribui para o crescimento da satisfação dos clientes e, consequentemente para o aumentar o engajamento.

"Além disso, há outros motivos para que os brasileiros ocupem essa posição no ranking de satisfação. O crescimento constante das opções de resgate, com ofertas que vão muito além das passagens aéreas, e também a maior preocupação das empresas em personalizar a oferta, por meio do uso de tecnologia e da análise de dados dos programas. A ideia é oferecer o que o cliente quer e quando ele precisa. Uma experiência completa que facilite sua vida e o ajude no dia-a-dia", conclui.

O estudo completo realizado pela Visa, em conjunto com a consultoria Bond Brand Loyalty, está disponível neste link: http://info.bondbrandloyalty.com/loyalty-report-2019.

Sobre ABEMF

A Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF) nasceu em 2014 com o objetivo de debater questões institucionais e regulatórias do setor, representar os interesses de empresas e profissionais, além de fomentar ações para o fortalecimento e aperfeiçoamento contínuo do mercado brasileiro de fidelização.

Fazem parte da entidade dez das maiores companhias do segmento no país: Dotz, Elo, GPA, Grupo LTM, Juntos Somos Mais, LATAM Pass, MasterCard, Smiles, TudoAzul e Visa. Entre as atividades desenvolvidas pela ABEMF estão a divulgação de dados do setor, obtidos por meio de estudos e pesquisas, e a busca por incentivos que beneficiem o mercado e seus associados.


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