Cultura do eNPS: os benefícios da pesquisa de satisfação interna

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Júlia Mallmann

Imagem: pixabay Imagem: pixabay

A metodologia pode gerar inúmeras informações úteis para as empresas que aplicam

Além de centrado nas pessoas, o novo conceito de RH é orientado a dados, a partir deles, as empresas podem iniciar sua transformação digital. As informações geradas pelo setor sempre existiram, mas a prática de centralizá-las, analisá-las e tomar decisões com base nos dados gerados foi popularizada há poucos anos. Isso porque não existiam ferramentas voltadas para o RH que ajudassem a captar e coordenar as informações. O contexto de avanço tecnológico proporcionou o nascimento de métodos que auxiliam as empresas neste sentido. As pesquisas de satisfação interna fazem parte destas novas diretrizes.

Um exemplo de pesquisa é o eNPS. “A metodologia gera muita informação para empresa que, se bem aproveitadas, podem ajudar, entre outros, nos seguintes quesitos: retenção de talentos, estimulando os detratores e neutros para engajá-los no negócio; prevenção de crises, com os dados é possível enxergar um cenário de crise antes mesmo que ele aconteça, atuando em sua prevenção; entendimento da cultura, ao analisar as informações, é possível setorizar os colaboradores por idade, cargo, sexo, equipe e entender padrões de satisfação, assim fica mais fácil criar ações de engajamento”, explica Bruno Soares, CEO e co founder da Feedz — startup de Florianópolis (SC) que desenvolve uma plataforma completa para gestão ágil e estratégica de pessoas

Como funciona o método

O eNPS é inspirado no NPS, Net Promoter Score, criado para medir o engajamento e a satisfação dos clientes da empresa, mas metrifica os mesmos indicadores levando em consideração a opinião dos colaboradores do negócio – por isso o “e” na frente, de employee. Existem duas informações centrais possíveis de serem extraídas do eNPS: (1) se os funcionários indicariam a empresa e (2) os motivos para isso. Na escala, 0 é pouco provável e 10 muito provável. Com estes dados é possível identificar o número de detratores, pessoas que deram notas abaixo de 6 e, portanto, não estão engajadas com o negócio. Já os neutros são os que deram nota entre 7 e 8, o que quer dizer que podem trocar de empresa a qualquer momento. Os promotores são aqueles que deram notas acima de 9, estes além de engajados ajudam a promover a empresa.

Ferramenta ágil para medir o clima

Empresa de desenvolvimento web & mobile, a Cheesecake Labs, de Florianópolis, utiliza o e-NPS como um ferramenta ágil para medir o clima e a satisfação dos colaboradores da scale-up, os Cakers. O método é utilizado há dois anos e contribui para melhorar o ambiente de trabalho. “A ferramenta encaminhada a todos os Cakers mensalmente dá insumos para todas as áreas da empresa ao adotar um modelo similar ao Uber: promotores e detratores sinalizam, através de ícones, os motivadores das suas notas em diferentes áreas. Este indicador é tratado com transparência e o resultado acompanhado pelo time através da nossa Wiki (intranet). Somado a isto, faz parte dos OKRs de alto nível da empresa alcançar uma boa nota. Em 2018 alcançamos o score de 8.9 e, em 2019, 9,0”, explica Caroline Schmitz, diretora de gestão de pessoas da Cheesecake Labs.

De acordo com Caroline, os pontos sinalizados pelos detratores são tratados em encontros mensais, abertos a toda empresa, que ocorrem logo após o resultado do e-NPS para que a equipe desenvolva em conjunto as soluções dos problemas apresentados por esta e outras fontes de comunicação adotadas internamente.