A partir de novembro de 2019, as empresas de agenciamento de cargas com operações no Brasil podem se qualificar para receber o selo de certificação por proteção securitária. O selo poderá ser usado em todo o material publicitário, como site, folheto, folder, cartão de visita, assinatura de e-mail e toda a comunicação da empresa.
Agentes de cargas recebem selo de certificação por proteção securitária
A certificação tem a denominação “RCOC”, que significa “Responsabilidade Civil do Operador de Carga” e engloba a atividade de agenciamento de cargas.
A exemplo da certificação OEA (Operador Econômico Autorizado), em que a empresa é reconhecida por representar baixo grau de risco em suas operações em termos de segurança física da carga, a certificação securitária completará o ciclo de excelência na prestação dos serviços dos agentes de cargas. É um importante diferencial com o propósito de transmitir confiabilidade, credibilidade, investimento assertivo e fortalecimento da marca e imagem do agente de cargas no comércio nacional e internacional.
Para obter o certificado RCOC, o agente de cargas precisa preencher um questionário detalhando suas operações, e após um criterioso sistema de avaliação de riscos que envolve os dados cadastrais e a experiência profissional da empresa postulante à certificação, analisa-se também a reputação dos agentes internacionais estabelecidos no exterior com quem o agente brasileiro mantém conexões e lhe transferem responsabilidades.
A certificação RCOC está amparada nas condições do seguro aprovado e constante no processo registrado na Superintendência de Seguros Privados – SUSEP.
O seguro de responsabilidade civil e erros e omissões garante ao agente de cargas, na qualidade de segurado, o pagamento ou reembolso das quantias que lhe forem impostas judicialmente, ou por acordo extrajudicial autorizado pela seguradora, em ações indenizatórias promovidas pelos seus próprios clientes, terceiros, e em especial, ações regressivas de ressarcimento das companhias de seguros.
O seguro tem como cobertura principal a responsabilidade civil pela prestação dos serviços de agenciamento de cargas e, as coberturas complementares de responsabilidade por perdas ou danos causados às cargas; despesas de salvamento; adiantamento para contribuições de avaria grossa; despesas adicionais de redirecionamento da carga; despesas adicionais de remoção e descarte de cargas danificadas; despesas de quarentena; despesas relacionadas à insolvência do transportador marítimo; responsabilidade civil por danos causados a terceiros; poluição, contaminação e vazamento súbitos; e custos de defesa em juízo cível; e responsabilidade civil pelas perdas financeiras causadas aos embarcadores.
O selo de qualidade RCOC atesta o compromisso da empresa em obter garantia para suportar eventuais atribuições de responsabilidades e indenizações. Importadores e exportadores certamente darão preferência por trabalhar com empresas certificadas e protegidas pelo seguro de responsabilidade civil e erros e omissões.
Aparecido Rocha – insurance reviewer
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário