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E-commerce: boas estratégias para a Black Friday podem gerar melhores resultados

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino
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Centenas de milhares de eletrodomésticos, celulares, games, TVs e outros produtos são buscados na internet com maior frequência na última semana de novembro.

As ofertas atrativas despertam olhares curiosos desde 2010 no Brasil. Consumidores de todas as idades aguardam ansiosamente pela tão famosa Black Friday ("sexta-feira negra", originada nos Estados Unidos). Essa data pode ser considerada uma das mais importantes pelos empresários que buscam alavancar vendas de forma rápida e certeira, principalmente em e-commerces.

Embora seja um evento de sucesso crescente no decorrer dos anos, muitos consumidores ainda desconfiam de compras online, uma vez que o número de reclamações aumentam neste período e golpes "interneteiros", o conhecido Black "Fraude", são aplicados. Somente em 2018, foram registradas mais de 97 mil reclamações no site de pesquisa mais completo sobre reputação de empresas (Reclame Aqui), tais dados mostram o quão importante é melhorar métodos para que haja satisfação entre os clientes e um maior número de vendas seja alcançado.

Quem deseja lucrar mais com descontos reais, proporcionar segurança e fidelizar clientes, torna-se imprescindível definir boas estratégias:

Passo inicial: servidor bom e rápido

Verificar se o sistema está apto para receber acessos simultâneos é essencial. A Black Friday costuma iniciar pontualmente às 0h e o número de pessoas online a partir desse horário tende a crescer minuto a minuto devido a ansiedade e insegurança de não encontrar a mercadoria desejada na loja posteriormente. Ocorrências como essas são as grandes causadoras de site carregado, então, para que tudo ocorra da melhor forma possível, é necessário atentar-se ao servidor. Ele é o responsável por suportar tráfegos excessivos na página, evitando travamento ou queda de conexão no momento da compra.

Ser consciente é fundamental

Oferecer verdadeiros descontos de 10%, 15%, 20% é mais plausível que aumentar o preço de um produto meses antes e baixá-lo na Black Friday. Vale lembrar que muitos consumidores pesquisam preços diariamente na internet. Ser transparente com os consumidores, simplificar informações sobre as promoções, "presentear" o comprador com frete gratuito para determinadas regiões, mostrar competência em vendas online e tentar impedir problemas com formas de pagamento não flexíveis, são pontos-chave para proporcionar uma ótima experiência aos usuários de qualquer tipo de e-commerce.

Ousar no layout do site faz muita diferença

Utilizar cores chamativas, letreiros especiais, banners que destaquem o evento e criatividade nas fotos do produto, são itens que despertam a atenção e deixa a loja online ainda mais interativa.

Fazer bom uso de "chamadas para ação" e criar senso de urgência

Hoje em dia é quase impossível ter uma empresa sucedida sem divulgação da mesma nas Redes Sociais e, quem trabalha com postagens, tem como principal intuito converter o post em vendas (ou seja, o principal objetivo é fazer com que aquele leitor se torne um comprador de determinado produto ou serviço).

Para que a conversão seja realizada com êxito através de publicações, os textos/legendas demandam de algumas técnicas de persuasão. Call to Action ou "chamada para ação" são simples combinações de palavras que instigam e orientam o leitor a clicar em algum link. Além disso, provocar senso de escassez também pode ajudar nas vendas. Um exemplo interessante é utilizar o "countdown" (aquele reloginho) que não para de correr na página do produto a ser vendido informando o tempo restante da oferta.

Excelência no atendimento = negócios no futuro

O modo como a empresa lida com o relacionamento com o consumidor diz muito sobre ela. As conversas, a atenção, o tratamento VIP, bem como solução de dúvidas/problemas podem cativar ou distanciar clientes. Sendo assim, investir em treinamentos de qualidade para que funcionários atendam com excelência oportuniza maior credibilidade. Afinal, clientes satisfeitos sempre voltam.

O e-commerce não trabalha sozinho

Nem toda etapa de venda online funciona sozinha, é o caso dos produtos que já esgotaram no estoque. Não retirá-lo do site quando o mesmo não estiver mais disponível pode prejudicar o empresário com possíveis reclamações em diversos canais de divulgação.

Marketing

Publicações criativas para o público-alvo correto, e-mails interessantes, textos específicos para conversão, site preparado para ser acessado através do celular e outros métodos facilitam (e muito) na prospecção de clientes.

Para mais informações sobre como preparar seu e-commerce para a Black Friday, entre em contato com a Ziny , agência que realiza tudo aquilo que a sua empresa precisa para se destacar no mercado em que atua, através de desenvolvimento de websites, gestão de redes sociais e de anúncios, criação de identidade visual e de marketing de conteúdo.


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