Brasil,

Como a Tecnologia e a Inovação no Setor de Recursos Humanos Contribui no Engajamento de Colaboradores

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcio Ribeiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Como a Tecnologia e a Inovação no Setor de Recursos Humanos Contribui no Engajamento de Colaboradores

Ferramentas como o people analytics e plataformas colaborativas auxiliam na análise assertiva do comportamento dos colaboradores

A tecnologia tem alterado a realidade de diversas profissões, inclusive da área de Recursos Humanos. Segundo estudo “Kenoby Trends - Panorama do RH 2019”, produzido pela Kenoby, software de recrutamento e seleção, divulgada em maio, para 96% dos profissionais de RH, a tecnologia é essencial para processos como recrutamento e seleção. Com as novas ferramentas, os RHs das empresas puderam otimizar seus processos e obter análises mais precisas na gestão de pessoas e de setores. De acordo com pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), divulgada neste ano, 52% dos setores de RH das empresas já utilizam algum tipo de ferramenta que avalia a performance dos colaboradores. O levantamento apontou, ainda, que a área de RH já possui automação para analisar a produtividade (38%), competências (30%) e dar feedbacks (29%) para o time.

Os recursos tecnológicos já se tornaram parte crucial das áreas de gestão de pessoas e contratações. Ferramentas como o people analytics têm colaborado para a análise de comportamento dos colaboradores, identificando o nível de satisfação e sendo canal para o feedback. Além disso, por meio da tecnologia, os processos seletivos têm se tornado mais assertivos, garantindo a contratação de profissionais que estejam realmente alinhados com o perfil da organização e, também, da vaga proposta. “O RH está em um processo de modernização, ainda não chegamos no ideal, mas estamos caminhando para uma gestão de pessoas automatizada. Isso não quer dizer que perderemos a sensibilidade, o tato, até porque de nada serve a tecnologia, sem a humanização, quando se trata da relação interpessoal”, comenta o CEO da Passadori Comunicação, Liderança e Negociação, Reinaldo Passadori.

A análise de dados auxilia, também, no controle de processos, tendo em vista que o trabalho diário deste profissional inclui diversos subsistemas. Aspectos como o clima organizacional, plano de crescimento e salários, processos seletivos e treinamento e desenvolvimento são algumas das informações que, com ferramentas específicas, podem estar interligadas em uma mesma plataforma, gerando dados sólidos para uma possível tomada de decisão. “Com informações concretas e números específicos, fica mais fácil para o profissional de RH identificar algum problema ou gap da empresa. Os dados funcionam como um raio-x dos setores, mostrando informações que sem uma análise precisa, não seriam percebidas”, afirma.

O sistema contribui, ainda, para o planejamento das trilhas de capacitação, tendo em vista que no período da contratação o software já identifica o perfil do profissional, possibilitando que o gestor identifique, de maneira ágil, qual a área que aquele colaborador deve aprimorar. “Com o tempo, a área de RH irá reduzir a burocratização e tornar a rotina dos profissionais mais leve. Por isso, entendemos que feedbacks regulares serão, cada vez mais, utilizados em tempo real. Teremos ainda, monitoramentos contínuos que irão avaliar as preferências das equipes. Isso tudo é uma forma de, por meio de uma ferramenta tecnológica, entender o profissional para que se torne mais fácil o contato e satisfação mútua”, finaliza Passadori.

Sobre a Passadori Comunicação, Liderança e Negociação

Há 34 anos, a Passadori Educação, Liderança e Negociação prepara profissionais para se destacarem no mercado de trabalho por meio de treinamentos de alta performance, ministrados nas áreas da comunicação, liderança, desenvolvimento organizacional e relacionamento com o cliente. Unindo tradição e inovação, em sua trajetória, já capacitou mais de 100 mil profissionais e desenvolveu mais de 500 projetos para as maiores empresas do Brasil. Além dos treinamentos, a Passadori oferece orientação profissional por meio de sessões de coaching e realização de palestras com Reinaldo Passadori, um dos maiores especialistas do Brasil nesse segmento.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar