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Três dicas para fidelizar o cliente na Black Friday

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Pâmela Lee
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As orientações são da cxLoyalty, líder em soluções de fidelidade e engajamento que também apoia o Prêmio Black Friday de Verdade, criado para reconhecer os e-commerces com as melhores práticas nesta época do ano

Realizada no Brasil sempre um dia depois da Ação de Graças, comemorada nos Estados Unidos, a Black Friday entra neste ano em sua décima edição no País, consolidada como a maior data de vendas no e-commerce e referência para quem quer aproveitar os descontos e condições especiais do período. Exemplo disso é que, segundo a Ebit, as vendas no e-commerce foram de R$ 2,6 bilhões na Black Friday de 2018, representando alta de 23% em relação a 2017, com aumento de pedidos em 13%, expansão de 8% no ticket médio e crescimento de 9% no número de consumidores únicos, que chegaram a 2,4 milhões.

Porém, quando a época surge, sempre vem acompanhada de dúvidas sobre os descontos. Muitos clientes se perguntam se eles são realmente verdadeiros ou se os preços foram inflados previamente para mostrarem queda na Black Friday, o que torna a fidelização um grande desafio.

Para ajudar o varejo neste objetivo, também garantindo os benefícios dos clientes, a cxLoyalty, líder em soluções de fidelidade e engajamento reúne três dicas. Veja:

1. Avalie a sua reputação

Diante da competitividade característica da Black Friday, nem sempre um preço atrativo garante a venda. Ele com certeza atrai a atenção, mas não se sustenta diante de outros fatores como, por exemplo, a reputação da loja em sites de reclamações. Por isso, esteja atento à relevância da empresa no setor e adote medidas para melhorar o ranking da companhia, verificando como aprimorar a entrega, por exemplo. Lembre-se: fidelizar é tão ou mais importante que atrair novos clientes. É tornar-se referência!

2. Use as plataformas digitais como vitrines

Como o seu cliente fica informado sobre as ofertas e o compromisso da companhia com o consumidor durante a Black Friday? Se você não sabe a resposta para essa pergunta ou ficou na dúvida, está na hora de enxergar as plataformas digitais como aliadas. Junto a uma estratégia para as redes sociais, banners em sites e clubes de benefícios são de grande utilidade. Por outro lado, os chatbots e o bom e velho SMS, desde que usados de maneira responsável, servem bem ao propósito de aproximar a empresa dos consumidores de uma maneira descomplicada, rápida e eficiente.

3. Ofereça benefícios ampliados

Para conquistar e fidelizar o cliente, tornando-o um propagador da marca a médio ou a longo prazo, é preciso oferecer a ele benefícios além do convencional. Isso porque, segundo a pesquisa “O consumidor conectado: compreendendo a jornada para o engajamento”, da cxLoyalty, clientes mais engajados são mais propensos a ficar com uma marca por mais tempo, gastar mais e recomendar a empresa para a família e os amigos. Neste sentido, os programas de cashback são uma boa escolha, pois oferecem dinheiro de volta de forma imediata e ajudam o consumidor a perceber que é importante para a marca. Nesse contexto, o Compra e Volta - clube premium de benefícios em compras online que reúne 300 dos principais e-commerces nacionais e concede pelo menos 10% de cashback -, é um exemplo de sucesso, pois gera recorrência ao parceiro e experiência aprimorada ao cliente. Há incontáveis iniciativas que podem diferenciar um e-commerce do outro e promover impacto muito positivo nos resultados. Imagine seu cliente com uma carteira digital que acumula créditos para gastar somente na sua loja? Para se diferenciar, muitas vezes, é preciso inovar.

Mais dicas da cxLoyalty para os varejos aproveitarem a Black Friday estarão na websérie Como fazer uma Black Friday de Verdade?, que faz parte da campanha Back Friday de Verdade, da Proxy Media, e inclui o Prêmio Black Friday de Verdade.

Prêmio Black Friday de Verdade

Além de oferecer dicas ao varejo para fazer da Black Friday um sucesso, a cxLoyalty também está preocupada com os negócios realizados no período, do ponto de vista dos consumidores. Por isso, é uma das apoiadoras do Prêmio Black Friday de Verdade (www.blackfridaydeverdade.com.br), que reconhecerá as lojas com as melhores práticas durante a data, em termos de preço, entrega, atendimento e facilidade de compra, em 15 categorias.

Bruna Lapate, sales manager da cxLoyalty e uma das juradas do Prêmio, acredita que a iniciativa é positiva tanto para os clientes, que ficam assegurados quanto às promoções e descontos, quanto para os e-commerces, que têm a oportunidade de mostrar o compromisso com os consumidores.

“As compras online só aumentam e a Black Friday deve ser vista como oportunidade, seja para conquistar um novo cliente ou para permanecer em contato com ele. Por isso, os e-commerces precisam fazer parte da jornada do consumidor na data e evoluir um passo nesse momento quanto ao processo de fidelização, colocando em prática iniciativas que vão diferenciá-los de seus concorrentes”, diz Bruna.

Sobre a cxLoyalty

A cxLoyalty é líder em soluções de fidelidade e engajamento. Atende a 70 milhões de consumidores com aproximadamente 3.000 clientes e parceiros de marketing. Com uma bagagem de 40 anos de mercado, a empresa cria e administra programas de fidelidade e engajamento de clientes que fortalecem e expandem o valor dos relacionamentos para marcas em todo o mundo, incluindo muitas das maiores e mais respeitadas empresas dos setores de serviços financeiros, varejo, turismo e telecomunicações. Com sede em Stamford, Connecticut, a cxLoyalty tem aproximadamente 3.100 associados em 19 países. Para mais informações, visite www.cxloyalty.com.

Sobre a Black Friday de Verdade

A Black Friday de Verdade surgiu em 2014 para ajudar os consumidores brasileiros a encontrarem as melhores condições de compra na Black Friday, a maior liquidação do ano. Tem iniciativas para incentivar e reconhecer as melhores práticas entre consumidores e empresas, tais como o Prêmio Black Friday de Verdade, o Termo de Compromisso Black Friday de Verdade e a Extensão para Google Chrome Black Friday de Verdade.

Sobre a Proxy Media

Empresa com 8 anos de experiência em digital. Especialista em fornecimento de tráfego e leads para geração de resultados reais em ações de marketing digital, fornecendo serviços inteligentes e de alta performance, gerando audiência, negócios e superando as expectativas dos nossos clientes.


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